Roteiro turístico: conheça as mais belas cascatas e lagoas do Soajo
A Serra do Soajo também designada como Serra da Peneda, é a sexta serra mais alta de Portugal Continental, atingindo 1416 metros de altitude. Onde fica? Situa-se no Alto Minho pertencendo aos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção. Se essa é a sua primeira vez na região, saiba que dificilmente será última. O Soajo é lindo, cativante e cheio de tesouros naturais para descobrir, não sendo possível visitar tudo de uma só vez. Grande parte das atrações são integradas no único Parque Nacional português (Peneda-Gerês), considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Esta serra concilia natureza, história, património e tradição ancestral. Neste guia turístico, mostramos as mais belas cascatas e lagoas do Soajo que valem, definitivamente, uma viagem.
Dicas: cascatas e lagoas do Soajo
Há cascatas fantásticas no Soajo que tem mesmo de conhecer. Para aventureiros ou para quem quer fugir à confusão das praias, as cascatas e lagoas do Soajo são locais de passagem obrigatória, no concelho de Arcos de Valdevez.
Se gosta de sítios sossegados e vazios, atividades ao ar livre e caminhadas pela natureza, certamente vai adorar as melhores cascatas e lagoas paradisíacas do Soajo.
As cascatas que selecionamos (algumas delas desconhecidas) são excelentes para uma escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias de verão prolongadas.
Poço Negro
De grande beleza natural, o Poço Negro encanta a quem o visita. Não à toa, esta cascata é considerada uma das mais bonitas do Soajo.
Possui uma deliciosa lagoa natural de água cristalina, excelente para banho e mergulhos relaxantes a dois, com amigos ou famílias com crianças.
Lembrando que pode visitar o local durante todo o ano. Mas obviamente, a melhor época para aproveitar a cascata é nos meses de verão (Julho, Agosto, Setembro), altura em que água do rio fica mais quente.
O Poço Negro está localizado à beira da estrada (M530), a menos de 1 km da vila de Soajo (concelho de Arcos de Valdevez).
O acesso à cascata é muito fácil. A partir da beira da estrada (M530) basta descer por uma escadaria segura até ao nível do rio. Confira a localização exata no Google Maps. Não conta com serviço de bar-restaurante.
+ Confira também: o que fazer em Castro Laboreiro
Lagoa dos Druidas
As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas – um dos locais mais bonitos, místicos e secretos da Serra do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A título de curiosidade: o local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença.
Como chegar
A maneira mais fácil de chegar é percorrendo o trilho que começa na aldeia de Tibo. São cerca de 5 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil. Verifique o post completo de como chegar à Lagoa dos Druidas.
Poço do Bento
O Poço do Bento é outro refúgio aprazível com águas cristalinas para se banhar em plenos dias de calor. Onde fica? Esta cascata fica escondida em um vale profundo do rio Adrão, somente a 2 km do centro de Soajo.
Como ir ao Poço do Bento
Para lá chegar terá de percorrer um trilho leve (20 minutos a pé), que começa junto à ponte que liga a vila de Soajo a Cunhas. Confira a localização e coordenadas no Google Maps. O local não conta com serviço de bar-restaurante.
+ Veja também: o que fazer em Ponte da Barca
Poço das Canejas
O caminho para chegar ao Poço das Canejas é o mesmo que conduz ao Poço do Bento. Aliás, o Poço do Bento é vizinho ao Poço das Canejas.
Local magnífico, composto por uma enorme piscina natural de águas cristalinas e jacuzzis maravilhosas para relaxar. Recomenda-se cautela na descida para os banhos. O melhor horário para visitar e curtir o local é entre as 12h e as 15h.
Cascata do Soajo
A Cascata do Soajo forma várias lagoas, tornando o cenário digno de ser aproveitado nos meses quentes de verão. Esta cascata fica na parte superior aos poços do Bento e Canejas, a 2 km do centro de Soajo.
A paz reina por ali, sendo o local perfeito para relaxar a dois, com amigos ou em família. A água, embora fria, é pura, limpa e cristalina. Não conta com serviço de bar-restaurante.
Onde ficar a dormir
Fomos à procura dos melhores alojamentos para se hospedar próximo às melhores cascatas e lagoas do Soajo. A oferta hoteleira da região é pequena e a maioria das hospedagens ficam na vila de Soajo. A seguir listamos os alojamentos que oferecem boa relação preço-qualidade. Clique nos links do Booking para conferir os preços e reservar!
Turismo Rural Casa Do Adro – 50 metros de centro de Soajo
Casa da Gandarela – 450 metros do centro de Soajo
Casas do Cavaleiro Eira – 250 metros do centro de Soajo
Casa de Pereiró – 750 metros do centro de Soajo
Casa Rautau – 50 metros do centro
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre as cascatas e lagoas mais bonitas do Soajo? Salve nos favoritos!
O post Cascatas e Lagoas do Soajo apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário