Roteiro turístico: o que fazer em Mariana – Minas Gerais
É bem verdade que Mariana não tem o glamour de Ouro Preto, nem o charme e a calmaria de Tiradentes. No entanto, como em todas as cidades históricas mineiras, os belos casarões coloniais e as igrejas barrocas, também predominam na arquitetura de Mariana. As mais importantes delas são: Catedral Basílica da Sé, Igreja de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo. Neste artigo, selecionamos os os melhores pontos turísticos e dicas sobre o que fazer em Mariana. Confira!
Curiosidades
Mariana foi a primeira vila-cidade capital do Estado de Minas Gerais. A história conta que passou a chamar-se Mariana, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V de Portugal. Por ser a maior produtora de ouro para a Coroa Portuguesa, tornou-se a primeira capital de Minas e foi elevada a cidade no final do século XVII.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Em 1945, a cidade foi tombada como Monumento Nacional. Quer conhecer mais sobre a história? Que tal visitar a cidade? Então, siga as nossas dicas sobre o que fazer em Mariana!
O que fazer em Mariana
A Praça Minas Gerais, é uma das mais bonitas da cidade e um dos pontos mais procurados pelos turistas. Lá, o turista encontra as igrejas de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo – construídas quase que simultaneamente, na segunda metade do século XVIII. Em frente às igrejas está o Pelourinho e a poucos metros do outro lado da rua, encontra-se a Casa de Câmara e Cadeia, concluída em 1798.
Igreja de São Francisco: Diariamente, das 9h às 12h – 13h às 14h.
Igreja Nossa Senhora do Carmo: Terça a domingo, das 9h às 12h – 13 às 16h
Casa de Câmara e Cadeia: Segunda a sexta, das 7h às 18h – sábados e domingos das 9h às 17h.
Praça de São Pedro
No alto do mirante de Mariana, fica a Basílica de São Pedro dos Clérigos – a construção foi iniciada em 1752, mas nunca foi concluída. A arquitetura oval da Basílica e sua fachada em arenito, tornam-na um dos monumentos mais belos de Mariana. Aproveite para subir até ao campanário e desfrutar da vista privilegiada da cidade.
Endereço: Praça São Pedro, acesso pela R. Dom Silvério, Centro Histórico.
Horário de visitação: Diariamente, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Praça Cláudio Manoel
Uma das paradas obrigatórias em Mariana, é a Catedral da Sé. Apesar da simples arquitetura, seu interior guarda um precioso tesouro musical, o magnífico Órgão Arp Schnitger de 1701, doado pela Coroa Portuguesa – é único no Brasil, o que faz da Catedral da Sé uma das mais ricas igrejas do país. Os concertos deste belíssimo Órgão de Tubo, acontecem às sextas (11h30) e aos domingos (12h15).
Endereço: Praça Cláudio Manoel, Centro Histórico
Horário para visitação: De terça a domingo, das 8h às 18h.
+ Veja também: o que fazer em Ouro Preto
Minas Da Passagem
Outro passeio interessante, é a visita às “Minas Da Passagem”. Esta mina está localizada no interior das montanhas mineiras e é considerada a mais importante e antiga Mina de Ouro do Brasil. Dizem os historiadores, que a Minas da Passagem foi descoberta em 1719.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Com mais de 30 km de túneis e belíssimos lagos subterrâneos de águas cristalinas, é considerada a maior mina ainda existente para visitação no mundo.
O lugar é também um dos maiores pontos de encontro de mergulhadores de cavernas do Brasil. No início do século XVIII, os portugueses e os ingleses extraíram só desta caverna, mais de 35 toneladas de ouro.
Endereço: R. Eugênio Eduardo Rapallo, 192, 4 km – Distrito de Passagem de Mariana
Horário de visitação: Segunda e terça, das 9h às 17h; de quarta a domingo, das 9h às 17h30
Preço por pessoa: R$ 30,00.
+ Saiba também: o que fazer em Diamantina
Passeio de Maria Fumaça
O trajeto de trem de Ouro Preto à Mariana é de 18 km, percorridos em 1 hora. Não é a maneira mais rápida, nem a opção mais barata para ir até Mariana, mas se você nunca viajou de trem, ou quer simplesmente ter uma experiência diferente, não perca a oportunidade!
Aproveite para desfrutar o passeio nas “velhas locomotivas”, e sentir um pouco de como era a vida em Minas Gerais, na época do Brasil Colonial.
*Dica: para obter uma vista privilegiada, prefira o lado direito do vagão panorâmico. O visual bucólico das montanhas e das cachoeiras, é incrível! Acesse o site e saiba mais: http://www.turismoouropreto.com/maria-fumaca
Onde comer bem em Mariana
Casarão Grill: Praça Gomes Freire, 92 – Centro Histórico. Especialidade: cozinha variada. De segunda à sexta, das 11h à meia noite; aos sábados, das 15h à 1h; domingos, das 11h à meia noite.
Rancho: Praça Gomes Freire, 108 – Centro Histórico. Especialidade: cozinha variada. De terça à sexta, das 11h às 15h30 e das 18h às 23h; aos sábados e domingos, das 11h às 23h.
Chantilly: R. Frei Durão, 32, Centro Histórico. Especialidade: doces como cupcakes, bolos, tortas e salgados. Das 10h às 21h.
Quando viajamos para Minas, podemos ter a impressão de que as cidades históricas, são muito parecidas. Elas são mesmo! Mas, o que aprendemos, é que cada lugar tem algo de especial e único, assim como Mariana. Por essa razão, fique atento aos detalhes!
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Mariana? Compartilhe com seus amigos!
O post O que fazer em Mariana apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário