sexta-feira, 29 de maio de 2020

Locais a visitar em Sistelo

Locais a visitar em Sistelo

Sistelo é uma aldeia de montanha, inserida em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez. Conhecida como o “Pequeno Tibete Português”, devido aos seus socalcos verdes, Sistelo é uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Rurais. O povoado com origem e traçado medieval fica no concelho de Arcos de Valdevez, preservando até hoje tradições e costumes do mundo rural. Paisagens fantásticas, descanso, sombra e água fresca é o que vai encontrar em Sistelo, um destino excelente para uma escapadinha de fim semana ou umas férias prolongadas em família. Neste guia de viagem listamos os melhores sítios turísticos e os passeios obrigatórios a não perder na região. Confira as dicas de onde ficar a dormir e quais são os principais locais a visitar em Sistelo.

Locais a visitar em Sistelo

Locais a visitar em Sistelo

Roteiro: dicas para visitar Sistelo

A pacata Aldeia de Sistelo é o ponto de partida para percursos pedestres onde na paisagem se descobrem lugares mágicos e paradisíacos – vales em socalcos, trilhos, caminhos antigos, rios e cascatas, monumentos históricos e miradouros espetaculares. Veja os melhores atrativos turísticos e locais mais bonitos que valem a pena explorar na região!

Monumentos históricos

– Igreja Matriz de Sistelo

– Castelo de Sistelo

– Ponte Medieval sobre o rio Vez

– Eira dos Espigueiros

Miradouro dos Socalcos de Sistelo

Locais a visitar em Sistelo

Este Miradouro oferece a melhor vista dos socalcos de Sistelo, das montanhas e do vale do rio Vez. O acesso ao local é feito por uma estrada de curvas apertadas, que começa junto à Aldeia de Sistelo (10 minutos de carro).

A partir deste ponto pode-se observar a região em todo o seu esplendor e respirar o ar puro da Serra da Peneda. Imperdível!

Visitar o Castelo de Sistelo

O Castelo de Sistelo, localizado no coração da aldeia é, na verdade, o palácio onde viveu o primeiro Visconde de Sistelo, Manuel Antônio Gonçalves Roque, um fiel escudeiro da Casa Real Portuguesa, emigrado no Brasil no início do século XIX.

Edificado a mando do Visconde na segunda metade do século XIX, o Castelo acolhe atualmente um centro interpretativo da paisagem cultural, para receber os turistas. Vale a pena conhecer!

Igreja de Sistelo

Trata-se de um dos principais monumentos históricos para visitar na aldeia. De construção pitoresca, a Igreja de Sistelo é um dos templos religiosos mais antigos da região, com fachada em cantaria e torre sineira adossada.

Passadiços de Sistelo

Os famosos Passadiços de Sistelo localizam-se à margem do rio Vez, no concelho de Arcos de Valdevez. O Trilho dos Passadiços (denominado PR25) é circular e tem uma rota de 2 km bem sinalizados. Com grau de dificuldade fácil, o trilho começa e termina na Aldeia de Sistelo. 

No entanto, o percurso dos passadiços está inserido na Ecovia do Vez, uma longa caminhada de 32 km em meio à natureza junto ao rio. O trajeto pode ser percorrido a pé ou de bicicleta. Durante a caminhada vai avistar verdadeiros paraísos: bosques, cascatas secretas e escondidas, além de pontes medievais, antigos moinhos, ermidas e agradáveis parques de merendas.  

Miradouro da Estrica

Outro belo mirante que descobrimos enquanto explorávamos Sistelo, foi o chamado Miradouro da Estrica, uma das panorâmicas mais lindas do concelho de Arcos de Valdevez.

Pode chegar ao local facilmente de carro ou caminhando pelo Trilho PR27, que inicia no centro de Sistelo. Verifique a localização no Google Maps

Cascatas perto de Sistelo

Locais a visitar em Sistelo

Se gosta de locais paradisíacos com atmosfera mística, não deixe de visitar o emblemático Poço das Caldeiras, localizado entre as pequenas freguesias de Loureda e Cabreiro.

O Poço das Caldeiras é considerado um dos maiores tesouros da região de Arcos de Valdevez. O lugar é lindíssimo e forma uma piscina natural com água calma e cristalina, ótima para mergulhos refrescantes, sobretudo nos meses quentes de Verão (Junho, Agosto e Setembro).

Pode visitar o local através do percurso Ecovia do Vez ou de carro pela estrada N202-2 (8km de Sistelo). Veja as coordenadas para chegar de carro no Google Maps. Recomendo levar lanche e bebidas. E, claro, o saquinho para recolher o seu lixo!

Praias fluviais próximas a Sistelo

Locais a visitar em Sistelo

Durante a sua viagem a Sistelo fique atento às melhores praias fluviais da região. Certamente dois paraísos que o vão encantar são: a Praia Fluvial de Sistelo, situada a poucos metros do Parque de Merendas e a Praia Fluvial de Vilela, junto à Ponte Medieval. Ambas as praias de rio são acessíveis de carro e oferecem apoio de bares, cafés e restaurantes nas proximidades. 

Onde dormir em Sistelo

Divulgação: Casa da Teresina

Anote aí os melhores alojamentos para ficar a dormir em Sistelo, com acesso fácil aos pontos de interesse: Casa da Ferreirinha, Casa da Avó e a Casa da Teresina.

Lembrando, a oferta hoteleira na região não é grande. As poucas hospedagens que existem costumam ficar lotadas principalmente aos fins de semana, feriados prolongados e durante o período das férias escolares. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência através dos links do Booking. Reservar com até 50% desconto

Como ir a Sistelo

Sistelo está localizada em pleno Alto Minho (Norte de Portugal). Partindo de Arcos de Valdevez, siga a estrada N202-2 durante 22km até à Aldeia. Uma vez que a região é carente de transportes públicos, a maneira mais fácil de chegar e circular por ali é de carro próprio ou alugado. 

Outros Pontos de Interesse

Agora que você já descobriu os melhores locais a visitar em Sistelo, aproveite e confira outras dicas de lugares fantásticos para conhecer no Gerês.

+ O que visitar em Soajo

+ Locais para visitar em Cabril

+ O que fazer em Castro Laboreiro

+ O que visitar em Lindoso

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou dos melhores locais a visitar em Sistelo? Compartilhe com seus amigos!


O post Locais a visitar em Sistelo apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

O que visitar em Sortelha

Roteiro turístico: o que visitar em Sortelha

A pequena Sortelha é uma das principais aldeias históricas de Portugal. Com traçado medieval e uma atmosfera bucólica, a aldeia situa-se no concelho de Sabugal, em plena região do centro de Portugal. O destino está cercado por montanhas, rios e vales. Conhecida como o «Reino do Silêncio», Sortelha é um daqueles paraísos perfeitos para quem gosta de turismo rural, monumentos históricos e contato direto com a natureza. O sossego, a paz e a tranquilidade reina por ali! Se planeja uma viagem a Sortelha e quer saber quais são os locais mais bonitos para conhecer na aldeia e nas zonas circundantes, siga as dicas deste guia turístico com os melhores pontos de interesse. Veja a seguir onde ficar a dormir e o que visitar em Sortelha, recentemente considerada uma das aldeias mais bonitas do mundo!

Onde ficar a dormir em Sortelha

Sortelha está entre as aldeias turísticas mais visitadas de Portugal. Os alojamentos da região ficam lotados principalmente aos fins de semana, feriados e durante o período das férias escolares.

A oferta de hotéis por ali é pequena. Por isso, se pretende pernoitar em Sortelha, garanta o seu quarto com antecedência. 

As Casas da Lagariça são o alojamento perfeito para dormir dentro das muralhas da aldeia medieval. Clique no link para conferir!

Outras ofertas de alojamentos na região com bom preço qualidade: Pousada de Belmonte, Cró Hotel Rural, Belmonte Sinai Hotel, Kazas do SeRado, Moinho do Maneio e a Quinta Ponte da Capinha

Guia de viagem

O que visitar em Sortelha - O que fazer em Sortelha - Como chegar em Sortelha - O que ver em Sortelha - Aldeias mais bonitas de Portugal

Terra de gente hospitaleira e tradições ancestrais, Sortelha existe há mais de 800 anos, sendo uma das localidades mais antigas de Portugal. A aldeia encontra-se no topo de uma montanha escarpada, a mais de 750 metros de altitude, com vistas panorâmicas que se estendem até às Serras da Estrela e da Malcata. 

Dicas

Sortelha é uma cidadela fronteiriça, pertence ao distrito da Guarda, e faz parte da chamada Rota das Aldeias Históricas de Portugal. Passando mais tempo na região, você poderá facilmente incluir no roteiro uma visita a outros locais lindos e vilas charmosas próximas a Sortelha como: Belmonte, Sabugal e própria Serra da Estrela, por exemplo.

Roteiro Sortelha: locais a visitar 

O que visitar em Sortelha - O que fazer em Sortelha - Como chegar em Sortelha - O que ver em Sortelha - Aldeias mais bonitas de Portugal

Sortelha é um daqueles lugares míticos e mágicos, que se dá a conhecer nas ruas pitorescas, no conjunto do casario de granito talhado, no Castelo Medieval e no Pelourinho manuelino do século XVI. 

As muralhas de Sortelha têm 4 entradas: Porta Nova, Porta Falsa, Porta da Vila, e a Porta Falsa, junto ao Castelo. A cidadela é pequena e a melhor forma de explorá-la é a pé.

Dica: na chegada a Sortelha dirija-se ao Posto de Turismo e peça um mapa da região, com informações detalhadas sobre os pontos turísticos imperdíveis para incluir no seu roteiro de viagem. 

Visitar o Castelo de Sortelha

Com traça gótica e manuelina, o imponente Castelo de Sortelha mantém intacta a sua aura e feição medieval repleta de lendas. Ligado a disputas militares com a vizinha Espanha, a fortaleza foi mandada construir por D. Sancho I, cuja origem remonta ao séc. XIII. 

O Castelo de Sortelha está classificado como Monumento Nacional, desde 1910. Em 2015, o local serviu de palco para o filme “Meu Passado Me Condena 2”. Para subir à Torre de Menagem, é preciso escalar pedra por pedra, mas as vistas ao redor compensam tudo. Panorâmica magnífica! 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Pedras do Beijo Eterno

“Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. A mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la e, praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra.” Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as “Pedras do Beijo Eterno”. Fonte: CM.Sabugal

Pelourinho de Sortelha

o que visitar em Sortelha

O Pelourinho de Sortelha está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1933. Com arquitetura manuelina, remonta ao século XVI. Situa-se na praça com o mesmo nome, a dois passos do Castelo Medieval.

Outros monumentos históricos a visitar em Sortelha

o que visitar em Sortelha

Jardim do Anel

o que visitar em Sortelha

Outros monumentos históricos e locais de passagem obrigatória dentro das muralhas:

Igreja Matriz 
Casa com Janela Manuelina
Campanário
Jardim do Anel
Casa da Câmara e Cadeia

Passeios e lugares a visitar fora das muralhas

Fora das muralhas há outros sítios bonitos e desconhecidos, que pode explorar durante uma escapadinha romântica a dois ou numas férias prolongadas com a família, por exemplo. Para desvendar a beleza natural do lugar, nada melhor que percorrer os caminhos antigos e trilhos pedestres da região. 

Cabeça da Velha

A região de Sortelha está cercada de rochas inusitadas. Com um pouco de imaginação é possível ver as mais diversas figuras formadas pela disposição dos penedos, todos criados ao longo dos anos pela erosão.

Uma das pedras mais conhecidas é o Penedo da Cabeça da Velha. Aproveite e veja a localização exata no Google Maps.

Praias Fluviais perto de Sortelha

Há duas praias fluviais maravilhosas próximas a Sortelha. A Praia Fluvial da Devesa e a Praia Fluvial Do Meimão. Além da paisagem paradisíaca, as praias de rio com bandeira azul, são excelentes para a prática de atividades náuticas e caminhadas ao ar livre.

Ambos os locais são de fácil acesso e oferecem boa infraestrutura turística. A água é limpa e cristalina, com temperaturas agradáveis que convidam a banhos e mergulhos refrescantes, sobretudo de Junho a Setembro. Os espaços agradam a crianças e adultos, e contam com serviços de bares, cafés e restaurantes.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Como ir e circular 

A Aldeia Histórica de Sortelha fica no concelho de Sabugal, entre as serras da Estrela e da Malcata. Como a região é carente de transportes públicos, a maneira mais prática e rápida de se deslocar e circular por ali é de carro próprio ou alugado.

Distância da Serra da Estrela a Sortelha: 35 km

Distância do Porto a Sortelha: 250 km 

Mais roteiros de locais turísticos

Agora que você já descobriu o que ver e fazer em Sortelha, aproveite e confira outros destinos turísticos para viajar e visitar nas proximidades.

+ O que fazer em Belmonte

+ Roteiro: O que fazer em Monsanto 

+ O que fazer na Serra da Estrela

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que visitar em Sortelha? Compartilhe com seus amigos!


O post O que visitar em Sortelha apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

domingo, 24 de maio de 2020

Cascatas e Lagoas do Soajo

Roteiro turístico: conheça as mais belas cascatas e lagoas do Soajo

A Serra do Soajo também designada como Serra da Peneda, é a sexta serra mais alta de Portugal Continental, atingindo 1416 metros de altitude. Onde fica? Situa-se no Alto Minho pertencendo aos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção. Se essa é a sua primeira vez na região, saiba que dificilmente será última. O Soajo é lindo, cativante e cheio de tesouros naturais para descobrir, não sendo possível visitar tudo de uma só vez. Grande parte das atrações são integradas no único Parque Nacional português (Peneda-Gerês), considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Esta serra concilia natureza, história, património e tradição ancestral. Neste guia turístico, mostramos as mais belas cascatas e lagoas do Soajo que valem, definitivamente, uma viagem.

Dicas: cascatas e lagoas do Soajo

Há cascatas fantásticas no Soajo que tem mesmo de conhecer. Para aventureiros ou para quem quer fugir à confusão das praias, as cascatas e lagoas do Soajo são locais de passagem obrigatória, no concelho de Arcos de Valdevez.

Se gosta de sítios sossegados e vazios, atividades ao ar livre e caminhadas pela natureza, certamente vai adorar as melhores cascatas e lagoas paradisíacas do Soajo.

As cascatas que selecionamos (algumas delas desconhecidas) são excelentes para uma escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias de verão prolongadas. 

Poço Negro

cascatas e lagoas do Soajo

De grande beleza natural, o Poço Negro encanta a quem o visita. Não à toa, esta cascata é considerada uma das mais bonitas do Soajo.

Possui uma deliciosa lagoa natural de água cristalina, excelente para banho e mergulhos relaxantes a dois, com amigos ou famílias com crianças.

Lembrando que pode visitar o local durante todo o ano. Mas obviamente, a melhor época para aproveitar a cascata é nos meses de verão (Julho, Agosto, Setembro), altura em que água do rio fica mais quente. 

O Poço Negro está localizado à beira da estrada (M530), a menos de 1 km da vila de Soajo (concelho de Arcos de Valdevez).

O acesso à cascata é muito fácil. A partir da beira da estrada (M530) basta descer por uma escadaria segura até ao nível do rio. Confira a localização exata no Google Maps. Não conta com serviço de bar-restaurante.

+ Confira também: o que fazer em Castro Laboreiro

Lagoa dos Druidas

cascatas e lagoas do Soajo

As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas – um dos locais mais  bonitos, místicos e secretos da Serra do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A título de curiosidade: o local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença. 

Como chegar 

A maneira mais fácil de chegar é percorrendo o trilho que começa na aldeia de Tibo. São cerca de 5 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil. Verifique o post completo de como chegar à Lagoa dos Druidas.

Poço do Bento

cascatas e lagoas do Soajo

O Poço do Bento é outro refúgio aprazível com águas cristalinas para se banhar em plenos dias de calor. Onde fica? Esta cascata fica escondida em um vale profundo do rio Adrão, somente a 2 km do centro de Soajo.

Como ir ao Poço do Bento

Para lá chegar terá de percorrer um trilho leve (20 minutos a pé), que começa junto à ponte que liga a vila de Soajo a Cunhas. Confira a localização e coordenadas no Google Maps. O local não conta com serviço de bar-restaurante.

+ Veja também: o que fazer em Ponte da Barca

Poço das Canejas

O caminho para chegar ao Poço das Canejas é o mesmo que conduz ao Poço do Bento. Aliás, o Poço do Bento é vizinho ao Poço das Canejas.

Local magnífico, composto por uma enorme piscina natural de águas cristalinas e jacuzzis maravilhosas para relaxar. Recomenda-se cautela na descida para os banhos. O melhor horário para visitar e curtir o local é entre as 12h e as 15h.

Cascata do Soajo

A Cascata do Soajo forma várias lagoas, tornando o cenário digno de ser aproveitado nos meses quentes de verão. Esta cascata fica na parte superior aos poços do Bento e Canejas, a 2 km do centro de Soajo.

A paz reina por ali, sendo o local perfeito para relaxar a dois, com amigos ou em família. A água, embora fria, é pura, limpa e cristalina. Não conta com serviço de bar-restaurante.

Onde ficar a dormir

Fomos à procura dos melhores alojamentos para se hospedar próximo às melhores cascatas e lagoas do Soajo. A oferta hoteleira da região é pequena e a maioria das hospedagens ficam na vila de Soajo. A seguir listamos os alojamentos que oferecem boa relação preço-qualidade. Clique nos links do Booking para conferir os preços e reservar!

Turismo Rural Casa Do Adro – 50 metros de centro de Soajo

Casa da Gandarela – 450 metros do centro de Soajo

Casas do Cavaleiro Eira – 250 metros do centro de Soajo

Casa de Pereiró – 750 metros do centro de Soajo

Casa Rautau – 50 metros do centro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as cascatas e lagoas mais bonitas do Soajo? Salve nos favoritos!


O post Cascatas e Lagoas do Soajo apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

O que fazer em Monsanto – Portugal

Roteiro turístico: o que fazer em Monsanto

A Aldeia Histórica de Monsanto é uma dessas paisagens idílicas, que parecem saídas de um filme. O filme, nesse caso, poderia muito bem ser uma versão lusa de “O Senhor dos Anéis”. Provavelmente, se o escritor J.R.R. Tolkien tivesse nascido em Portugal, os hobbits de suas histórias morariam em aldeias como esta. Imagine só como seria construir uma aldeia inteira ao redor de pedras imensas e irregulares – mas sem tirá-las do lugar. Ao longe, parece que uma montanha desmoronou, espalhando em seu sopé de modo caótico pedras imensas e pequenas casas e igrejinhas. Com essa cara peculiar, Monsanto é considerada uma das aldeias mais bonitas de Portugal. Se está a planear uma viagem para explorar o destino, veja neste guia turístico os locais mais lindos para visitar. Confira o que fazer em Monsanto, onde ficar a dormir e comer bem, como ir, dentre outras dicas essenciais.

"O

"O

Informações e curiosidades sobre Monsanto

São menos de mil habitantes nesta aldeia, que existe desde os tempos do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. No entanto, há traços arqueológicos e históricos que mostram que visigodos, árabes e povos bárbaros também passaram e habitaram a região.

A importância desta aldeia, de tão simples e pouco numerosa população, sempre esteve associada ao imponente Castelo de  Monsanto – uma fortaleza erguida por Cruzados e Templários, no século XII.

A Ordem dos Templários esteve presente em diversos momentos do início da história de Portugal, o primeiro estado-nação europeu, mas isso é história para uma outra ocasião…

"O

Marafona de Monsanto – boneca típica da aldeia

Vale a pena conhecer Monsanto?

Monsanto é uma das aldeias históricas pouco exploradas e conhecidas em Portugal. O destino é perfeito para quem quer aproveitar o melhor do turismo rural, sendo uma ótima opção para umas férias relaxantes ou uma escapadinha de fim de semana a dois, com amigos ou família.

Se gosta de locais históricos, sítios tranquilos e sossegados, caminhadas e atividades para fazer em meio à natureza, vale a pena incluir Monsanto no seu roteiro de viagem! 

"O

O que fazer em Monsanto Aldeias históricas Portugal Passeios pontos turísticos Castelo de Monsanto

Dicas para visitar a Aldeia histórica de  Monsanto

Neste guia de viagem listamos os principais passeios para fazer durante a sua estadia em Monsanto. Continue lendo as nossas dicas e saiba quais são os sítios e locais de visita obrigatória a não perder!

E, já aviso: prepare a sua máquina e escolha os melhores ângulos para fotografar. A paisagem natural é maravilhosa e rende fotos lindas!

Torre de Lucano

A aldeia, em si, ganhou na primeira metade do século XX o título de “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”.

O troféu Galo de Prata, criado para tal honraria, permanece até hoje na Torre de Lucano ou do Relógio – um dos principais monumentos para visitar em Monsanto.

Visitar o Castelo de Monsanto 

"O

O que fazer em Monsanto Aldeias históricas Portugal Passeios pontos turísticos Castelo de Monsanto
"O

O Castelo de Monsanto é a grande atração da aldeia! A fortaleza militar (classificada como Monumento Nacional desde 1948), terá sido construída pelos templários, a quem o rei D. Afonso Henriques, entregou estas terras depois da reconquista aos árabes, que noutros tempos pertenciam aos romanos.

A torre de menagem, ou a principal, é chamada localmente de Torre da Atalaia, e mostra a imponência do castelo, que se ergue a mais de 700 metros do nível do mar.

Dica: o castelo está localizado na colina mais alta e bonita da aldeia e a única maneira de lá chegar é a pé. Carros e motos não circulam por ali. Portanto, levar calçado confortável para trekking se faz obrigatório!

Apesar das curtas distâncias (15 minutos andando, desde o centro da aldeia), os caminhos e os percursos íngremes com pedras, exigem algum preparo físico. 

Mas acredite: todo e qualquer esforço é compensado com uma vista linda e paradisíaca da região. Lugar mágico!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Capela de Santa Maria do Castelo

"O

Uma atração interessante, ainda na área do Castelo, são as Capelas. A Capela de Santa Maria do Castelo é de grande simplicidade, erguida no século XVII.

Contam os moradores locais, que foi construída sobre o lugar que abrigava uma das Capelas Templárias anteriormente – que teria sido destruída na explosão de um paiol (um conto que reforça a vocação cinematográfica da aldeia).

Capela de São Miguel do Castelo

"O

Já a Capela de São Miguel do Castelo, mostra como eram os locais de culto dos Cavaleiros Templários. Seu estilo românico, datado do século XII, é algo inconfundível.

A Capela hoje encontra-se sem telhado, mas as paredes e arcos permanecem robustos e incólumes ao tempo, erigidos em pedras resistentes, de um cinza-azulado que chega a brilhar nos dias de sol. Ao lado, também se encontra o curioso Campanário

Outros pontos de interesse 

Algumas atrações menores podem ser visitadas ainda no centrinho da aldeia, como a Antiga Capela do Socorro, o Miradouro da Praça dos Canhões, a Igreja de São Salvador, a Casa onde viveu Fernando Namora, o antigo Pelourinho e a Igreja da Misericórdia. Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Monsanto? Salve o post nos favoritos!

Onde dormir em Monsanto

o que fazer em Monsanto

Caso você queira pernoitar em Monsanto, a dica é dormir na Casa Davide, um dos melhores alojamentos no coração da aldeia.

A Casa Davide, além de confortável e acolhedora, garante acesso fácil aos atrativos de Monsanto, bares, cafés e restaurantes típicos.

Entre no site de reservas do Booking e saiba mais sobre a Guest House, situada ao lado da Igreja Matriz de São Salvador: clique aqui !

Atenção: os alojamentos em Monsanto têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência.

Onde comer bem em Monsanto

o que fazer em Monsanto

Adega Típica o Cruzeiro

Endereço: Fernando Ramos Rocha, Edificio Multifuções

Taverna Lusitana

Endereço: Rua do Castelo, Nº19, 6060-091 

Onde fica Monsanto, como ir e circular?

o que fazer em Monsanto

Monsanto está localizada a nordeste da Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa. A aldeia é praticamente equidistante em relação às duas principais cidades portuguesas – cerca de 288 km a partir do Porto e por volta de 275 km, saindo de Lisboa.

A Serra da Estrela, um dos principais pontos turísticos de Portugal, fica a pouco mais de 80 km de Monsanto. Já a fronteira com a Espanha está situada a apenas 20 km.

Os trens (comboios) não cobrem o roteiro. Aliás, o destino é carente de transportes públicos. Por isso, a melhor maneira de chegar a Monsanto e circular pela região é de carro próprio ou alugado.

A aldeia é pequena e as atrações para visitar ficam perto umas das outras. Dá para fazer (quase tudo) tranquilamente a pé.

Outros lugares turísticos para conhecer

Agora que você já descobriu os melhores locais para passear em Monsanto, aproveite e confira dicas de outros destinos fantásticos e sítios bonitos para explorar nas proximidades. 

Monsanto combina com a Serra da Estrela, Sortelha e Belmonte (terra do navegador Pedro Álvares Cabral). Clique nos links que estão a seguir e veja o que ver e fazer em cada um desses lugares turísticos.

+ O que fazer na Serra da Estrela

+ Roteiro: o que visitar em Sortelha

+ O que fazer em Belmonte

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Monsanto? Compartilhe!


O post O que fazer em Monsanto – Portugal apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

sábado, 23 de maio de 2020

O que fazer em Salvador – Bahia

Roteiro turístico: o que fazer em Salvador – Bahia

A capital baiana mistura praia, atrativos históricos, religiosos e boa gastronomia. Os principais pontos turísticos de Salvador fazem da cidade uma das mais bonitas do país. Não à toa, a cidade está entre os destinos mais visitados por turistas nacionais e estrangeiros no Brasil. São tantos lugares lindos para conhecer, com diversas atrações culturais que valem a pena serem incluídas em seu roteiro pela cidade. Durante as minhas viagens a Salvador conheci cada um dos pontos de interesse com calma, sem aquela necessidade de ver tudo de uma vez. E, para orientar o seu passeio, listei neste guia os melhores programas com dicas clássicas e até alguns locais pouco visitados e explorados pelos turistas. Veja o que fazer em Salvador de dia e de noite, como se locomover, onde ficar hospedado nos bairros bem localizados e quais são os melhores restaurantes para comer na cidade, dentre outras informações importantes.

“Mas afinal, o que é que a baiana tem? Tem saia rodada tem, tem torso de seda tem, tem cores brilhantes tem e mistério como ninguém…”

Melhores bairros para se hospedar em Salvador

Se você tem poucos dias para explorar a cidade e quer aproveitar as atrações históricas e culturais, além das principais praias urbanas da região, divida a sua estadia entre os bairros do Pelourinho, Barra ou Rio Vermelho. Assim você não fica preso no trânsito e ganha mais tempo para curtir os lugares mais bonitos e interessantes da cidade. 

Se a ideia é ficar em Salvador 3 ou 4 dias, recomendo fazer pelo menos 1 pernoite no Centro Histórico (Pelourinho). O bairro é um dos mais famosos e concentra grande parte dos pontos históricos, museus e casas de arte. Aliás, alguns dos principais monumentos da cidade ficam por ali.

Hotéis confortáveis e bem localizados para dormir no Centro Histórico: Aram Yamí Boutique Hotel, Casa do Amarelindo, Bahiacafé Hotel, Hotel Villa Bahia

Ficando hospedado nos bairros Rio Vermelho e Barra, você garante acesso fácil às praias urbanas do litoral Norte, principal Orla de Salvador, Farol da Barra, Forte de São Diego, restaurantes típicos, bares e baladas.

Além disso, esses dois bairros também são pontos estratégicos para quem vai curtir o carnaval de Salvador e a tradicional Festa de Iemanjá, que ocorre anualmente no dia 2 de Fevereiro. 

Hotéis confortáveis e bem localizados para dormir nos bairros Rio Vermelho e Barra: Monte Pascoal Praia Hotel, The Hotel, Hotel Catharina Paraguaçu, Mercure Salvador Rio Vermelho, Pousada Pedra da Concha.

Dicas: quais são as melhores atrações a visitar?

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

“Toda menina baiana tem um jeito que Deus dá…”

Agora que você já sabe quais são os melhores bairros em Salvador para ficar perto dos locais turísticos, confira a seguir as dicas das principais atrações a visitar na cidade, muitas delas marcadas pela cultura afro-brasileira. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Principais monumentos históricos de Salvador

Todos já ouviram falar, mas o que poucos sabem é que o Pelourinho, no centro histórico de Salvador, constitui o maior conjunto e estrutura de arquitetura barroca, fora do continente europeu.

O bairro, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, está entre os lugares mais conhecidos e procurados para visitar na cidade. 

O Pelourinho não é apenas um passeio – ele é parte da cultura artística, teatral, literária e musical da Bahia. Romances inteiros se passam nas ladeiras do Pelourinho e a região, é palco até hoje de eventos culturais e musicais que reúnem milhares de pessoas.

Mas não esqueça os problemas da metrópole: o Centro Histórico, apesar de ser bem policiado, assaltos e furtos também podem acontecem por ali. Fique atento!

Agora role a página e veja quais são os principais monumentos, museus e praças, dentre outros lugares obrigatórios para passear em Salvador.

Praça José de Alencar ou Largo do Pelourinho

Salvador, é segunda cidade do Brasil mais visitada por turistas nacionais e internacionais

A Praça José de Alencar, conhecida popularmente como Largo do Pelourinho, é um dos lugares mais fotogênicos da cidade, repleto de casarões coloridos e prédios centenários da época do Brasil Colonial.

Está localizada no coração do Centro Histórico (região mais antiga de Salvador). A praça acolhe museus, diversas lojas de artesanato, restaurantes, bares e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

O local é um bom ponto de partida para visitar a pé as principais atrações culturais da região, que ficam bem perto umas das outras.

Visita à Fundação Casa de Jorge Amado (Largo do Pelourinho)

Fundação Casa de Jorge Amado

No Largo do Pelourinho pode visitar a Fundação Casa de Jorge Amado – escritor que foi um dos entusiastas do centro velho de Salvador. Ali ocorrem eventos, cursos, palestras, lançamentos culturais e todo tipo de evento artístico. A entrada custa cerca de R$ 6,00 por pessoa.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Largo do Pelourinho)

o que fazer em Salvador - Pontos Turísticos em Salvador - O que visitar em Salvador

o que fazer em Salvador - Pontos Turísticos em Salvador - O que visitar em Salvador

É uma das igrejas coloniais mais antigas do Brasil, fundada pelos portugueses em 1685. Todas as terças-feiras, às 18 hs, na Igreja N. S. do Rosário dos Pretos, é celebrada uma missa ao som de instrumentos africanos, como atabaques, agogôs, tamborins e repiques.

Além de incenso perfumando o ambiente, fiéis também dançam passos do candomblé e distribuem pães benzidos aos presentes. Entrada gratuita! 

Casa Azul de Michael (Pelourinho)

Em frente à Igreja N.S. do Rosário dos Pretos fica a famosa casa onde o cantor Michael Jackson gravou o clipe musical “They don’t care about us”. O local é bastante concorrido pelos turistas para tirar foto na sacada. 

Visitar a Igreja e Convento de São Francisco 

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

A majestosa Igreja e Convento de São Francisco, eleita uma das 7 maravilhas de origem portuguesa no mundo, é o ponto alto da arquitetura barroca, no Centro Histórico de Salvador.

O interior é ricamente decorado com entalhes dourados de influências barroca e rococó, além de 37 painéis de azulejos do claustro, que retratam cenas pagãs e trazem epígrafes do poeta romano Horácio.

Está localizada no icônico Largo Terreiro de Jesus e a entrada custa apenas R$ 5,00 por pessoa. A visita pode ser feita com guia local ou por conta própria. Imperdível!

Praça Terreiro de Jesus

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

O Pelourinho de Salvador é sede dos grupos Afoxé Filhos de Gandhy e do Bloco Olodum

Localizada em pleno Centro Histórico, a Praça Terreiro de Jesus está entre os lugares imperdíveis para visitar na Cidade Alta de Salvador.

O local é cercado por três igrejas históricas, casas coloniais charmosas, restaurantes e botecos tradicionais, além das típicas baianas vendedoras de Acarajé. 

Os famosos grupos baianos do Afoxé Filhos de Gandhy e da Banda e Bloco Oludum, também costumam atuar por ali.

A título de curiosidade, a Banda e Bloco Oludum existe desde 1979. É um marco na música brasileira e une moradores da região central da cidade por meio de uma ONG, que ensina jovens e crianças a lidar com instrumentos de percussão, mantendo viva a tradição da música baiana.

Casa do Carnaval da Bahia

Trata-se de uma das mais recentes atrações de Salvador. A Casa do Carnaval da Bahia, situada na Praça Ramos de Queirós (Centro Histórico), conta a história de um dos maiores e mais importantes carnavais do mundo, desde a chegada dos portugueses no Brasil até os dias atuais. A entrada custa aproximadamente R$ 30,00. 

Santo António Além do Carmo

o que fazer em Salvador - Pontos Turísticos em Salvador - O que visitar em Salvador

o que fazer em Salvador - Pontos Turísticos em Salvador - O que visitar em Salvador

Vai um Acarajé, meu rei?

O bairro Santo António Além do Carmo fica muito perto do Largo do Pelourinho (10 minutos a pé) e vale a visita! A região é uma das mais tranquilas do Centro Histórico e oferece uma bela panorâmica para a Baía de Todos-os-Santos.

Os monumentos mais visitados são: as Igrejas Santo Antônio Além do Carmo e a do Santíssimo Sacramento do Passo – tombada pelo Iphan, foi cenário do filme “O Pagador de Promessa”.

Uma vez por ali, não deixe de conhecer o Cafélier, o espaço além de super agradável, serve comidas baianas e oferece uma vista linda do pôr do sol sobre a Baía. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 14h às 21h30; domingo das 14h às 20h.

Elevador Lacerda

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

Elevador Lacerda, Salvador – Bahia 

O Centro Histórico da capital baiana fica no topo dos morros e a descida até à parte baixa da cidade, pode ser feita através do emblemático Elevador Lacerda, por um valor simbólico de R$ 0,15.

Ponto de visita obrigatório em Salvador, o Elevador Lacerda, com 63 metros de altura era o mais alto do mundo desse tipo, quando foi fundado, em 1873. Além do visual maravilhoso, a estrutura acolhe uma das sorveterias mais famosas da cidade, “A Cubana”. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Visita ao Mercado Modelo de Salvador

o que fazer em Salvador

Berimbau, instrumento típico da Bahia 

Na parte baixa da cidade, os pontos turísticos multiplicam-se. Para quem busca artesanato e produtos típicos baianos, a recomendação é o Mercado Modelo, um dos maiores do Brasil em produtos locais.

Além das lojas de artesanato, o mercado reúne comidas e bebidas, apresentações e música regional. Dica: dá para chegar facilmente ao local através do Elevador Lacerda, desde o Centro Histórico. 

+ Veja também: o que fazer em Caraíva 

Região do Bonfim Salvador

O Bonfim é um bairro de Salvador, localizado na península de Itapagipe, na parte da Cidade Baixa. As grandes atrações do local são a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim e a Ponta do Humaitá (cercada pelo mar, com um pôr do sol irresistível).

Além disso, na Ponta do Humaitá pode-se conhecer a Igreja e Forte de Monte Serrat, dois pontos interessantes com mais de 400 anos de história, construídos pelos portugueses na época do Brasil Colônia. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 17h. Entrada gratuita!

Visita à Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

o que fazer em Salvador

o que fazer em Salvador

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, é o maior símbolo da religiosidade baiana

Uma vez em Salvador, deixar de visitar a Igreja Nossa Senhor do Bonfim, é quase uma heresia. Sempre movimentada, a igreja e suas escadarias estão entre os pontos de visita mais famosos da Bahia.

Ali, distribuem-se as famosas Fitinhas do Bonfim, aquelas que vemos nos pulsos das pessoas em qualquer lugar do Brasil, e até no exterior.

E caso a sua viagem seja em janeiro, não perca a sensacional e típica Festa do Bonfim, um marco do sincretismo religioso no Brasil e a conhecida “Lavagem do Bonfim” – um ritual onde fiéis despejam água de cheiro nos degraus da igreja, sob o som de cânticos africanos.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Melhores praias urbanas de Salvador

o que fazer em Salvador

Praia do Porto da Barra – Salvador, Bahia

Infelizmente, nem todas as praias de Salvador são próprias para banho devido à poluição. Mas se a sua ideia for curtir praia em Salvador, os melhores locais para ir a banhos na região são as praias do Porto da Barra (ao lado do Farol da Barra) e Itapuã (localizada no litoral Norte).

A Praia de Itapuã é famosa por ter sido referência da música de Vinícius de Moraes “Tarde em Itapuã”, quem não lembra? Tem um mar calmo protegido por recifes (ótimo para ir com crianças). A praia é bastante frequentada por turistas e moradores.

O local também abriga o Farol de Itapuã. Não deixe de experimentar o Acarajé da Cira em Itapuã, um dos mais tradicionais da cidade.

+ Confira: o que fazer na Praia do Porto da Barra

Melhor vista do pôr do sol em Salvador – Farol da Barra

Pôr do sol na Praia da Barra, com visual a partir do Farol da Barra

O passeio no litoral soteropolitano, contudo, não seria completo sem uma visita ao Farol de Santo Antônio, popularmente conhecido como Farol da Barra.

O farol era orientação para o movimentado porto local no século XVII, um dos principais pontos do comércio exterior brasileiro na época.

A exposição com temática marítima, conta um pouco da história do Brasil a partir do mar. Além disso, a vista de cima do Farol é maravilhosa e rende fotos incríveis! Entrada: R$ 10,00.

Depois da visita ao Farol, não deixe de apreciar o maravilhoso pôr-do-sol – uma memorável forma de terminar o dia pela costa da cidade.

Onde comer bem?

Creme de Abóbora, com Robalo em crosta de Tapioca – Restaurante Cuco Bistrô

Coco Bambu Bahia

Endereço: Av Prof Magalhaes Neto, 1273 – Lot Aquárius, Pituba – Salvador

Tereza Paim

Endereço: Rua Odilon Santos 45, Rio Vermelho – Salvador

Cuco Bistrô

Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, N. 6, (Pelourinho) – Salvador

O que fazer à noite? 

Os pontos para curtir a noite em Salvador ficam espalhados pela cidade. Mas o local mais conhecido e famoso é Rio Vermelho – o bairro mais boêmio de Salvador, concentra algumas das melhores casas noturnas e baladas da cidade. As opções de lazer são muitas! 

Por ali vai encontrar boas opções de bares, casas de shows e boates. Para escutar reggae, soul, MPB e dançar forró, por exemplo, vá à Commons Studio Bar, localizada na Rua Odilon Santos.

Muita gente também frequenta a boate Amsterdam – espaço ideal para dançar música eletrônica, funk e reggaeton. Às quintas, costuma haver festa open bar.

Em suma: no bairro Rio Vermelho há alternativas para todos os estilos e gostos. Embora nos fins de semana os lugares fiquem mais movimentados, também existem boas opções de bares e casas noturnas para sair nos dias de semana.

Como se locomover em Salvador

Desembarcando no aeroporto ou rodoviária de Salvador, recomendo totalmente utilizar o Uber, táxis ou alugar um carro. Essas são as maneiras mais fácies, práticas e “seguras” de se locomover em Salvador, sobretudo se você está visitando a cidade para fazer turismo pela primeira vez.

Se puder, evite ao máximo o transporte público. Estando com um mapa ou um GPS em mãos, é fácil circular pela cidade e região, já que a mesma está bem sinalizada. 

Quando ir a Salvador

Salvador é uma cidade para visitar sempre que você puder. Mas no verão, sobretudo nos meses de janeiro e fevereiro, você pode curtir as festas tradicionais da cidade com a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá e o Carnaval, perto dos principais lugares turísticos. 

Quantos dias ficar em Salvador

Para aproveitar bem os passeios pelos principais pontos de interesse da cidade e da região, recomendo ficar entre 3 e 4 dias completos.

Caso você tenha dias sobrando inclua no roteiro uma visita à famosa Praia do Forte (60 km de Salvador). Veja o que fazer na Praia do Forte e onde se hospedar na Praia do Forte

Dicas de outros lugares lindos para viajar

Agora que você já descobriu os melhores lugares para visitar e atividades para fazer em Salvador, aproveite e verifique as dicas de outros destinos lindos para conhecer na Bahia. 

+ Melhores praias de Porto Seguro

+ O que fazer em Trancoso

+ Melhores lugares para conhecer na Bahia

+ Melhores praias de Itacaré

+ O que fazer em Arraial d’Ajuda

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Salvador – Bahia? Compartilhe!


O post O que fazer em Salvador – Bahia apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.