domingo, 24 de maio de 2020

Cascatas e Lagoas do Soajo

Roteiro turístico: conheça as mais belas cascatas e lagoas do Soajo

A Serra do Soajo também designada como Serra da Peneda, é a sexta serra mais alta de Portugal Continental, atingindo 1416 metros de altitude. Onde fica? Situa-se no Alto Minho pertencendo aos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção. Se essa é a sua primeira vez na região, saiba que dificilmente será última. O Soajo é lindo, cativante e cheio de tesouros naturais para descobrir, não sendo possível visitar tudo de uma só vez. Grande parte das atrações são integradas no único Parque Nacional português (Peneda-Gerês), considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Esta serra concilia natureza, história, património e tradição ancestral. Neste guia turístico, mostramos as mais belas cascatas e lagoas do Soajo que valem, definitivamente, uma viagem.

Dicas: cascatas e lagoas do Soajo

Há cascatas fantásticas no Soajo que tem mesmo de conhecer. Para aventureiros ou para quem quer fugir à confusão das praias, as cascatas e lagoas do Soajo são locais de passagem obrigatória, no concelho de Arcos de Valdevez.

Se gosta de sítios sossegados e vazios, atividades ao ar livre e caminhadas pela natureza, certamente vai adorar as melhores cascatas e lagoas paradisíacas do Soajo.

As cascatas que selecionamos (algumas delas desconhecidas) são excelentes para uma escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias de verão prolongadas. 

Poço Negro

cascatas e lagoas do Soajo

De grande beleza natural, o Poço Negro encanta a quem o visita. Não à toa, esta cascata é considerada uma das mais bonitas do Soajo.

Possui uma deliciosa lagoa natural de água cristalina, excelente para banho e mergulhos relaxantes a dois, com amigos ou famílias com crianças.

Lembrando que pode visitar o local durante todo o ano. Mas obviamente, a melhor época para aproveitar a cascata é nos meses de verão (Julho, Agosto, Setembro), altura em que água do rio fica mais quente. 

O Poço Negro está localizado à beira da estrada (M530), a menos de 1 km da vila de Soajo (concelho de Arcos de Valdevez).

O acesso à cascata é muito fácil. A partir da beira da estrada (M530) basta descer por uma escadaria segura até ao nível do rio. Confira a localização exata no Google Maps. Não conta com serviço de bar-restaurante.

+ Confira também: o que fazer em Castro Laboreiro

Lagoa dos Druidas

cascatas e lagoas do Soajo

As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas – um dos locais mais  bonitos, místicos e secretos da Serra do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A título de curiosidade: o local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença. 

Como chegar 

A maneira mais fácil de chegar é percorrendo o trilho que começa na aldeia de Tibo. São cerca de 5 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil. Verifique o post completo de como chegar à Lagoa dos Druidas.

Poço do Bento

cascatas e lagoas do Soajo

O Poço do Bento é outro refúgio aprazível com águas cristalinas para se banhar em plenos dias de calor. Onde fica? Esta cascata fica escondida em um vale profundo do rio Adrão, somente a 2 km do centro de Soajo.

Como ir ao Poço do Bento

Para lá chegar terá de percorrer um trilho leve (20 minutos a pé), que começa junto à ponte que liga a vila de Soajo a Cunhas. Confira a localização e coordenadas no Google Maps. O local não conta com serviço de bar-restaurante.

+ Veja também: o que fazer em Ponte da Barca

Poço das Canejas

O caminho para chegar ao Poço das Canejas é o mesmo que conduz ao Poço do Bento. Aliás, o Poço do Bento é vizinho ao Poço das Canejas.

Local magnífico, composto por uma enorme piscina natural de águas cristalinas e jacuzzis maravilhosas para relaxar. Recomenda-se cautela na descida para os banhos. O melhor horário para visitar e curtir o local é entre as 12h e as 15h.

Cascata do Soajo

A Cascata do Soajo forma várias lagoas, tornando o cenário digno de ser aproveitado nos meses quentes de verão. Esta cascata fica na parte superior aos poços do Bento e Canejas, a 2 km do centro de Soajo.

A paz reina por ali, sendo o local perfeito para relaxar a dois, com amigos ou em família. A água, embora fria, é pura, limpa e cristalina. Não conta com serviço de bar-restaurante.

Onde ficar a dormir

Fomos à procura dos melhores alojamentos para se hospedar próximo às melhores cascatas e lagoas do Soajo. A oferta hoteleira da região é pequena e a maioria das hospedagens ficam na vila de Soajo. A seguir listamos os alojamentos que oferecem boa relação preço-qualidade. Clique nos links do Booking para conferir os preços e reservar!

Turismo Rural Casa Do Adro – 50 metros de centro de Soajo

Casa da Gandarela – 450 metros do centro de Soajo

Casas do Cavaleiro Eira – 250 metros do centro de Soajo

Casa de Pereiró – 750 metros do centro de Soajo

Casa Rautau – 50 metros do centro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as cascatas e lagoas mais bonitas do Soajo? Salve nos favoritos!


O post Cascatas e Lagoas do Soajo apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário