Gastronomia: comida típica do Alentejo
“Na casa de um verdadeiro alentejano, tenha muito ou tenha pouco, a mesa está sempre posta.” Além dos bons vinhos, a culinária é rica e variada, com influências romanas e árabes. O pão serve de base a toda à gastronomia regional. As receitas que dominam são baseadas nas carnes de porco e borrego, peixes do rio e do mar. A famosa Açorda, por exemplo, remonta à presença dos muçulmanos, que dominaram o território durante cerca de 500 anos. A tradição da doçaria conventual alentejana, tem sua origem nos conventos e mosteiros da região. Uma verdadeira jornada gastronômica para descobrir a comida típica do Alentejo, pode durar semanas, se não meses. Os pratos regionais são muitos, transmitidos de geração em geração, aperfeiçoados, celebrados e, acima de tudo, apreciados à boa mesa. Aqui, algumas sugestões que tivemos o privilégio de experimentar durante as nossas viagens pelo Alentejo.
Ensopado de Borrego à alentejana
Típico das mesas do Alentejo: Ensopado de Borrego à alentejana. A receita original tem ingredientes como: carne de borrego, azeite, folhas de louro, batata, pão alentejano, alho, pimenta malagueta e sal a gosto. Existem vários restaurantes que servem o prato regional, sobretudo em locais turísticos como: Évora, Monsaraz, Marvão, Mértola e Castelo de Vide.
Açorda de Poejos
Uma das especialidades mais peculiares da região do Alentejo, é a Açorda de Poejos. É uma sopa tradicional, feita à base de pão, ovos escalfados, azeite de oliva, alho e poejos (planta medicinal aromática, conhecida também como hortelãzinho). Receita ideal para as noites frias de inverno. Experimentamos esta iguaria deliciosa no Restaurante Mil Homens, durante a nossa viagem a Marvão, uma das vilas históricas mais incríveis do Alentejo. Recomenda-se!
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito !
Migas de Espargos à alentejana
Assim como o Ensopado de Borrego, Açorda de Poejos e outros pratos tradicionais, as Migas também carregam o compromisso de representar a boa gastronomia alentejana. A receita mistura miolo de pão alentejano, espargos selvagens, azeite de oliva, vinagre de vinho branco e sal a gosto. No geral, são servidas com tiras de entrecosto ou lombinhos fritos. Petisco irresistível! Está gostando das dicas sobre a comida típica do Alentejo? Salve o post nos favoritos!
Pão de Rala
Aquele doce conventual que você não pode deixar de experimentar durante a sua visita a Évora: Pão de Rala. A melhor aposta para degustar a especialidade da capital alentejana, é visitar a Pastelaria Conventual Pão de Rala, na Rua Cicioso nº47 (Évora). Da receita fazem parte os seguintes ingredientes: gemas de ovos, açúcar, limão siciliano, amêndoas moídas e chila. Dos deuses!
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito !
Sericaia com ameixas de Elvas
Bem como o Pão de Rala, a Sericaia também está entre os melhores doces conventuais da região do Alentejo. No entanto, a proveniência da receita é controversa: há quem diga que é originária do Brasil, mas há também quem afirme que a receita original nasceu no Convento das Clarissas de Elvas. De toda a maneira, os aromas e sabores do doce regional são uma verdadeira perdição. Ingredientes: leite, farinha de trigo, ovos, açúcar, ameixas de elvas, raspas de limão siciliano e pau de canela.
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre as comida típica do Alentejo? Compartilhe com seus amigos!
Este artigo pertence à Partiu Pelo Mundo ! O artigo original pode ser encontrado aqui: Comida típica do Alentejo
Partiu Pelo Mundo © 2018 - Todos os direitos reservados
O post Comida típica do Alentejo apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário