domingo, 28 de junho de 2020

Como chegar às Fisgas de Ermelo

Dicas: como chegar às Fisgas de Ermelo, na Serra do Alvão

As famosas Fisgas de Ermelo estão localizadas em pleno Parque Natural do Alvão, um território protegido de Portugal com mais de 7.000 hectares, integrando parte dos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real. Paraíso dos amantes do trekking, o destino caiu também nas graças dos menos aventureiros e hoje é um dos mais famosos pontos de interesse do Norte de Portugal. Contudo, a região é carente de transportes públicos. Por isso, a maneira mais fácil e prática de chegar e circular pelo Parque é de carro próprio ou alugado. Confira a seguir como chegar às Fisgas de Ermelo, melhor época para visitar a Serra, o que levar, onde ficar a dormir nos arredores, dentre outras informações essenciais.

 como chegar às Fisgas de Ermelo

Trilho das Fisgas de Ermelo

Quem pode fazer o trekking das Fisgas de Ermelo? Não é preciso ser um expert em trilhos, mas é preciso ter um certo preparo e condicionamento físico. Afinal, é um trilho de montanha muito exigente com um certo grau de dificuldade.

O percurso pedestre de 15 km é incerto com desnível acumulado de 650 metros, condicionando bastante o passo. Portanto, não recomendável a crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas, idosos, sedentários ou qualquer pessoa com problemas de mobilidade reduzida.

 como chegar às Fisgas de Ermelo
 como chegar às Fisgas de Ermelo

Onde começa o Trilho das Fisgas de Ermelo

O Trilho das Fisgas, com a designação de PR3 – Fisgas de Ermelo, inicia junto à Igreja Paroquial de Ermelo – antiga freguesia do concelho de Mondim de Basto. Ver localização no Google Maps.

Onde posso deixar o carro? Após chegar à Aldeia de Ermelo, estacione nas imediações da Igreja Paroquial. Lembre-se, o trilho é circular, o que permite deixar o carro e depois apanhá-lo no mesmo lugar.

Todo o percurso está muito bem sinalizado e atravessa uma série de paisagens naturais verdadeiramente surpreendentes, valendo cada quilómetro percorrido.

Um dos pontos mais bonitos da caminhada é o Alto da Cabeça Grande, um miradouro com vista espetacular para as majestosas Cascatas do Rio Olo – as Fisgas de Ermelo, que com os seus 200 metros de altura estão entre as maiores quedas d’água do Continente Europeu.

Coordenadas GPS para ir às Fisgas de Ermelo

Ponto de Partida/Chegada: N41º21’37” W07º53’21”

+ Veja também: locais para visitar na Serra do Alvão

Tempo de duração e melhor época

 como chegar às Fisgas de Ermelo

Qual o tempo médio de duração para realizar o Trilho das Fisgas de Ermelo? Reserve pelo menos um dia inteiro para este passeio.

Durante o percurso aproveite para tirar fotos, almoçar, curtir a paisagem e tomar banho nas piscinas naturais, conhecidas na região pelo nome de Piócas.

Qual a melhor época para fazer o Trilho das Fisgas de Ermelo? A altura perfeita é durante a primavera ou no início do verão, época em que as quedas d’água e as Piócas estão em todo o seu esplendor.

+ Confira também: onde ficar no Douro

Acesso fácil para visitar as Fisgas de Ermelo

É possível ir às Fisgas de Ermelo sem ter que encarar a caminhada de 15 km? Sim, há um trilho de 5 km ida/volta que leva até às Piócas de Cima e ao Alto da Cabeça Grande, o tal Miradouro que oferece a melhor vista das Fisgas de Ermelo.

O caminho de terra batida inicia no Parque de Estacionamento das Piócas de Cima, próximo à Aldeia de Varzigueto. Ver localização no Google Maps. Esse é um dos acesso mais fáceis para visitar as Fisgas de Ermelo. 

Depois, para chegar às Piócas de Baixo, é preciso entrar num estradão que desce para o vale onde ficam as piscinas naturais.

A boca do Trilho Piócas de Baixo fica junto à estrada N304, que liga a Aldeia de Ermelo à Capelinha do Fojo. Veja a localização no Google Maps. Este trilho tem aproximadamente 3 km ida/volta, com tempo médio de duração de 1 hora.

Nota: além das alternativas listadas acima, você também pode chegar às Fisgas de Ermelo de 4×4, moto e de bicicleta. Fica a dica!

O que levar

Recomendamos levar lanche, bastante água e, claro, o saquinho para recolher o seu lixo! Outros itens: chapéu, protetor solar, traje de banho, toalha e calçado para trekking.

+ Verifique também: o que fazer em Ponte da Barca

Onde ficar a dormir

Vai visitar o Parque Natural do Alvão e não sabe onde pernoitar? Então, siga as nossas sugestões para uma estada memorável. Lembrando que os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.

Por isso, garanta o seu quarto com antecedência. Nota: todas as hospedagens que selecionamos são bem avaliadas e oferecem acesso fácil às Fisgas de Ermelo. Confira os links abaixo e saiba mais!

Divulgação: Casa de Canedo

Casa do Rio – Alojamento de Turismo Rural

Mondim Água Hotel – Hotel 4 estrelas, situado nas margens do rio Tâmega

Casa de Canedo – Casa de Campo charmosa, com vista para as montanhas

Quinta da Baldieira – Casa de férias com piscina e vista maravilhosa para as montanhas

Casa da Oliveira – Alojamento confortável com piscina e área para banhos de sol

Celorico Palace Hotel & Spa – Hotel 4 estrelas com piscina interior e exterior

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog! Procurando Hotel?

Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas de como chegar às Fisgas de Ermelo? Compartilhe com seus amigos!


O post Como chegar às Fisgas de Ermelo apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

Como chegar à Lagoa dos Druidas

Dicas: como chegar à Lagoa dos Druidas

A mítica Lagoa dos Druidas é uma das grandes surpresas do percurso pedestre conhecido por Mistura das Águas. O trilho percorre as margens dos rios Veiga e Peneda, até ao local onde as suas águas abraçam o rio Laboreiro, num espaço bucólico junto à magnífica Fraga das Pastorinhas, considerada uma das maiores paredes de escalada em Portugal. A caminhada de 14 km, inicia em Várzea (freguesia de Soajo), no concelho de Arcos de Valdevez. Mas isso é assunto para um próximo post. Por hora, trazemos dicas sobre a maneira mais fácil de como chegar à Lagoa dos Druidas, onde ficar a dormir nos arredores, dentre outras curiosidades. Verifique!

chegar à Lagoa dos Druidas

Curiosidades sobre a Lagoa dos Druidas

chegar à Lagoa dos Druidas

Lagoa dos Druidas, um verdadeiro santuário natural de excelência

Escondida em um vale profundo do rio da Peneda, a Lagoa dos Druídas, também conhecida como Poço dos Druidas, está localizada em plena Serra do Soajo, inserida no Parque Nacional da Peneda – Gerês (Norte de Portugal).

Formada pelas águas puras e cristalinas do rio da Peneda, esta lagoa é cercada de lendas e mistérios. O local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença.

Além disso, é possível encontrar por ali gravuras deixadas pelos nossos antepassados, uma cruz templária e um peixe (símbolo dos primeiros cristãos).

+ Veja também: o que visitar em Soajo 

Caminho mais fácil para ir à Lagoa dos Druidas


É possível ir à Lagoa dos Druidas sem ter que encarar o percurso pedestre de 14 km? Sim. Se não quer realizar o Trilho Mistura das Águas, a dica é percorrer o caminho pedestre com início na aldeia de Tibo.

Faça assim: após chegar em Tibo (Arcos de Valdevez), estacione o carro próximo à igreja da aldeia. Depois, desça durante 50 metros pela principal rua do povoado.

A seguir, entre na ruela estreita ao seu lado direito, que se encontra coberta por uma enorme parreira (ver coordenadas do GPS e localização exata no Google Maps). É por aí que fica a entrada do trilho que dá acesso à Cascata do Poço dos Druidas.

Posteriormente, só tem de seguir o caminho de terra batida que conduz à Lagoa dos Druidas, um dos locais mais secretos e místicos do PNP-Gerês.

Como ir à Cascata do Poço dos Druidas

A única forma de ir à Cascata do Poço dos Druidas é a pé. O trilho tem uma extensão de aproximadamente 6 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil. Porém, não recomendável a mulheres grávidas ou pessoas com problemas de mobilidade reduzida.

O que levar

chegar à Lagoa dos Druidas

A descida para o rio é sinuosa, portanto recomenda-se levar calçado adequado para trekking. Se optar por fazer o percurso durante os meses de primavera-verão, leve consigo protector solar, chapéu e traje de banho.

Como o local não conta com serviço de bares ou restaurantes, recomenda-se levar também água e lanche suficiente para algumas horas. Para concluir, respeite o rio e toda a natureza envolvente. Seja educado, não faça barulho e recolha o seu lixo!

+ Confira também: o que fazer em Ponte da Barca

Onde ficar a dormir

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores alojamentos para se hospedar próximo à Lagoa dos Druidas.

A oferta hoteleira da região não é grande e a maioria das hospedagens ficam na vila de Soajo, a cerca de 12 km da lagoa. 

A seguir listamos as hospedagens que oferecem boa relação preço-qualidade. Clique nos links abaixo para conferir e reservar!

Divulgação: Turismo Rural Casa do Adro, um dos melhores alojamentos próximos à Lagoa dos Druidas

Turismo Rural Casa Do Adro – 50 metros de centro de Soajo

Casa da Gandarela – 450 metros do centro de Soajo

Casas do Cavaleiro Eira – 250 metros do centro de Soajo

Casa de Pereiró – 750 metros do centro de Soajo

Casa Rautau – 50 metros do centro

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !


O post Como chegar à Lagoa dos Druidas apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

Locais para visitar na Serra da Peneda

Roteiro turístico: locais para visitar na Serra da Peneda

Inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês (Norte de Portugal), a Serra da Peneda/Soajo abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção. A região atrai cada vez mais visitantes que se deixam encantar pelas paisagens de sonho, tradições ancestrais e pela culinária típica. Na pauta de hoje, mostramos os melhores locais para visitar na Serra da Peneda. Se desejar conhecer as atrações listadas abaixo, escolha dormir duas noites em Soajo e uma noite em Castro Laboreiro, por exemplo. Assim, você diminui as idas e vindas na estrada, ganhando mais tempo para curtir os passeios. Veja em detalhes cada um dos principais lugares turísticos para uma escapadinha de fim de semana.

Dicas de viagem: locais para visitar na Serra da Peneda

De seguida, descubra os sítios mais bonitos e lugares imperdíveis para incluir no seu roteiro de viagem. Como nós, prepare-se para se apaixonar pela região.

Visitar o Santuário N. S. da Peneda

Locais para visitar na Serra da Peneda

O Santuário da Nossa Senhora da Peneda é um monumento majestoso do século XVIII, inserido numa paisagem deslumbrante. O local possui um ambiente calmo e bucólico que convida à meditação. Está entre os pontos de interesse mais visitados da Serra da Peneda/Soajo.

Situa-se no Lugar da Peneda – Freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço. As festas da Nossa Senhora da Peneda são consideradas uma das maiores romarias da região do Minho, atraindo milhares de peregrinos todos os anos durante a primeira semana de setembro.

Lagoa dos Druidas

Locais para visitar na Serra da Peneda

As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas – um dos recantos mais místicos e secretos da Serra da Peneda em pleno Parque do Gerês.

A maneira mais prática de chegar é percorrendo o trilho que inicia na aldeia de Tibo. São cerca de 6 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil.

A título de curiosidade: o local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença. Confira o artigo completo de como chegar à Lagoa dos Druidas.

Poço Negro

Locais para visitar na Serra da Peneda

O Poço Negro encanta a quem o visita. Está localizado à beira da estrada (M530), a cerca de 1 km da vila de Soajo (concelho de Arcos de Valdevez). Verifique a localização exata no Google Maps.

Este poço é um dos locais mais bonitos da Serra da Peneda. Apresenta uma deliciosa lagoa para banho, bastante procurada na época de veraneio.

O acesso é feito por uma escadaria até ao nível do rio. Não conta com serviço de bar-restaurante. Veja preços de hotéis na Serra do Soajo

Castelo de Castro Laboreiro

Locais para visitar na Serra da Peneda

Classificado como Monumento Nacional, o Castelo de Castro Laboreiro é um dos principais locais históricos a visitar na Serra da Peneda. Foi edificado pelos mouros durante o século XIII.

Encontra-se a 1033 metros de altitude, exigindo trilhar uma subida íngreme de mais de 30 minutos a pé. Mas, garantimos: a recompensa chega em forma de uma magnífica paisagem sobre a vila e as imponentes montanhas que a rodeiam. Cenário digno de Games of Thrones!

Existem dois caminhos bem trilhados que conduzem à antiga fortificação medieval. A subida mais fácil é pelo lado norte (Porta da Traição ou do Sapo), depois recomenda-se a descida pelo lado sul (Porta do Sol).

A entrada para os trilhos inicia aqui. Atenção: evite a visita ao local em dias chuvosos e nublados. Imprescindível levar calçado apropriado para trekking!

+ Veja também: o que fazer em Castro Laboreiro

Poço do Bento

O Poço do Bento fica escondido em um vale do rio Adrão, somente a 2 km da vila de Soajo. É um refúgio aprazível com águas cristalinas para se banhar em plenos dias de calor.

Para lá chegar terá de percorrer um trilho leve (20 minutos a pé), que começa junto à ponte que liga o Soajo a Cunhas. Veja a localização no Google Maps. Não conta com serviço de bar-restaurante.

Espigueiros do Soajo

Localizado na vila de Soajo, o famoso conjunto dos Espigueiros compõem uma eira comunitária formada por vinte e quatro espigueiros. Estão assentes numa elevação rochosa, com vista fantástica para as montanhas verdejantes.

Classificados como Imóvel de Interesse Público pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), os espigueiros eram (e ainda são!) utilizados para secar o milho.

+ Confira também: o que visitar em Arcos de Valdevez

Poço das Canejas

O caminho para chegar ao Poço das Canejas é o mesmo que conduz ao Poço do Bento.  Aliás, o Poço do Bento é vizinho ao Poço das Canejas.

Local deslumbrante, composto por uma enorme lagoa de águas cristalinas e jacuzzis naturais. Recomenda-se atenção redobrada na descida para os banhos. O horário ideal para visitar e curtir a cascata é entre as 12h e as 16h.

Miradouro de Tibo

Panorâmica da beleza magnífica da Serra da Peneda, o Miradouro de Tibo, no concelho de Arcos de Valdevez, está situado a cerca de 800 metros de altitude.

Este é um dos locais mais famosos da serra e, uma vez avistando a paisagem, percebe-se instintivamente o porquê.

Visão perfeita e ampla, abrangendo o Santuário da Nossa Senhora da Peneda, inserido num vale profundo em meio às montanhas verdes. Confira a localização exata no Google Maps.

Ponte Nova

A Ponte Nova ou da Cava Velha, é uma construção de origem romana classificada como Monumento Nacional. Ergue-se sobre o rio Laboreiro, a pouco mais de 3 km da vila de Castro Laboreiro.

Foi originalmente edificada por volta do século I e alterada no período medieval, sendo transformada numa ponte com tabuleiro em cavalete e dois arcos.

Distingue-se pela singularidade das suas características arquitetônicas e por um notável enquadramento paisagístico.

A maneira mais fácil de chegar, é estacionando o carro junto à Capela de São Brás, e depois caminhar cerca de 300 metros até à ponte. Veja a localização no Google Maps.

Cascata do Soajo

A Cascata do Soajo forma várias lagoas, tornando o cenário digno de ser aproveitado nos meses quentes de verão. Está localizada na parte superior aos poços do Bento e Canejas, a 2 km do centro de Soajo.

A paz reina por ali, sendo o destino perfeito para relaxar a dois, com amigos ou em família. A água, embora fria, é pura e cristalina. Não conta com serviço de bar-restaurante.

+ Saiba também: o que fazer em Ponte da Barca

Ponte da Ladeira

Durante a sua estada na Serra da Peneda, explore o trilho Caminho da Ladeira. O circuito é pequeno (esforço físico baixo) e a paisagem compensa. A caminhada pelas margens do rio Adrão passa pela Ponte Medieval da Ladeira, pelo Moinho, dentre outros locais interessantes.

O percurso inicia junto à placa toponímica “Caminho da Ladeira” (próximo aos Espigueiros da vila do Soajo). Aconselhamos fazer o trilho durante os meses de primavera-verão (em dias ensolarados).

Pelourinho do Soajo

O Pelourinho de Soajo está classificado como Monumento Nacional, desde 1910. Localiza-se no Largo de Eiró, em frente ao antigo edifício dos Paços do Concelho (vila de Soajo). Não se sabe ao certo a sua origem, contudo há quem afirme que terá surgido durante a época da ocupação Romana.

Onde dormir na Serra da Peneda

Fomos à procura dos melhores alojamentos para dormir na Serra da Peneda. A seguir listamos os hotéis que oferecem boa relação preço-qualidade e acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima. Clique nos links abaixo para conferir e reservar!

Turismo Rural Casa Do Adro – Vila de Soajo

Casa da Gandarela – Vila de Soajo

Casas do Cavaleiro Eira – Vila de Soajo

Casa de Pereiró – Vila de Soajo

Rautau Casa – Vila de Soajo

Casa da Eira – Castro Laboreiro

Casa da Forja – Castro Laboreiro

Moinhos do Poço Verde – Castro Laboreiro

Outros pontos de interesse

Agora que você já conhece os melhores sítios a visitar na Serra da Peneda, aproveite as nossas dicas e descubra outros locais fantásticos na região do Gerês.  

+ Como ir às 7 Lagoas do Gerês

+ Aldeias históricas e turísticas do Gerês

+ Como ir à Cascata de Pincães

+ Cascatas em Arcos de Valdevez

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre os locais para visitar na Serra da Peneda? Compartilhe!


O post Locais para visitar na Serra da Peneda apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

O que fazer em Castro Laboreiro

Roteiro turístico: o que fazer em Castro Laboreiro

Durante as nossas andanças pelo Gerês podemos confirmar que a magia de Castro Laboreiro está viva e recomenda-se! A vila que pertence ao concelho de Melgaço, localiza-se entre as Serras da Peneda/Soajo e Laboreiro, em Pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. O destino concilia história, património e natureza na perfeição! Além dos vestígios da ocupação humana desde a pré-história, a região encontra-se rodeada por um extenso manto verde de campo e de montanha, rios cristalinos, cascatas, dentre outras atrações já descobertas pelos turistas. E você, já conhece Castro Laboreiro? Não? Então aproveite as nossas sugestões e dicas de viagem e vá fundo nessa aventura. Aqui, um roteiro turístico pensado para você aproveitar melhor o seu tempo, visitando os pontos de interesse mais bonitos e desejados. Veja a seguir o que fazer em Castro Laboreiro, onde ficar a dormir e comer bem.
o que fazer em Castro Laboreiro

Dicas de viagem: locais a visitar em Castro Laboreiro

De seguida, confira os sítios lindos a visitar e lugares mágicos pouco explorados pelos turistas, para incluir no seu roteiro de viagem a Castro Laboreiro, durante uma escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias em família. Saiba o que ver e fazer.

Castelo de Castro Laboreiro


o que fazer em Castro Laboreiro
o que fazer em Castro Laboreiro

Classificado como Monumento Nacional, o Castelo de Castro Laboreiro é local mais bonito e visitado da região. A fortaleza foi edificada pelos mouros durante o século XIII.

Encontra-se no topo de uma montanha escarpada a 1033 metros de altitude, exigindo trilhar uma subida íngreme de mais de 30 minutos a pé. Mas, garantimos: a recompensa chega em forma de uma magnífica paisagem sobre a vila e as imponentes montanhas que a rodeiam. Cenário digno de Games of Thrones!

Existem dois caminhos bem trilhados que conduzem à antiga fortificação medieval. A subida mais fácil é pelo lado norte (Porta da Traição ou do Sapo), depois recomenda-se a descida pelo lado sul (Porta do Sol). A entrada para os trilhos inicia aqui.

Atenção: evite a visita ao Castelo em dias chuvosos e nublados. Obrigatório levar calçado adequado para trekking!

Ponte Nova

o que fazer em Castro Laboreiro

A Ponte Nova ou da Cava Velha é uma construção de origem romana, classificada como Monumento Nacional. Ergue-se sobre o rio Laboreiro, a pouco mais de 3 km do centrinho da vila.

Foi originalmente edificada por volta do século I e alterada na época medieval, sendo transformada numa ponte com tabuleiro em cavalete e dois arcos.

Distingue-se pela singularidade das suas características arquitetônicas e por um notável enquadramento paisagístico. A maneira mais fácil de chegar é estacionando o carro junto à Capela de São Brás e depois caminhar cerca de 300 metros até à ponte. Veja a localização no Google Maps.

Cascatas do Laboreiro

Ficam junto à vila do mesmo nome e são facilmente acessíveis a pé, desde o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro.

A partir daí caminha-se por um trilho leve de pouco mais de 200 metros e chega-se às cascatas. Nas margens do rio são visíveis as ruínas de antigos moinhos e os vestígios megalíticos.

Qual a melhor época para visitar as Cascatas do Laboreiro? A altura perfeita é durante a primavera ou no início do verão, época em que as quedas d’água estão em todo o seu esplendor.

+ Veja também: como chegar à Lagoa dos Druidas

Pedra da Tartaruga

Formada pela natureza com extrema perfeição, a Pedra da Tartaruga é uma das atrações mais peculiares de Castro Laboreiro. Está localizada no sopé do Castelo, com vista privilegiada sobre a vila de Castro Laboreiro, os vales e as montanhas ao redor.

+ Confira também: o que visitar em Arcos de Valdevez

Igreja Matriz de Castro Laboreiro

Um belo exemplo de construção pré-românica é a Igreja Matriz de Castro Laboreiro, também conhecida como Igreja de Santa Maria da Visitação.

O templo religioso com a torre sineira, está classificado como Imóvel de Interesse Público. Situa-se na Av. Padre Anibal Rodrigues, próxima ao Posto de Turismo e ao Pelourinho de Castro Laboreiro, datado do século XVI. Entrada gratuita!

Outros lugares turísticos

Núcleo Museológico

Ponte Velha

– Necrópole Megalítica

 Gravuras rupestres do Fieiral

Ponte da Dorna

Melhor época para visitar Castro Laboreiro

Quando ir a Castro Laboreiro? A época certa para aproveitar bem a região é na primavera-verão, entre maio e setembro. No resto do ano, chuvas e nevoeiros podem prejudicar o seu passeio.

Gastronomia

A gastronomia da região está classificada como património nacional. Para quem chega desejoso dos melhores sabores, aconselha-se vivamente a prova do presunto e enchidos do fumeiro tradicional.

Outras especialidades que se destacam: broa de milho, queijo de cabra, posta da cachena, rojões e papas de sarrabulho, lampreia à bordalesa e o cabrito assado no forno a lenha.

Para comer bem vá ao Restaurante Adega Sabino, localizado no Largo Hermenegildo Solheiro em Melgaço, a pouco mais de 20 minutos de carro de Castro Laboreiro.

Onde ficar a dormir em Castro Laboreiro

Melgaço Alvarinho Houses, um dos melhores alojamentos da região

A oferta hoteleira não é pequena, por isso se pretende ficar a dormir na região garanta o seu quarto com antecedência. Os alojamentos que selecionamos abaixo são bem avaliados e oferecem acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima. Confira os links e saiba mais!

Casa da Eira – 4,8 km do centro

Casa da Forja – 4,8 km do centro

Melgaço Alvarinho Houses – 20 minutos de carro de Castro Laboreiro

Moinhos do Poço Verde – 750 metros do centro

Quinta da Calçada – 20 minutos de carro de Castro Laboreiro

Outros pontos de interesse

Agora que você já conhece os melhores passeios e atividades em Castro Laboreiro e arredores, aproveite e descubra outros lugares lindos e desconhecidos a visitar no Gerês. 

+ Locais para visitar na Serra da Peneda

+ Como ir às 7 Lagoas de Cabril

+ Aldeias históricas e turísticas do Gerês

+ Como ir à Cascata de Pincães

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Castro Laboreiro? Compartilhe com seus amigos!

O post O que fazer em Castro Laboreiro apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

sábado, 27 de junho de 2020

O que visitar em Caminha

Roteiro turístico: o que visitar em Caminha

Caminha surpreende qualquer turista. A região tem roteiros para quem quer montanha, praias marítimas e fluviais, além de atrações históricas e culturais. Nos arredores da vila ainda existem vestígios de civilizações outorgadas a épocas pré e proto-históricas, como gravuras rupestres, dólmens e castros. São muitas as áreas de lazer, monumentos históricos e miradouros para descobrir com panoramas belíssimos. Onde fica? Caminha está localizada na província do Minho (Norte de Portugal), no distrito de Viana do Castelo. Neste guia de viagem listamos os locais mais bonitos a não perder! Seja uma escapadinha de fim de semana ou umas férias em família, explore as nossas sugestões. Verifique o que visitar em Caminha, quando ir, onde ficar a dormir e comer bem.

O que visitar em Caminha

Praia da Foz do Minho, eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como uma das melhores praias da Europa

Dicas de viagem: locais a visitar em Caminha

De seguida, descubra os melhores passeios, sítios lindos e lugares imperdíveis para incluir no seu roteiro de viagem. Como nós, prepare-se para se apaixonar pela região. 

Praias de Caminha

Pontos históricos de Caminha

Miradouros mais bonitos de Caminha

Visitar as melhores praias de Caminha

O que visitar em Caminha

Praia de Moledo – Caminha, considerada por muitos como a melhor praia do Norte de Portugal

Localizadas a poucos minutos de carro do centro da vila, as praias de Caminha destacam-se entre as melhores praias do Norte de Portugal.

E não são poucos os artistas e famosos que procuram aqui um reduto para curtir as suas férias de Verão.

Também pudera, a região oferece praias de excelente qualidade, constituídas de areia dourada, águas cristalinas e paisagens naturais espetaculares.

A Praia da Foz do Minho, situada na fronteira natural entre Portugal e Espanha, foi eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como uma das melhores praias da Europa.

Os Apaixonados por surf, kitesurf e bodyboard, certamente vão adorar as praias do Camarido e Moledo (nossas preferidas em Caminha), Vila Praia de Âncora ou Forte do Cão.

Torre do Relógio

O que visitar em Caminha

Envolto num vasto património cultural, o centro antigo não deixa os visitantes indiferentes pelo seu “ar” medieval.

Classificada como Monumento Nacional, a Torre do Relógio, torre principal das muralhas do século XII, dá acesso ao Centro Histórico de Caminha. Além disso, vale sempre a pena subir até ao topo para apreciar a vista panorâmica sobre a vila.

+ Saiba também: o que fazer na Póvoa de Varzim

Igreja Matriz de Caminha

O que visitar em Caminha

Trata-se de uma imponente edificação religiosa de estilo gótico, com detalhes manuelinos e renascentistas. Sua construção começou em 1488, sendo concluída em 1556.

Em 1910, a Igreja Matriz de Caminha foi declarada Monumento Nacional. Situa-se dentro das muralhas da vila, com vista encantadora para o rio Minho e para a vizinha cidade espanhola – A Guarda. Entrada gratuita!

Praça do Chafariz

A Praça Conselheiro Silva Torres é um largo histórico cheio de vida e um dos lugares mais românticos de Caminha. Abriga um Chafariz renascentista da primeira metade do século XVI, além de uma variedade de cafés, confeitarias e restaurantes típicos.

Por ali, também se realiza uma das melhores feiras medievais de Portugal. O evento acontece anualmente durante a última semana de Julho. Fique atento à programação no site oficial da cm-caminha.

+ Confira também: o que visitar em Viana do Castelo

Igreja da Misericordia

Localizada na Rua Direita (centro antigo da vila), a Igreja da Misericórdia destaca-se pelo portal renascentista. Seu interior acolhe a imagem de Santa Rita de Cássia. O altar é ricamente decorado com talha dourada em estilo barroco e rococó. Entrada gratuita!

Miradouro de Santo Antão

Situado numa das mais altas colinas de Caminha, o Miradouro de Santo Antão proporciona uma vista linda e magnífica sobre a Mata Nacional do Camarido, o rio Minho, o mar e a cidade espanhola, A Guarda.

Está localizado a pouco mais de 3 km do centro de Caminha e o acesso é feito tranquilamente de carro pelas Ruas Nossa Sra. da Graça e do Miradouro do Monte de Santo Antão. Veja o trajeto no Google Maps.

Miradouro Sino de Mouros

O Miradouro Sino de Mouros entrega a melhor vista da famosa Praia de Moledo, do Forte da Ínsua e do rio Minho abraçando o mar. Está localizado a 7 km do centro de Caminha e a 2,5 km da Praia de Moledo.

Chega-se ao Miradouro facilmente de carro. Verifique o percurso no Google Maps. O local conta com parque de merendas onde se pode descansar e efetuar agradáveis piqueniques. Está gostando das dicas sobre o que visitar em Caminha? Salve o post nos favoritos!

Outros pontos de interesse na região de Caminha

Forte da Ínsua – encontra-se implantado num ilhéu rochoso, na foz do rio Minho. Foi ocupado por uma comunidade franciscana, no século XIV, mas a fortaleza tal como hoje a conhecemos data do século XVII, do reinado de D. João IV. Pode-se chegar a pé (durante o horário da maré baixa) ou através de passeios de barco, que partem da marina de Caminha.

Mosteiro S. João D’Arga – construção de estilo românica edificada durante o século XIII, na Freguesia de Arga de São João (15 km de Caminha).

Ponte românica de Vilar de Mouros – trata-se de uma ponte gótica sobre o rio Coura, classificada como Monumento Nacional desde 1910. Fica em Vilar de Mouros, a pouco mais de 5 km de Caminha. Mais adiante encontra-se a azenha de Vilar de Mouros, lugar excelente para quem procura alternativas à praia.

Miradouro do Cruzeiro da Independência – ponto histórico localizado na freguesia de Lanhelas. Oferece uma bela panorâmica sobre Caminha e a vizinha Espanha.

O Miradouro do Monte do Calvário, Vila Praia de Ancora – local privilegiado para admirar a paisagem sobre o vale do Rio Âncora e do mar.

Onde comer bem

Quem visita Caminha não pode deixar de experimentar as variadíssimas iguarias da região, marcadas pelos sabores do mar, do rio e da terra. Das encostas da Serra podemos saborear os pratos de carne como delicioso o Cabrito à Serra d’Arga.

Dos seus rios e mar pode apreciar-se os mariscos, a truta, o salmão, a sardinha, o robalo e a lampreia. Para comer bem vá ao Restaurante Baptista Comidas E Bebidas, situado na Praça Conselheiro Silva Torres (Centro Histórico de Caminha).

+ Veja também: o que fazer em Vila do Conde

Melhor época para visitar Caminha

Pode-se conhecer a região em qualquer altura do ano. Porém, a melhor época para visitar Caminha é durante os meses mais quentes (Junho, Julho, Agosto e Setembro).

O verão traz uma animação especial à vila. Lembre-se, com as temperaturas mais elevadas pode sempre curtir e aproveitar as magníficas praias marítimas e fluviais.

+ Verifique também: locais para visitar na Serra da Peneda

Onde dormir em Caminha

Se você está buscando informações sobre onde ficar a dormir em Caminha, siga as nossas dicas e sugestões para uma estada memorável. Os hotéis que selecionamos são confortáveis e oferecem acesso fácil a todos os lugares listados acima. Clique nos links do Booking para conferir e reservar.

Palacete Villa Idalina, um dos melhores hotéis de charme de Caminha

Rinoterra Minho – 1,9 km do centro

Hotel Porta do Sol Conference & SPA – 1,4 km do centro

Palacete Villa Idalina – 3 km do centro

Azenha do Tio Luís – 4,8km do centro

Design & Wine Hotel – 50 metros do centro

Prazer da Natureza Resort & Spa – 3,9km do centro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que visitar em Caminha? Compartilhe com seus amigos!


O post O que visitar em Caminha apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

O que visitar em Lindoso

Roteiro turístico: o que visitar em Lindoso

A história, o património, a tradição ancestral e a natureza, fazem da aldeia de Lindoso uma referência nacional e uma visita obrigatória. Tem como principais atributos: um Castelo medieval e o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica. Onde fica? O povoado típico de montanha está localizado na fronteira com Espanha, em plena Serra Amarela, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, declarado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Com menos de 500 habitantes, a freguesia pertence ao concelho de Ponte da Barca, na província do Minho. Lindoso possui um ambiente rural com charme pitoresco, sendo considerada por muitos como uma das aldeias históricas mais bonitas do Gerês. Neste guia turístico, mostramos os melhores pontos de interesse para você compor os seus dias na região. Veja a seguir o que visitar em Lindoso.

Guia de viagem: locais a visitar em Lindoso

Abaixo,  compartilhamos dicas dos melhores sítios a visitar em Lindoso. Verifique os pontos históricos e lugares mais bonitos para  incluir no seu roteiro de 1 dia em Lindoso.

Castelo de Lindoso 

Espigueiros de Lindoso

Igreja Matriz de São mamede

  Cascata do Poço da Gola 

Visitar o Castelo de Lindoso

O que visitar em Lindoso

Foto: 7 Maravilhas de Portugal

O que visitar em Lindoso

O Castelo de Lindoso assumiu um papel importante na defesa da fronteira portuguesa. É um exemplar notável da arquitetura medieval do século XIII, edificado durante o reinado de D. Afonso III.

Localiza-se no topo da freguesia, com vista maravilhosa para as serras da Amarela, da Peneda e para o majestoso rio Lima.

Encontra-se em bom estado de conservação, acolhendo em sua Torre de Menagem um museu com uma exposição que retrata a ocupação humana do território de Lindoso, desde o período Neolítico até aos nossos dias.

A entrada para o Núcleo Museológico custa a módica quantia de 1,50€. O acesso às muralhas é gratuito. A não perder!

+ Confira também: locais para visitar na Serra da Peneda

Visitar os Espigueiros do Lindoso

O que visitar em Lindoso

Trata-se do maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica, classificado como Imóvel de Interesse Público (IGESPAR). A típica eira dos Espigueiros de Lindoso, está implantada aos pés do Castelo medieval e abriga 60 espigueiros do século XVIII.

O largo forma um dos cenários mais peculiares da província do Minho, na região Norte de Portugal. Totalmente em granito, os espigueiros eram (e ainda são!) utilizados para secar o milho.

Igreja Matriz de São Mamede

Seguindo com as dicas sobre o que visitar em Lindoso, a poucos metros do Cruzeiro do Largo do Destro e do conjunto de Espigueiros, encontra-se a Igreja Matriz de São Mamede. É um templo católico de fachada em granito e torre sineira central. Entrada gratuita!

+Veja também: o que fazer em Castro Laboreiro 

 Como ir à Cascata do Poço da Gola

O que visitar em Lindoso

Poço da Gola, um dos exemplos da beleza natural da Serra Amarela, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês

É paraíso que você quer? Então, não saia da região sem visitar o Poço da Gola, um dos exemplos da beleza natural da Serra Amarela, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A queda d’água fica no lugar de Parada, a menos de 3 km da aldeia de Lindoso. O local não conta com serviço de bares e restaurantes.

Portanto, se pretende passar o dia por ali, recomendamos levar lanche e bebidas. Localização e acesso fácil! Confira no Google Maps.

Melhor época

Lindoso está sempre de braços abertos para receber os visitantes em qualquer altura do ano. No entanto, a melhor época para caminhadas ao ar livre vai de Maio a Setembro. Esses meses também são os mais propícios para desfrutar do seu lazer na frescura das águas do rio.

+ Saiba também: o que visitar em Caminha

Festas de Lindoso

“Enterro do Pai Velho”, considerado um dos mais tradicionais Entrudos de Portugal / Foto: olhares sapo

As festas típicas atraem anualmente centenas de turistas à aldeia de Lindoso. As mais famosas são: a “Malhada Tradicional” em Agosto, e o emblemático “Enterro do Pai Velho” – um cerimonial ancestral que representa a despedida do inverno e as boas vindas à primavera. A não perder!

Gastronomia

A gastronomia regional é simples, mas de grande qualidade. Nos pratos típicos característicos da região destacam-se o tradicional caldo verde, o chouriço assado, a posta de cachena, o cobiçado cabrito no forno a lenha, a truta e a lampreia. Tudo, como se deve, acompanhados pelo excelente vinho verde da região.

Onde ficar a dormir em Lindoso

Ainda não sabe onde ficar a dormir na região de Lindoso? Se está à procura dos melhores alojamentos, veio ao lugar certo! Aproveite as nossas sugestões para uma estada memorável.

As hospedagens que listamos abaixo além de confortáveis, oferecem acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima.

Foto: RH Casas de Campo Design

RH Casas de Campo Design – 900 metros do centro de Lindoso e 500 metros do Poço da Gola

Casa do Charco – 1,200 metros do centro de Lindoso e 150 metros do Poço da Gola

Casa do Pomar – 900 metros do centro de Lindoso e 500 metros do Poço da Gola

Casinha da Fecha – 1 km do centro de Lindoso e 400 metros do Poço da Gola

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que visitar em Lindoso? Compartilhe com seus amigos!


O post O que visitar em Lindoso apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.