Dicas de viagem: Rota do Cangaço em Alagoas
Você provavelmente já ouviu falar de: Lampião, Maria Bonita e seu bando. Muitos consideram a cidade de Piranhas-AL, no interior do sertão alagoano, como o “portal” para a Rota do Cangaço em Alagoas – um passeio turístico que conta a história da emboscada realizada pela volante, (polícia) contra o famoso bando de cangaceiros. Vale lembrar que, o lugar também oferece um acesso relativamente fácil ao paradisíaco Cânion do Xingó – uma curiosa formação natural. Veja o post completo sobre passeio de barco pelo Cânion do Xingó.
Existem algumas empresas realizando o tour Rota do Cangaço em catamarãs ou pequenas embarcações pelo leito do Rio São Francisco. Durante o trajeto os turistas podem apreciar o belo visual de praias fluviais e as paisagens áridas das margens. As saídas de barco acontecem diariamente, a partir do Porto de Piranhas-AL. A maior parte dos visitantes embarca de catamarã, pois o preço acaba sendo mais convidativo que de lancha ou canoa.
+ Reserve Hotel pelo Boooking.com com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Contudo, o catamarã não realiza mais o passeio (completo) de antigamente. Devido à seca do Rio São Francisco, a grande embarcação não navega mais até ao povoado de Entremontes e à Fazenda Angico, local onde fica situada a Casa de Pedro Cândido, um dos coiteiros do Lampião. Por esses motivos, resolvemos ir de lancha e traçar digamos assim, a “nossa própria rota”.
Rota do Cangaço Alagoas – Trilha Grota do Angico
A Rota do Cangaço, geralmente começa por volta das 9h. No entanto, combinamos com o guia responsável pela lancha, sair às 7:30 (para evitar as horas de calor intenso) – Foram cerca de 30 minutos navegando pelo “Velho Chico”, até à primeira parada: Restaurante Fazenda Angico, Poço Redondo – Sergipe.
A Fazenda Angico, é a porta de entrada para a trilha que leva à Grota do Angico. Porém, a trilha seria mais fácil se não fosse o calor escaldante do sertão – são 700 metros e o tempo de duração é de aproximadamente uma hora ida/volta. Pelo caminho, a simpática guia vai relatando sobre as histórias e “causos” do cangaço.
+ Reserve Hotel pelo Boooking.com com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Rota do Cangaço em Alagoas – História
Foi na Grota do Angico que Lampião e Maria Bonita viram seu reinado chegar ao fim. Lá, os dois foram executados pela volante, (polícia) junto a diversos outros integrantes de seu bando. Segundo a história, em 1938, na madrugada do dia 28 de julho, o bando de Lampião acordava para tomar seu café. Entretanto, os policiais comandados pelo Tenente João Bezerra, haviam horas antes organizado sua expedição a partir da própria cidade de Piranhas-AL, para pegar o cangaceiro finalmente desprevenido na Fazenda Angicos, um de seus esconderijos mais remotos.
Em pouco mais de 20 minutos, os policiais promoveram um verdadeiro massacre – sem chances de revidar. O bando de Lampião perdeu 11 homens, incluindo ele mesmo e sua mulher, tendo outros 23 cangaceiros detidos.
Após matarem o Rei do Cangaço e uma boa parte do bando, os policiais cortaram as cabeças dos cangaceiros e as deixaram expostas na escadaria da prefeitura de Piranhas-AL. Chegava ao fim a era do Cangaço de Lampião, mas para Piranhas, a história apenas começava.
+ Veja também: roteiro de 5 dias em Alagoas
Povoado de Entremontes
Depois de percorrermos a trilha e conhecermos mais sobre a Rota do Cangaço em Alagoas, partimos rumo ao povoado de Entremontes. O pequeno vilarejo colonial, abriga algumas das mais habilidosas rendeiras e costureiras de toda a Região Nordeste. Sua especialidade? Uma espécie de bordado tipicamente local chamado “redendê”.
Nossa parada em Entremontes foi de 45 minutos. Para além das comprinhas típicas nas lojas de bordados e a visita à Associação do Bordado de Entremontes, é possível conhecer a casa onde se hospedou Dom Pedro II, em sua viagem pelos caminhos do São Francisco.
Cangaço Eco Parque – Poço Redondo
Saíndo do povoado, seguimos para a nossa terceira e última parada: Cangaço Eco Parque, Poço Redondo – Sergipe. O paraíso é aqui! É exatamente neste ponto que chega o catamarã – a partir do Cangaço Eco Parque, o visitante também pode realizar a Trilha Grota do Angico. Contudo, o caminho por aqui é mais longo e cansativo.
+ Reserve Hotel pelo Boooking.com com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Como nós já havíamos feito a Trilha Grota do Angico, através do Restaurante Fazenda Angico, aproveitamos o espaço para relaxar, petiscar, e tomar um delicioso banho nas águas convidativas do Rio São Francisco.
Serviço
Através do hotel, ou do porto de Piranhas-AL, você pode comprar o passeio Rota do Cangaço em Alagoas. O catamarã custa em torno de 40 reais por pessoa, (almoço e trilha Grota do Angico, não incluídos). Se você optar pela lancha ou canoa, o preço pode ser negociável (almoço e trilha Grota do Angico, não incluídos).
+ Saiba também: o que fazer em Piranhas
Onde ficar em Piranhas
Em nossa passagem por Piranhas tivemos uma grata experiência no Hotel Pedra do Sino. A propriedade é super bem localizada e abriga uma estrutura muito confortável. O hotel possui um visual maravilhoso para o Rio São Francisco, além disso fica próximo ao Centro Histórico. Saiba mais sobre a hospedagem aqui.
Contudo, existem outras opções com excelente custo-benefício, com é o caso da Pousada O Imperador, Pousada Bonita, Hotel São Francisco, Pousada Porto de Piranhas, Pousada Sol Nascente e ainda mais em conta existe o Hostel Velho Chico.
Nota: uma vez que a região é carente de alojamentos, não deixe de fazer sua reserva com antecedência através do site Booking. com.
+ Verifique: onde ficar na Praia do Patacho
Informações úteis
O tour Rota do Cangaço tem um duração de 4 ou 5 horas. Recomendamos que você leve: roupa confortável, calçado para trekking, traje para banho, chapéu ou boné, protetor solar, repelente, água e boa disposição. Bom passeio!
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
Gostou do post sobre a Rota do Cangaço em Alagoas? Compartilhe!
O post Rota do Cangaço em Alagoas apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário