Roteiro turístico: dicas sobre o que fazer em Paraty – RJ
Paraty é uma das principais cidades coloniais brasileiras, fundada em 1667 por maçons portugueses. Durante o séc. XVIII destacou-se como importante porto, por onde se escoava das Minas Gerais o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Atualmente, faz parte da maior rota turística do Brasil, a Estrada Real. Além das ilhas, praias e cachoeiras com belezas naturais únicas, a cidade também encanta pela sua história, gastronomia e arquitectura ímpares. Siga as nossas dicas e sugestões sobre o que fazer em Paraty e descubra os melhores pontos turísticos da região.
Onde se localiza Paraty?
Paraty está localizada no litoral Sul Fluminense, a 250 km do Rio de Janeiro e a 267 km de São Paulo. O destino está cercado por montanhas cobertas pela Mata Atlântica e pelo mar que invade as ruas próximas ao cais da cidade (no horário da maré cheia), transformando o Centro Histórico num cenário absolutamente cinematográfico.
Onde ficar hospedado
Durante a nossa visita à cidade tivemos a estadia dos sonhos na Casa Colonial Paraty. A renomada pousada oferece aos hóspedes uma experiência única, discreta e personalizada. Além disso, a localização é perfeita! A propriedade está em pleno coração do Centro Histórico, oferecendo acesso fácil aos melhores pontos de interesse.
Além da Casa Colonial Paraty, existem outras excelentes ofertas de pousadas no Centro Histórico. Os hotéis bem localizados com melhor custo benefício são: Pousada dos Contos, Pousada Corsário, Pousada Vila do Porto, Pousada Sonho Meu, Paraty Pontal Pousada e a Pousada Aconchego.
Dica: a taxa de ocupação dos hotéis em Paraty é alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por essa razão, se pretende visitar a cidade durante esses dias, garanta a sua reserva com antecedência através do Booking.
Centro Histórico de Paraty
Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN, o Centro Histórico de Paraty é considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”. Dentro da cidade histórica, não circulam carros. Para quem pretende fazer um passeio a pé pela zona antiga, recomenda-se levar calçado confortável, pois as ruas são calçadas com pedras irregulares, conhecidas como pé-de-moleque.
Melhores atrações turísticas de Paraty
Caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Paraty é como viajar no tempo. A cidade é puro charme, com destaque especial para as fachadas dos antigos casarões coloniais, decoradas com desenhos geométricos em relevo – marca registrada da maçonaria portuguesa. Encontre neste guia de viagem os principais atrativos para visitar na cidade e região.
– Centro Histórico
– Ilhas e praias paradisíacas
– Trilhas e Cachoeiras
– Alambiques da região
Passeios de Charrete em Paraty
Uma das melhores atividades para fazer na cidade, é o passeio de charrete pelo Centro Histórico de Paraty. As carruagens partem da Praça da Matriz e percorrem as alamedas centrais, rumo às principais atrações históricas. Há passeios de charrete de 30 minutos sem paradas (R$ 50 para até cinco pessoas) e de 45 minutos com visita aos pontos turísticos imperdíveis (R$ 60).
Casa da Cultura
Em pleno Centro Histórico, a Casa da Cultura funciona como escola de música, recebendo exposições temporárias, que contemplam a história de Paraty e seu patrimônio cultural. O edifício fica na Rua Dona Geralda, 194, próximo à Praça da Matriz. De terça a sábado funciona das 11h às 19h. Domingos: das 15h às 19h. Entrada gratuita!
+ Veja preços de hotéis em Paraty no Booking.
Alambiques famosos em Paraty
A cidade também é conhecida como a capital da cachaça. Na época do Brasil colônia, Paraty destacou-se como a maior produtora da pinga no país. Hoje, existem sete alambiques em toda a região. Para os apreciadores da boa cachaça, recomenda-se uma visita ao Engenho D’Ouro.
Durante a visita os turistas são convidados a conhecer todo o processo de fabricação da cachaça, dentro do regime da agricultura orgânica e artesanal, com direito a degustação das melhores. Não deixe de experimentar a Cachaça Gabriela Ouro – uma das cachaças artesanais mais famosas de Paraty.
Endereço: Engenho D’Ouro, Estrada Paraty – Cunha, s/nº – km 8 | Penha, Paraty
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Ilhas e praias paradisíacas
Os passeios de escuna ou lancha, que partem diariamente do cais de Paraty (antigo porto da cidade) são programas obrigatórios para quem quer conhecer as ilhas e praias selvagens da encantadora Costa Verde.
Acesse o nosso artigo e saiba quanto custa o passeio de barco em Paraty. Veja também: melhores praias de Paraty. O passeio de barco tem duração de 6 horas e o trajeto passa pela Lagoa Azul, ilha dos Côcos, Saco de Mamanguá, Praia do Lula, etc. Esses são alguns dos lugares mais lindos de Paraty, que valem a pena conhecer!
Cachoeiras mais bonitas de Paraty
Além das ilhas e praias maravilhosas, Paraty também acolhe cachoeiras incríveis, porém, algumas delas de difícil acesso, mas a beleza que encontramos na chegada compensa qualquer esforço.
As cachoeiras mais bonitas são: Cachoeira do Tobogã e Tarzan (acesso fácil), Graúna, Pedra Branca, Poço do Inglês, Poço da Laje, Poço das Andorinhas e a espetacular Cachoeira do Saco Bravo – a queda d’água de sete metros de altura, forma uma bela piscina natural de frente para o mar.
Como ir à Cachoeira do Saco Bravo?
A única maneira chegar à Cachoeira do Saco Bravo é pé. A trilha é longa com esforço físico pesado (cerca de 8 horas de caminhada ida/volta), sendo necessário o auxílio de um guia credenciado. Esse é um dos passeios imperdíveis para os trilheiros de plantão que visitam Paraty.
+ Veja preços de hotéis em Paraty no Booking.
Melhor época para visitar a cidade
Qualquer época é boa para visitar o destino. Os verões são quentes, porém chuvosos. A estação seca vai de junho a agosto – época ideal para realizar passeios ao ar livre, contudo, como é inverno, as temperaturas durante a noite atingem facilmente os 15º C ou até menos.
O calendário anual da cidade é recheado de eventos culturais como: FLIP (Festa Literária), Folia Gastronômica, MIMO e Festival da Cachaça. Durante as Festas Católicas, em especial no dia de Corpus Christi, a cidade transforma-se com suas ruas enfeitadas de tapetes coloridos de serragem e areia. Acesse o site oficial e fique por dentro de toda a programação: aqui!
Atenção: para quem não gosta de lugares lotados, a dica é visitar a cidade durante a semana. Fuja dos feriadões e férias escolares.
Onde comer bem
Banana da Terra
Endereço: Rua Dr Samuel Costa 198 | Centro Histórico
Restaurante Caminho do Ouro
Endereço: Rua Dr Samuel Costa 198 | Centro Histórico
Quantos dias ficar em Paraty
Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Paraty. Para conhecer os principais locais turísticos, como praias e as cachoeiras da região, sugerimos ficar no mínimo 7 dias completos. Durante esse dias, inclua no roteiro de viagem as principais praias e cachoeiras de Trindade, município vizinho. Veja o que fazer em Trindade.
Dicas de outros lugares lindos para conhecer
Se pretende conhecer outros destinos turísticos no Rio de Janeiro, clique nos links abaixo e confira dicas importantes de locais para passear, que o vão fazer querer ir de férias.
+ Melhores praias de Angra dos Reis
+ Lugares mais bonitos do Rio de Janeiro
+ O que fazer em Búzios em 3 dias
+ Melhores praias de Arraial do Cabo
+ Onde ficar em Angra dos Reis
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Paraty? Compartilhe com seus amigos!
O post O que fazer em Paraty – RJ apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.