Dica: o que fazer em Amarante
A pacata e graciosa Amarante, pertence ao Distrito do Porto (Norte de Portugal) e sub-região Tâmega. A cidade é rodeada pelas imponentes colinas da Serra do Marão, das quais chegam atingir 1450 metros de altitude. O território é antigo, habitado desde a Idade da Pedra. Além dos edifícios históricos, os arredores de Amarante são um refúgio para os viajantes que amam natureza. Trilhas, vales, montanhas e o próprio rio Tâmega, proporcionam momentos relaxantes e de extrema aventura. O mais belo cartão postal da cidade, é a Ponte de São Gonçalo sobre o rio Tâmega – maior afluente do rio Douro. Aliás, a zona ribeirinha é um excelente ponto de partida para visitar as atrações turísticas do centro da cidade. Descubra no relato abaixo os lugares mais interessantes e saiba o que fazer em Amarante.
Passeio de guiga pelo rio Tâmega
Para conhecer a cidade da perspetiva do rio, embarque em um passeio de guiga (barco tradicional de Amarante) pelas águas tranquilas do rio Tâmega. Passe debaixo da ponte velha, apaixone-se pelas construções históricas debruçadas sobre o rio, e siga em direção ao antigo moinho e às cascatas – um dos pontos altos do trajeto. Os passeios de barco podem ser realizados entre junho e outubro. Escolha um dia ensolarado e embarque nessa aventura!
Serviço:
Guigas Serralharia Aguiar – Cais do rio Tâmega (junto à Alameda Teixeira de Pascoaes)
Horário: das 09:00 às 17:00
Preço: 30 minutos, 8 euros; 40 minutos, 10 euros; uma hora, 15 euros
+ Reseve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito !
Conhecer as atrações turísticas
Os edifícios históricos de Amarante são lindos em cada detalhe. Como referido no artigo acima, comece a visita pela ponte setecentista de São Gonçalo – um símbolo de força e resistência na defesa da cidade contra as tropas francesas de Napoleão Bonaparte – saiba mais (aqui). A seguir, conheça o Mosteiro de São Gonçalo (1540) e mais à frente o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, instalado no Convento Dominicano de São Gonçalo, fundado em 1947.
A menos de 10 minutos de caminhada do Mosteiro de São Gonçalo, ficam as ruínas do Solar dos Magalhães. O antigo casarão do século XVI, é símbolo da resistência à invasão francesa no séc. XIX, mantido como memorial do conflito. Vale a visita! Na margem esquerda do rio, a escassos metros do centro, situa-se o Parque Florestal de Amarante – local super agradável para caminhar, descansar, fazer um picnic ou namorar. Está gostando das dicas sobre o que fazer em Amarante? Salve o post nos favoritos!
Fim de semana romântico no Casa da Calçada Relais & Châteaux
Um fim de semana a dois num solar do século XVI, quem não gostaria? O Casa da Calçada é um alojamento cinco estrelas, membro da conceituada cadeia Relais & Châteaux. A propriedade está entre os hotéis mais emblemáticos de Portugal. Todas as instalações são charmosas e confortáveis.
A localização do hotel é excelente, integrado no Centro Histórico ou melhor, alguns quartos oferecem vista incrível sobre o rio Tâmega. Para mais, o Casa da Calçada abriga o requintado Largo do Paço, um restaurante com estrela Michelin, comandado pelo renomado chef Vitor Matos. A gastronomia mediterrânica é fresca, deliciosa e colorida. Vai perder? Confira as melhores tarifas no site do Booking e garanta a sua estadia com até 50% desconto (aqui).
Experimentar a doçaria regional
A doçaria de Amarante é famosa por todo o país. Os doces e bolos regionais são extremamente fáceis de encontrar em muitas pastelarias espalhadas pela cidade. Delicie-se com os doces conventuais da Confeitaria da Ponte, uma das mais antigas casas de bolos regionais de Amarante. Os doces que mais se destacam são: lérias, foguetes, brisas do Tâmega e os papos de anjo.
Na Confeitaria Tinoca, localizada na Rua 31 de Janeiro (centro histórico), os visitantes podem provar o famoso doce fálico – símbolo e mascote da cidade de Amarante. Sim, estamos falando dos “quilhõezinhos de São Gonçalo”. A título de curiosidade: o doce fálico, presença habitual nas romarias da cidade, está associado ao culto pagão de São Gonçalo. Saiba mais (aqui).
*Dicas extras
Lembre-se de levar calçado confortável para desbravar os pontos de interesse a pé. O aeroporto internacional mais próximo à Amarante é o Sá Carneiro (Porto). Em junho, acontece a famosa Romaria de São Gonçalo (padroeiro da cidade), atraindo anualmente milhares de visitantes. Sinta-se convidado(a)!
A seguir ao Largo do Paço, indicamos o Restaurante da Pena (Rua da Pena 342-Vila Caiz) e o Pobre Tolo (Av.General Silveira). Com vista para o rio Tâmega, o Parque Aquático de Amarante, funciona de maio a setembro. Confira todas as informações no site oficial (aqui). Amarante também combina com as cidades do Porto, Vila Real, Guimarães e Braga. Partiu?
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Amarante? Compartilhe com seus amigos!
Este artigo pertence à Partiu Pelo Mundo ! O artigo original pode ser encontrado aqui: O que fazer em Amarante
Partiu Pelo Mundo © 2018 - Todos os direitos reservados
O post O que fazer em Amarante apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário