segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Melhores praias de Paraty – RJ

Dicas das melhores praias de Paraty – RJ

Quais as melhores praias de Paraty – RJ? Entre praias bonitas e algumas dezenas de ilhas paradisíacas, você certamente será muito feliz na Baía de Paraty. Afinal, a região acolhe mais de 120 praias maravilhosas para curtir dias de sol em meio à Mata Atlântica, que recobre todo o trecho da chamada Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Lembrando que as praias mais bonitas de Paraty ficam distantes do Centro Histórico. Além disso, a grande maioria delas são acessíveis apenas pelo mar ou demandam de alguns quilômetros de estrada e caminhada. No entanto, a cidade oferece várias opções de roteiros de passeios de barco, que partem diariamente do cais de Paraty. Normalmente, os turistas escolhem embarcar num passeio de escuna (alternativa mais econômica) ou em lanchas privativas. Veja as praias imperdíveis para visitar em Paraty, onde ficar hospedado, dentre outras dicas úteis. 

Melhor época para visitar Paraty no Estado do Rio de Janeiro

Primavera em Paraty: época de clima úmido, mas com pouca incidência de chuvas na região – sobretudo de Setembro a Outubro. Normalmente, as temperaturas são altas e a grande vantagem em relação ao Verão é que o número de turistas costuma ser mais baixo. Nessa altura os hotéis em Paraty também praticam bons preços.

Verão em Paraty: época mais badalada da cidade. Nessa altura os preços são mais elevados, visto que a procura para férias na região é maior. Além disso, o Verão é a estação mais chuvosa, mas em compensação, nos dias mais quentes, a temperatura da água do mar fica mais convidativa.

Outono em Paraty: melhor época para se aproveitar Paraty (na minha opinião). Durante os meses de Outono as temperaturas são mais amenas e as chuvas menos frequentes – especialmente de Abril a Maio. O céu fica mais azul e a possibilidade de ver o sol a pino é maior. Além disso, nos meses de Outono as praias ficam mais vazias e os preços dos hotéis são mais simpáticos (com exceção da semana da Páscoa, quando a procura aumenta outra vez). 

Inverno em Paraty: o Inverno em Paraty mantém características muito parecidas com as do Outono. O tempo é mais seco, com menos chuvas e temperaturas agradáveis. Porém, pode ocorrer uma frente fria e não dar para aproveitar a praia. Por isso, convém ficar atento à previsão do tempo antes de viajar para Paraty. No mês de Julho, também há um grande aumento de turistas na região, devido às férias escolares e, por conta disso, os preços dos hotéis serão mais altos. 

Pousadas confortáveis e bem localizadas em Paraty

A seguir vamos apresentar-lhe as melhores sugestões de pousadas de charme, para dormir em pleno coração do Centro Histórico de Paraty. Confira, você vai gostar!

Casa Colonial Paraty: hospedagem de charme, inserida num casarão do século XVIII. Dispõe de suites confortáveis e climatizadas, piscina exterior, jardim e terraço para banhos de sol. Café da manhã delicioso e atendimento gentil e personalizado. 

Pousada Literária de Paraty: localizada no Centro histórico, a Pousada Literária está entre as melhores hospedagens de luxo de Paraty. Apresenta acomodações elegantes, piscina exterior, jardim, sauna, centro de massagens, bar e uma biblioteca com mais de 1500 livros e filmes. 
 
Pousada do Sandi: hospedagem romântica e aconchegante, com excelente localização no centro histórico. A Pousada do Sandi faz parte da associação Roteiros de Charme no Brasil. Disponibiliza acomodações de luxo, um spa completo, piscina exterior, centro de fitness e uma sala de jogos.
 
Pousada do Ouro: inserida numa mansão do século XVIII, a Pousada do Ouro, no centro histórico de Paraty, apresenta uma decoração rústica-chique. Além das suites confortáveis e climatizadas, disponibiliza aos hóspedes uma piscina exterior, jardim e bar. A Praia do Pontal fica apenas a 10 minutos a pé da propriedade.

# Praias de Paraty perto do centro (acesso fácil)

As praias do Pontal e do Jabaquara são as enseadas mais próximas ao Centro Histórico de Paraty, acessíveis a pé (15 minutos). 

Porém, vale salientar que essas praias não são indicadas para banho, mas a paisagem é bonita e a orla conta com apoio de quiosques, bares e restaurantes típicos. 

# Roteiro de viagem: quais as melhores praias de Paraty – RJ  

A região de Paraty tem praias para todos os gostos. Das mais escondidas, selvagens e desertas com pouca infraestrutura, às mais movimentadas pelos turistas. Veja as praias que deve incluir no seu roteiro de viagem, para curtir em família, com amigos ou a dois.

1 – Praia do Sono

Melhores Praias de Paraty

Localizada a 27 km do centro de Paraty, a Praia do Sono é considerada uma das praias mais lindas e famosas da região.

É possível chegar até ela de barco, com saídas do cais da cidade ou da Praia do Meio, em Trindade (município vizinho).

Outra alternativa para visitar a Praia do Sono é percorrer a trilha média (cerca de 1h 30), saindo da Vila do Oratório, próxima ao Condomínio Laranjeiras.

Com mar calmo e areias finas, a Praia do Sono é ainda um lugar quase intocado. O local abriga um vilarejo de pescadores e oferece poucos serviços como pousadas, restaurantes e bares. Porém, a natureza compensa (e muito!).

Através da Praia do Sono também pode explorar facilmente as praias selvagens de Antigos e Antiguinhos

Outros atrativos interessantes para os mais aventureiros são as Cachoeiras da Praia do Sono e Poço do Jacaré, dois locais longe de todo o circuito turístico de Paraty. 

2 – Praia de Ponta Negra

Melhores praias de Paraty - RJ

Foto/divulgação: Trindade Tours

Montanhas cobertas de vegetação e rochas gigantes protegem as belezas naturais da pequena enseada da Ponta Negra, situada na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, no município de Paraty. 

A Praia da Ponta Negra também é acessível por trilha, a partir da entrada do Condomínio Laranjeiras, passando pelas praias do Sono, Antigos, Antiguinhos e pelo Poço do Jacaré.

Parte da trilha é feita em mata fechada e macacos costumam aparecer pelo caminho. O percurso de 14 km (ida e volta) é puxado, mas a paisagem faz o trajeto valer a pena.

Caso tenha apenas 1 dia para conhecer a praia, a melhor opção de lá chegar é de barco, que parte diariamente do píer do Condomínio Laranjeiras. A travessia custa em média R$ 30,00 e tem duração de 25 minutos. 

A praia também abriga um típico vilarejo caiçara e conta com apoio de pousadas rústicas, áreas para acampar, restaurantes e barracas de praia que servem porções de frutos do mar empanados, açaí, água de coco e cerveja gelada. 

Dica: na Praia de Ponta Negra há uma trilha que leva à famosa Cachoeira do Saco Bravo, que atrai vários aventureiros para a região e não é à toa! A queda livre forma uma piscina natural de água doce com direito a vista magnífica sobre o mar.

3 – Piscina Natural do Cachadaço

Melhores Praias de Paraty

Se procura um lugar para mergulhar em águas cristalinas junto com peixinhos coloridos, e curtir um visual paradisíaco, inclua na sua lista de viagem uma visita à Piscina Natural do Cachadaço, uma das melhores praias para banho em Paraty.

A Piscina Natural do Cachadaço é um dos cartões de visita mais bonitos da região e uma das principais atrações da vila de Trindade, no município de Paraty.

Como chegar? A Piscina Natural está localizada próxima à Praia do Cachadaço e o acesso é feito por uma trilha média (40 minutos), ou de barco (5 minutos), partindo da Praia do Meio em Trindade.

Lembrando, o local está entre as praias mais visitadas de Paraty. Por esse motivo, se gosta de praias tranquilas visite o destino durante a semana, de preferência de manhã cedo. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

4 – Lagoa Azul

Melhores Praias de Paraty

Na lista das melhores praias de Paraty – RJ, não poderia faltar a Lagoa Azul. Está entre as praias mais famosas da região e para conhecê-la é preciso investir em passeios de barco.

Com uma enorme piscina natural cercada por rochas e mata verde, a Lagoa Azul é um dos melhores pontos para praticar snorkeling na região.

O local também faz parte do mesmo roteiro de barco que segue para a Praia da Lula, Praia Vermelha e Ilha Comprida.

Como já referido no tópico acima, diariamente, passeios de escuna saem do cais de Paraty, mas se procura exclusividade, a melhor opção é alugar um barco particular e seguir rumo à Lagoa Azul e às praias vizinhas. Certamente, vai adorar este programa!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

5 – Praia da Lula

Melhores praias de Paraty - RJ

Cercada pelo exuberante verde da Mata Atlântica, a Praia da Lula é uma das mais belas enseadas paradisíacas da Baía de Paraty.

Quando a maré baixa, o mar vira uma tranquila e preciosa piscina natural de água cristalina, que convida a mergulhos e banhos relaxantes. 

A praia não possui qualquer tipo de infraestrutura turística. Assim sendo, quem pretende passar o dia por ali deve ir prevenido com lanche e bebidas.

O acesso é feito pelo mar e os barcos que levam à Praia da Lula partem do cais de Paraty.

O passeio mais comum é feito de escuna, que tem duração de 5 horas e inclui 4 paradas: Praia da Lula, Praia Vermelha, Lagoa Azul e Ilha Comprida. Simplesmente imperdível!

6 – Praia Vermelha

A Praia Vermelha está entre as praias mais conhecidas de Paraty. Apresenta mata nativa preservada e uma boa faixa de areia branquinha, banhada por águas calmas, limpas e cristalinas.

O local também oferece alguns quiosques de praia, com cadeiras e mesas à beira-mar para petiscar comida regional.

Além disso, o canto esquerdo da praia acolhe uma pequena gruta que vale a pena conhecer e explorar. Chega-se à Praia Vermelha apenas de barco. 

7 – Ilha Comprida

Melhores praias de Paraty - RJ

Foto/divulgação: Trindade Tours

Localizada em alto mar, a Ilha Comprida é uma das principais atrações da Baía de Paraty, fazendo parte dos roteiros de barco, comuns nas agências de turismo da cidade.

O local oferece mar calmo e cristalino, repleto de peixes coloridos e estrelas do mar, sendo um ótimo ponto para curtir o mergulho com snorkeling.

Geralmente as embarcações oferecem aos turistas o aluguel do equipamento para mergulho, mas se você puder leve seu próprio snorkel e máscara. Fica a dica!

8 – Praia do Saco da Velha

É uma das mais belas praias isoladas de Paraty, com acesso apenas por barco. Espere encontrar uma pequena enseada rústica, com areias branquinhas e mar de ondas calmas, adequada para banhos e mergulhos tranquilos.

O local também ostenta mirantes com vista paradisíaca sobre o mar de Paraty, trilhas ecológicas, e abriga a famosa Gruta do Saco da Velha, um dos tesouros escondidos do Litoral Sul Fluminense.

A praia é habitada apenas por uma família caiçara, que possui um barzinho à beira-mar e oferece aos turistas bebidas e petiscos tradicionais. 

9 – Praia Brava

Praia de grande beleza natural e tranquilidade, é uma ótima opção para quem procura relaxar em meio à natureza preservada.

Localizada a 2 km do centro da Vila de Trindade, a Praia Brava é uma das melhores praias perto de Paraty. Além da atmosfera sossegada e da paisagem de sonho, a praia oferece banho de rio e mar.

Lembrando, a prática de nudismo por ali é bastante comum. O local não possui qualquer tipo de infraestrutura e para lá chegar é preciso estar disposto a percorrer uma trilha com grau dificuldade médio, mas a paisagem envolvente compensa o esforço.

O percurso pedestre de aproximadamente 30 minutos começa junto à Estr. de Trindade, a cerca de 1 km antes de chegar à Praia do Cepilho. 

No final da trilha que conduz à praia, existe um pequeno desvio que dá acesso à Cachoeira da Praia Brava, alimentada pelas águas límpidas da serra que deságuam no mar. Duração do trajeto para a cachoeira: 10 minutos de caminhada leve. 

10 – Praia do Meio

A Praia do Meio é uma das praias mais bonitas e frequentadas de Paraty. Situa-se entre a Praia dos Ranchos e a Praia do Cachadaço, em Trindade.

Chega-se ao local facilmente de carro, o que faz com que a praia seja uma das mais procuradas de Paraty pelos turistas. 

A partir dali, também saem os passeios de barco para a Praia do Sono e para a Piscina Natural do Cachadaço, duas das principais praias de Paraty.

O local não possui infraestrutura turística, mas conta com algumas barracas pé na areia, vendendo petiscos e bebidas geladas.

Nos meses de Verão e nos fins de semana a praia costuma ficar lotada, sobretudo por famílias com crianças e casais que chegam para curtir o paraíso.

Além das águas azuis e cristalinas, a Praia do Meio também apresenta belos mirantes que rendem vistas e fotos incríveis. Escolha os melhores ângulos para fotografar!

11 – Praia do Cachadaço

Se vai de férias a Paraty e gosta de praias tranquilas, inclua a Praia do Cachadaço no seu roteiro. Esta praia fica em Trindade e pode chegar até ela a pé (10 minutos), ou de barco, desde a Praia do Meio (5 minutos). 

A água do mar é bem convidativa. No entanto, recomenda-se cautela no horário da maré cheia, pois há lugares perigosos com buracos e algumas correntes. 

Relembrando, a Praia do Cachadaço é vizinha à Praia do Meio e dá acesso fácil a pé à Piscina Natural do Cachadaço, como já referido no texto acima.

Nas proximidades também se encontram algumas cachoeiras maravilhosas, inclusive, a Pedra que Engole, um dos locais mais famosos da região de Trindade, em Paraty. 

12 – Saco do Mamanguá

Foto/divulgação: Trindade Tours

O Saco do Mamanguá é um destino singular em Paraty e no Brasil. Trata-se de um fiorde tropical, único no país. O Saco do Mamanguá é, na verdade, um grande “braço de mar” cercado por montanhas verdejantes, salpicadas de vilarejos caiçaras, praias paradisíacas e belas cachoeiras. O mar de cor esmeralda segue por 8 quilômetros, até se encerrar no mais bem preservado manguezal da Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. 

O cartão de visita do Saco do Mamanguá é o chamado Pico do Pão de Açúcar, um belo mirante natural, acessível por trilha íngreme de grau de dificuldade médio. O percurso de aproximadamente 3 km de extensão (ida e volta) começa na Praia do Cruzeiro, junto ao Camping do Seu Orlando. 

Além da visita ao Pico do Pão de Açúcar, vale a pena fazer um passeio de canoa e explorar a pé as trilhas da região que levam às melhores praias e cachoeiras: Praia Grande, Praia do Engenho, Praia da Costa e à Cachoeira do Rio Grande. 

Para chegar ao Saco do Mamanguá você precisa viajar até à pequena Vila de Paraty-Mirim, localizada a cerca de 18 km do Centro Histórico de Paraty. Chegando à Paraty-Mirim só precisa fazer a travessia de barco até ao destino (20 minutos). Reserve pelo menos 2 dias para visitar o Saco do Mamanguá. Vale a pena!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Como visitar as praias de Paraty

Praia do Sono e Praia de Ponta Negra: pode visitar as praias do Sono e Ponta Negra através de passeios de barco ou a pé, a partir do Condomínio Laranjeiras, distante aproximadamente 25 quilômetros do Centro Histórico de Paraty. 

Praia Brava: saindo de Paraty siga de carro pela BR-101 em direção a Trindade (21km). Pare o carro aqui e percorra a trilha de aproximadamente 30 minutos a pé. 

Praia do Meio: pode visitar a Praia do Meio por meio de excursões guiadas ou por conta própria. Partindo de Paraty o acesso de carro faz-se pela BR-101 em direção à Praia dos Ranchos, em Trindade (24km). A partir daí só tem de percorrer a trilha que dá acesso à Praia do Meio (150 metros). 

Praia do Cachadaço: pode explorar a Praia do Cachadaço através de passeios guiados ou por conta própria. O acesso à praia faz-se por uma trilha curta, a partir da Praia do Meio em Trindade (10 minutos a pé). 

Piscina Natural do Cachadaço: pode conhecer o local através de passeios guiados ou por conta própria. O acesso à Piscina Natural do Cachadaço é feito pela trilha que começa na Praia do Meio (20 minutos) ou de barco, com saídas das praias do Meio e dos Ranchos, em Trindade. 

Lagoa Azul, Praia da Lula, Praia Vermelha, Ilha Comprida, Praia do Saco da Velha: acesso apenas por barco, com saídas do cais de Paraty, localizado em frente ao Largo de Santa Rita. Os ingressos do passeio podem ser adquiridos no próprio local, ou nas agências de turismo da cidade. 

Saco de Mamanguá: para visitar o Saco do Mamanguá você precisa viajar até à Vila de Paraty-Mirim, situada a 18 km do Centro Histórico de Paraty. Chegando à Paraty-Mirim só precisa fazer a travessia de barco até ao destino (20 minutos). 

Quantos dias ficar 

Se o objetivo da sua viagem a Paraty é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar as melhores ilhas e as principais praias de Paraty, a viagem padrão de 7 dias completos é perfeita. 

# Mapa das melhores praias de Paraty

Clique no canto superior esquerdo e veja no mapa a localização das melhores praias de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. 

+ Dicas de praias lindas e lugares para visitar

Planejando conhecer lugares incríveis no litoral do Rio de Janeiro? Aproveite os nossos guias turísticos com dicas práticas dos melhores destinos. 

+ Roteiro de 3 dias em Paraty

+ Melhores praias de Arraial do Cabo

+ Melhores praias de Angra dos Reis

+ O que fazer em Búzios em 3 dias

+ O que fazer em Trindade

+ Lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

+ O que fazer em Cabo Frio

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas sobre as melhores praias de Paraty – RJ? Compartilhe com seus amigos!

O post Melhores praias de Paraty – RJ apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário