Dicas de viagem: O que fazer na Bélgica
Saber o que fazer na Bélgica é fundamental para garantir uma experiência incrível na sua viagem. Os pontos turísticos do país são surpreendentes e carregados de muita história, arte, cultura e belas paisagens. Importa mencionar que a Bélgica está entre os país mais visitados da Europa. Para ajudá-lo a planear o seu roteiro de viagem na Bélgica, preparamos esta lista dos melhores locais a visitar, com os principais destaques e atrações absolutamente imperdíveis. Conferindo nossas dicas e sugestões, certamente terá uma ideia do seu próximo destino de viagem. Então, quais são os melhores lugares de interesse na Bélgica? Explore as cidades mais encantadoras como Bruxelas, Bruges, Gante, Durbuy, dentre outras.
Melhor época para viajar na Bélgica: Quando ir
A melhor época para visitar a Bélgica depende muito do destino e, claro, do que cada viajante pretende vivenciar.
Mas assim como a maioria dos países da Europa, acreditamos que a melhor época para viajar na Bélgica é entre maio e outubro, com as temperaturas amenas, os dias mais longos e o clima super animado.
Primavera e Outono na Bélgica
Na primavera (de maio até junho) e no começo do outono (em setembro), o clima na Bélgica é mais ameno, os dias são mais longos e o preço dos hotéis e das atrações costumam ser mais simpáticos.
Verão na Bélgica
Julho e agosto (alto verão) são os meses mais quentes no país – época ideal para quem quer aproveitar os passeios e atividades ao ar livre. No entanto, vale lembrar que nesses meses os preços tendem a subir, inclusive de hospedagem.
Durante os meses de primavera-verão também acontecem inúmeros festivais espalhados pelo país. Um dos mais famosos é o Tomorrowland, considerado o maior festival de música eletrónica do mundo, atraindo centenas de milhares de festivaleiros à cidade de Boom (32 km de Bruxelas).
Inverno na Bélgica
O inverno em grande parte da Bélgica é rigoroso e normalmente as temperaturas estão abaixo de zero, sobretudo na região das Ardenas, onde a neve cai como mais intensidade durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.
Na capital Bruxelas também costumam ocorrer quedas de neve durante o inverno, principalmente entre os meses de dezembro e janeiro. Vá prevenido com bons agasalhos!
Já as cidades próximas à região litorânea apresentam um clima ameno e úmido.
O que fazer na Bélgica: Principais cidades turísticas e locais a visitar
Para ajudá-lo a programar o seu roteiro de viagem, selecionamos as melhores dicas de lugares que valem a pena visitar na Bélgica.
Veja a seguir algumas das mais importantes cidades da Bélgica que reúnem as principais atrações turísticas e históricas do país. Você vai gostar!
1 – Grand Place de Bruxelas
Reconhecida como Património Mundial da UNESCO desde 1998, a Grand Place (Grote Markt) é considerada uma das praças mais bonitas do mundo.
É a praça central de Bruxelas e a área mais animada e visitada da cidade. O local está cercado por belos edifícios dos séculos XIV e XVII que contam sua história.
Quando visitar a Grand Place, descobrirá prédios majestosos tais como a Câmara Municipal/Prefeitura (Hotel de Ville), a Casa do Rei (Maison du Roi), a Casa dos Duques de Brabant, o Piegon (residência de Victor Hugo) e a Casa da Guilda (Le Renard).
Importa referir que o local é também palco de famosos festivais na cidade, dos quais se sobressai o emblemático Festival de Tapetes de Flores (Flower Carpet) com 1.800 metros quadrados (um “mar” de begônias coloridas!). O evento ocorre anualmente entre os dias 12 e 15 de agosto – altura ideal para visitar Bruxelas!
2 – Manneken Pis
Obra de Jerome Duquesnoy I em 1619, o Manneken Pis é um dos símbolos mais icónicos e representativos da capital belga.
Trata-se de uma estátua de cerca de 50 centímetros que representa um menino nú a urinar numa pia de uma fonte, representando assim o monumento que melhor simboliza o espírito rebelde e provocante dos habitantes de Bruxelas.
A estátua está localizada no centro histórico da cidade, entre as ruas L’Etuve e Chene, perto da Grand Place.
Nas proximidades da Grand Place de Bruxelas e do Manneken Pis, existe também uma versão feminina, mas menos conhecida, a Jeanneke Pis, uma estátua de bronze de cerca de meio metro de altura.
3 – Atomium
Construído em 1958, o Atomium tornou-se um dos principais símbolos de Bruxelas, e uma das atrações mais visitadas da Bélgica.
Obra desenhada por André Wtarkeyn, a estrutura representa um átomo de ferro ampliado 165 bilhões de vezes.
Foi construído para a Expo 58, também conhecida por Feira Mundial de Bruxelas ou Exposition Universelle et Internationale de Bruxelles, a primeira grande Exposição Mundial depois da Segunda Guerra Mundial.
O Atomium significa para a capital belga o mesmo que a Torre Eiffel para Paris, ou o Big Ben para Londres.
No interior das esferas é possível apreciar belas exposições permanentes e temporárias, além de uma incrível vista panorâmica da cidade de Bruxelas. Vale a pena conhecer quando visitar a capital belga.
4 – Murais de Banda Desenhada em Bruxelas
A cidade de Bruxelas é considerada a “Capital da Banda Desenhada”. Descobrir a arte dos quadrinhos exposta gratuitamente nos muros dos edifícios, é um programa interessante e super divertido para fazer na cidade.
Os fantásticos Murais de Banda Desenhada transformam as ruas numa autêntica galeria de arte a céu aberto, e estão espalhados pelos cantos mais inusitados de Bruxelas, com personagens famosos como Tintim e Smurfs.
Caso seja de seu interesse, acesse o site oficial de Bruxelas e confira a localização exata dos Murais de Banda Desenhada. Veja aqui.
5 – Catedral de Notre Dame du Sablon
Construída em estilo gótico Brabantino, a Catedral de Notre Dame du Sablon é um dos lugares sagrados mais importantes da Bélgica.
O interior da igreja encontra-se decorado com obras de grande valor artístico, com destaque para os magníficos vitrais e para um púlpito de madeira, fabricado no século XVII.
Está localizada em Sablon, uma das áreas mais aprazíveis de Bruxelas, cercada por belos prédios históricos, praças, cafés, restaurantes e lojas de comércio local.
6 – Hallerbos, a Floresta Azul da Bélgica
Na cidade de Halle, a apenas 23 quilómetros ao sul de Bruxelas, encontra-se a Hallerbos (floresta de Halle), um belíssimo parque natural, sobretudo em meados de abril e durante todo o mês de maio.
Esta floresta ocupa uma área de mais de 500 hectares, e o parque é composto por abundante cobertura de jacintos silvestre azuis que formam um encantador tapete, além de anêmonas brancas e narcisos.
A melhor forma de descobrir a Floresta Azul da Bélgica é a pé, pelos caminhos alinhados com as árvores. Simplesmente imperdível!
7 – Canais de Bruges
Há quem chame Bruges de Veneza do Norte. E não é para menos. A capital da província de Flandres Ocidental é cercada de canais e diversas pontes históricas que deixam os turistas maravilhados.
Uma vez em Bruges, vale a pena contratar um passeio de barco e apreciar de uma perspectiva diferente a cidade dos canais.
Os cenários são lindíssimos e rendem belos momentos e fotos espetaculares! Em Bruges, você encontrará facilmente empresas que realizam diversos tipos de tours.
Os passeios de barco geralmente têm a duração de 45 minutos e percorrem os principais canais de Burges. Os tours mais baratos custam a partir de €25,00.
8 – Torre Belfry
Marco da cidade de Bruges desde o século XII, a Torre Belfry (ou Campanário Belfort) é um dos principais monumentos da Bélgica.
Trata-se de uma construção histórica, de mais de 80 metros de altura, com campanário onde se ouve os 47 sinos tocando o dia todo.
Em plena praça central, a Torre do Campanário é cartão-postal da cidade e apresenta uma arquitetura de impressionar.
É possível subir na torre, com algum fôlego, é claro, para conseguir uma visão vertiginosa e tirar ótimas fotos de Bruges. Avisamos: São 366 degraus, mas o visual de cima é recompensador – vale a pena o esforço físico. A não perder!
9 – Basílica do Sangue Sagrado
Na Praça Burg, a mais ou menos 100 metros da Praça do Mercado, encontra-se uma das atrações históricas mais visitadas da cidade de Bruges – a Basílica do Sangue Sagrado.
Muitos podem acabar deixando passar a oportunidade de visitar a parte interna do edifício religioso – por fora, a catedral parece bastante pequena, mas seu interior é surpreendente.
Esta basílica guarda uma relíquia poderosa: um frasco de vidro com o Sangue de Cristo. Além de peças históricas riquíssimas, tanto em termos culturais quanto em valor (muitas delas em ouro).
10 – Grote Markt (Praça do Mercado de Bruges)
Esta é a praça central mais importante da cidade medieval de Bruges e, portanto, uma parada obrigatória por ser um dos principais locais históricos da Bélgica.
A Grote Markt é cercada por todos os lados por belos edifícios dos séculos XII e XIII, dos quais chama a atenção o Campanário de Bruges ou Torre Belfort, importante edificação da cidade, como já referido num dos tópicos acima.
Ao seu redor, uma enorme variedade de cafés, restaurantes, cervejarias típicas e lojas de chocolates artesanais.
11 – Cervejaria De Halve Maan
É uma das cervejarias mais antigas e tradicionais da Bélgica, com quase 500 anos de história. A Cervejaria De Halve Maan, cujo o nome significa “meia lua”, é uma empresa familiar com uma tradição que remonta a 7 gerações.
Localizada em Bruges, capital da província de Flandres Ocidental, a Cervejaria De Halve Maan é considerada uma das melhores cervejarias da Bélgica.
Esta casa produz cerveja sob três marcas diferentes: Straffe Hendrik, Brugse Zot e Halve Maan. É também aqui que a cerveja da cidade de Bruges – a Brugse Zot – é fabricada: uma cerveja de sabor forte e alta fermentação à base de malte, lúpulo e levedura especial.
A visita à cervejaria é feita por meio de um tour, que custa pouco mais de 10 euros por pessoa, e inclui um passeio de cerca de 45 minutos, cujo ponto alto é, sem dúvida, a degustação das maravilhosas cervejas da casa. A não perder!
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
12 – Mechelen Old Town
Antiga capital dos Países Baixos, Mechelen é uma bela cidade histórica do Norte da Bélgica, situada entre Antuérpia e Bruxelas.
Nós visitamos Mechelen em 1 dia, num passeio bate-volta a partir de Bruxelas, são apenas 30 km de distância.
Os passeios, nesta encantadora cidade com uma aura romântica e tranquila, podem ser desfrutados pelas ruas do centro histórico, rodeada de belos edifícios, monumentos e restaurantes tradicionais belgas.
A principal atração de Mechelen é a Sint-Romboutskathedraal (Catedral de São Romualdo), com sua majestosa torre de cerca de 97 metros de altura que é símbolo da cidade.
Além da Catedral de São Romualdo, outros pontos de interesse turísticos que pode visitar em Mechelen em 1 dia: Grote Markt, Cervejaria Het Anker, Kazerne Dossin Museum e a Ponte Hoogbrug sobre o rio Dyle.
13 – Canais de Gante
Gante está entre as cidades mais bonitas da Bélgica e merece ser incluída em qualquer roteiro de viagem no país.
Está localizada a apenas 55 quilómetros de Bruxelas. Assim como Bruges, Gante encontra-se cortada por vários canais inseridos num ambiente urbano.
Uma vez em Gante, vale a pena explorar as atrações do centro histórico e fazer um passeio de barco pelos canais, uma das melhores experiências que você pode ter na cidade.
O tour mais básico dura por volta de 45 minutos dependendo da empresa, e custa a partir de € 9,00 – crianças até 12 anos pagam € 4,50. Esta cidade irá apaixoná-lo logo no primeiro recanto.
14 – Gravensteen (Castelo dos Condes)
O Gravensteen (Castelo dos Condes) é uma atração imperdível no coração da cidade de Gante.
Considerado uma relíquia da Idade Média, o Castelo dos Condes começou a ser construído em 1180 a mando do Conde Philip da Alsácia.
A fortaleza serviu como sede dos Condes de Flandres até o século XIV. Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da Bélgica.
No interior do castelo sobressaem o Salão dos Cavaleiros, a Torre de Menagem, a Sala de Detenção e o Núcleo Museológico (repleto de vários objetos históricos da época medieval).
O ingresso para visitação custa €10,00 e pode ser adquirido na própria bilheteria do castelo.
Reserve pelo menos 1 hora para este passeio.
15 – Durbuy
Quer conhecer uma das cidades mais charmosas da Bélgica? Então, visite Durbuy, no distrito de Marche-en-Famenne. Conhecida como a “menor cidade do mundo”, Durbuy está localizada às margens do rio Ourthe, e vive essencialmente do turismo.
Duas horas de caminhada são suficientes para destrinchar o pequeno centro histórico e conhecer o encantador Castelo Medieval de Durbuy, ou Château de Durbuy, com uma bela vista para o rio Ourthe.
Com tempo disponível em Durbuy, aproveite para conhecer também o Parque Topiary e a seguir percorra o Labirinto de Barvaux-sur-Ourthe. Passeios deliciosos!
16 – St. Peter’s Church (Igreja de São Pedro)
Localizada na bonita cidade de Leuven, região de Flandres, a St. Peter’s Church (Igreja de São Pedro) destaca-se entre as mais belas igrejas históricas da Bélgica.
Construída no século XV em estilo gótico Brabantino, esta igreja tem uma planta em forma de cruz, e o interior é particularmente belo e cheio de valiosas obras de arte.
A visita ao museu anexo custa cerca de € 3,00, mas a entrada na igreja é gratuita a todos!
Fica na Praça Central da cidade, mesmo em frente ao edifício da Prefeitura / Câmara Municipal de Leuven.
17 – Grand Place de Mons
É a praça central do centro histórico de Mons – bela cidade francófona da Bélgica, situada na região da Valônia.
Cercada por fantásticos edifícios que são verdadeiras obras de arte, a Grand Place de Mons é o local das comemorações na cidade: é onde ocorrem celebrações e onde geralmente fica instalado o Tradicional Mercado de Natal com a árvore oficial e a pista de gelo.
Para além disso, a Praça Central de Mons abriga cafés charmosos e bons restaurantes típicos com agradáveis esplanadas ao ar livre – um ótimo ponto de encontro entre turistas e moradores.
18 – Eglise Collegiale Notre-Dame
Implantada entre uma fascinante “montanha de pedra” e rio Meuse, a Eglise Collegiale Notre-Dame, e todo o cenário envolvente, representam um dos cartões-postais mais incríveis da Bélgica.
A sua construção teve início na segunda metade do século XIII, e a riqueza interior impressiona com belos vitrais coloridos que merecem referência, além das magníficas obras do pintor nascido em Dinant – Antoine Wiertz (1806-1865).
Importa referir que esta igreja é considerada por muitos como uma das igrejas de arquitetura gótica mais bonitas da Europa.
Para conhecê-la de perto, você precisa viajar até à cidade de Dinant, na província de Namur, região da Valônia, a cerca de 100 km da capital Bruxelas. Entrada gratuita!
+ Dicas de locais a visitar
Agora que você já sabe o que fazer na Bélgica, aproveite e confira a seguir outros interessantes destinos a visitar na Europa.
+ Pontos turísticos da Alemanha
+ Atrações turísticas em Munique
+ O que fazer em Rothenburg ob der Tauber
+ Melhores pontos turísticos em Paris
+ O que fazer em Granada em 2 dias
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer na Bélgica? Salve o post nos favoritos e compartilhe com os amigos!
O post O que fazer na Bélgica apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário