Roteiro turístico: o que fazer em Piranhas – AL
Poucos conhecem ainda a interessante cidade de Piranhas, no estado de Alagoas. Apesar do nome temerário, a cidade não tem nada de ameaçadora ou violenta – muito ao contrário. Como a maioria das pequenas cidades do interior nordestino, Piranhas possui uma população para lá de acolhedora e um ritmo de vida calmo e simples do sertão. Neste roteiro, reunimos várias informações sobre o que fazer em Piranhas, que rendem uma boa viagem. Verifique os melhores lugares para visitar, onde ficar a dormir, dentre outras dicas importantes!
Hotéis bem localizados para ficar em Piranhas
Em nossa estadia na cidade, tivemos uma grata experiência no Hotel Pedra do Sino. A propriedade é super bem localizada e abriga uma estrutura muito confortável. O hotel oferece uma vista linda para o Rio São Francisco, além disso fica próximo ao Centro Histórico. Saiba mais sobre a hospedagem aqui.
Contudo, existem outras opções de hotéis e pousadas com excelente custo-benefício, como é o caso da Pousada O Imperador. Pousada Bonita, Hotel São Francisco, Pousada Porto de Piranhas, Pousada Sol Nascente e ainda mais em conta existe o Hostel Velho Chico.
Nota importante: uma vez que a região é carente de hotéis, garanta o seu quarto com antecedência através do site Booking.
O que fazer em Piranhas
A cidade é porta de entrada para aqueles que desejam fazer a Rota do Cangaço, uma das principais atividades turísticas. As saídas para o passeio são feitas de barco, a partir do Cais de Piranhas. O trajeto é feito pelo leito do Rio São Francisco. Veja o guia completo Rota do Cangaço em Alagoas.
Piranhas é uma das mais tradicionais cidades históricas do sertão nordestino, peculiar e pacata, mas ao mesmo tempo transparecendo um pouco da cultura dos sertanistas que ali viviam, já há quase dois séculos. Em 2003, a cidade foi tombada pelo IPHAN e recebeu o título de Patrimônio Histórico Nacional.
Piranhas é ótima opção de pernoite para quem quer conhecer o paradisíaco Cânion do Xingó, uma das melhores atrações da região. Confira o post completo com dicas imperdíveis sobre o passeio de barco pelo Cânion do Xingó.
Melhores atrações para visitar na cidade
A charmosa “Lapinha do Sertão”, apelido carinhoso que ganhou de D. Pedro II, já serviu de cenário para vários filmes que se tornaram famosos no mundo inteiro, como: “Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues (1979) e “Baile Perfumado” (1997) de Lírio Ferreira e Paulo Caldas.
Em Piranhas, também foram rodadas as cena das novela de época “Cordel Encantado” e a minissérie “As Brasileiras – o Anjo de Alagoas”. Piranhas é charmosa e interessante – vale a pena conhecer!
Melhor vista de Piranhas – Mirante Secular
Um dos pontos de interesse da cidade colonial, é o Mirante Secular. Uma formação piramidal, erguida no século XIX, que funcionava como um pequeno farol para os barcos que realizavam a travessia do “Velho Chico”.
Se você estiver em dia com os exercícios físicos, e disposto a aguentar um sol que pode queimar a 40°C, suba até o monumento histórico pelas escadarias, mas já avisamos: são 387 degraus!
Contudo, se bater a preguiça ou, por outro lado, a comodidade, é possível chegar até lá de carro. Prepare a sua máquina para fotografar, a partir deste ponto você vai tirar fotos lindas da cidade e do rio São Francisco!
Visita Museu do Sertão
A cidade guarda a história do Rei do Cangaço e seu bando. Peças, objetos, armas e roupas da época dos cangaçeiros foram recuperadas, e hoje se acumulam no Museu do Cangaço, um dos principais pontos históricos e turísticos de Piranhas.
Murais e cordéis, contam a história de todo o movimento ao longo da década de 30, e reconstroem o reinado de Lampião e tantos outros cangaceiros que habitaram a região.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Um dos destaque fica por conta da famosa foto do bando de Lampião, exposta como troféu – existente em vários livros escolares e de história, a foto original encontra-se no museu e foi tirada, na verdade, nas escadarias da prefeitura da cidade de Piranhas, em 1938.
Veja a foto aqui. Os objetos do museu mostram ainda trechos e passagens da vida simples dos cangaceiros.
Para melhorar o cenário de época, o museu ainda fica na antiga Estação Ferroviária – uma atração à parte, com as bonitas portas e arcos. Funciona de terça a domingo, das 8h às 17 – entrada R$ 2. Está com dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo!
+ Veja também: passeio de barco Foz do rio São Francisco
Torre do Relógio
Em frente ao museu, a Torre do Relógio datada de 1879, ainda brilha com seu carrilhão inglês operando, firme e forte. Este é também um dos atrativos mais visitados na cidade. Para turistas, um pequeno café dentro da torre, serve bebidas e pequenos quitutes, para matar a fome ao longo da visita. Aberto das 15h às 21h.
+ Saiba também: o que fazer em Maragogi
Feira de Artesanato típico
Próximo ao Museu do Sertão e à Torre do Relógio está situado, o Centro de Exposição & Cultural de Artesanato. Aqui, encontra-se belas peças de artesanato típico, como: estatuetas de São Francisco, Lampião e Maria Bonita.
Outro destaque da feira, são os móveis feitos com pedaços de madeira. Para quem pretende fazer umas compras, a dica é ir prevenido com dinheiro, o lugar não aceita pagamento com cartão de débito ou crédito. Em Piranhas, existe apenas um caixa eletrônico do Banco do Brasil. O mercado funciona de quarta a domingo, das 10h às 17h.
+ Confira também: lugares para visitar em Maceió
Centro Histórico de Piranhas
Aos finais de semana, no centro histórico, grupos de músicos locais, apresentam seus tradicionais espetáculos de forró ao vivo.
A Praça central é um dos lugares mais bonitos em Piranhas. O local concentra casario antigo ladeado pela linda paisagem de montanhas, banhadas pelo rio São Francisco.
Além disso, vai encontrar por ali os melhores restaurantes e bares da cidade, com um cardápio variado de comidas típicas do sertão nordestino.
Aqui, também acontecem os eventos e festas mais importantes de Piranhas. Gostou das dicas dos melhores passeios para o seu roteiro de viagem? Compartilhe!
Onde comer bem em Piranhas
Cachaçaria Altemar Dutra
Endereço: Praça Centro Histórico, Piranhas – Alagoas
Hotel Pedra do Sino
Endereço: Rua Alto do Mirante, 1600, Piranhas – Alagoas
Flor de Cactus
Endereço: Rua Alto do Mirante, 1600, Piranhas – Alagoas
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Piranhas? Compartilhe com seus amigos!
O post O que fazer em Piranhas – AL apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário