quinta-feira, 29 de setembro de 2022

O que fazer em Ouro Preto

Roteiro turístico: o que fazer em Ouro Preto – Minas Gerais

Se procura o que fazer em Ouro Preto – MG, guarde as dicas imperdíveis deste guia prático de viagem. A 100 km de Belo Horizonte, no sopé da Serra do Espinhaço, Ouro Preto reúne o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil. A cidade é declarada Monumento Nacional e Patrimônio Mundial, conferido pela UNESCO, em 1980. Antiga capital de Minas Gerais, Ouro Preto foi fundada em 1711, e até os dias atuais, preserva sua história, cultura, tradições. A região desenvolveu-se durante o Ciclo do Ouro (período da mineração durante a colonização portuguesa). Neste post, uma lista com os principais pontos turísticos que não podem ficar fora do seu roteiro pela cidade. Venha daí connosco conferir as melhores atrações para visitar em Ouro Preto e arredores!

Roteiro Ouro Preto e Tiradentes - Roteiros e dicas de viagem Ouro Preto e Tiradentes - Roteiro turistico Ouro Preto e Tiradentes - Melhores Passeios

Onde fica Ouro Preto

Cidade marcada pela Inconfidência Mineira, Ouro Preto é um município localizado no estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil.

A cidade fica aos pés do maciço rochoso da Serra do Espinhaço, a 100 km de distância da capital Belo Horizonte e a 57 km de Congonhas. O aeroporto mais próximo de Ouro Preto é o Aeroporto de Confins (CNF).

Melhor época para visitar Ouro Preto: Quando ir

Ouro Preto pontos turísticos o que fazer dicas viagem cidades históricas Minas Gerais

A cidade de Ouro Preto é convidativa durante todo o ano, mas existem datas especiais que merecem ser destacadas.

Assim como em outras cidades históricas do Brasil, em Ouro Preto, há também uma bela variedade de artesanato mineiro, concertos de música ao vivo, boa gastronomia regional e festividades religiosas. 

Os principais eventos em Ouro Preto são: Semana Santa e o Corpus Cristh, 12 de Outubro (comemoração do aniversário da Escola de Minas) e Carnaval. Contudo, vá ciente que nessas datas os preços das tarifas dos hotéis tendem a subir. 

Meses mais quentes em Ouro Preto

Setembro a abril

Meses mais frios em Ouro Preto

Junho e julho

Meses mais chuvosos

Novembro a março

*Dica

Na nossa opinião, a melhor época para visitar Ouro Preto é de maio a agosto, durante a temporada de seca e de clima mais ameno para se poder passear prazerosamente a pé. 

Como se locomover ou deslocar em Ouro Preto

Ouro Preto pontos turísticos o que fazer dicas viagem Minas Gerais hotel cidades históricas

As principais atrações de Ouro Preto estão concentradas no Centro Histórico da cidade, que acolhe ruelas seculares para serem descobertas a pé. Essa é a melhor forma de explorar Ouro Preto.

No decorrer do percurso encontrará casarões com belíssimas fachadas, capelas e igrejas barrocas, lojas de artesanato regional, cafés e restaurantes típicos.

Mas vá com fôlego e boa disposição para encarar as ladeiras da cidade. As ruas de paralelepípedos são íngremes, logo convém levar calçado confortável para realizar as caminhadas sem grandes sacrifícios. Evite sapatos de salto!

Nota

Circular de carro no centro de Ouro Preto é bastante complicado, por conta do número de lugares de estacionamento que diminuiu consideravelmente na cidade.

Se precisar de transporte para se deslocar no centro, a dica é pegar um Uber ou táxi. 

Lembrando que os táxis em Ouro Preto não usam taxímetro e o valor costuma ser “tabelado”. Ou seja, você negocia a corrida com o taxista antes da partida.

Estrada Real ou Caminho Real

Ouro Preto faz parte da maior rota turística do Brasil – a Estrada Real, percurso aberto oficialmente pela Coroa Portuguesa, na época do Brasil Colônia.

O caminho percorre mais de 190 cidades, pequenos vilarejos, serras, rios, pontes e montanhas. São mais de 1.600 quilômetros de estrada, até chegar ao porto de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro.

No século XVIII, todo o percurso era feito a pé, a cavalo, em liteiras ou charretes. O rei de Portugal mandou construir a Estrada Real, com a finalidade de controlar a entrada e a saída das mercadorias.  Ou seja, controlar o escoamento do ouro e diamantes que eram extraídos das terras de Minas Gerais.

A Estrada Real ou Caminho Real exerceu um importantíssimo papel no desenvolvimento cultural, político e socioeconômico do Brasil.

O que fazer em Ouro Preto: Melhores pontos turísticos para visitar

Roteiro Ouro Preto e Tiradentes - Roteiros e dicas de viagem Ouro Preto e Tiradentes - Roteiro turistico Ouro Preto e Tiradentes - Melhores Passeios

Ouro Preto ou Vila Rica, como era chamada antigamente, é um dos mais belos destinos do Brasil! Não é apenas mais uma cidade para conhecer. É uma cidade com uma beleza e uma história especial.

Cada rua e cada monumento tem uma estória para contar. Ouro Preto é apaixonantemente fotogênica, com um bela arquitetura colonial e onde as lendas se misturam com a história.

Cercada pelas imponentes montanhas da magnífica Serra do Espinhaço, a cidade de Ouro Preto tem como principais atrativos suas igrejas barrocas e casarões coloniais. 

Para além das atrações históricas e culturais, Ouro Preto é também morada de muitas belezas naturais.

Em seu entorno, encontram-se diversos rios, cachoeiras e trilhas em regiões de mata nativa preservada – são muitas as opções para aqueles que gostam de recarregar as energias em meio à natureza.

Fora o turismo, a região ainda continua despertando os mesmos interesses do passado. Algumas empresas ainda buscam as reservas de minério de ouro, bauxita, ferro e outros valiosos minerais nos vales de Ouro Preto.

Descubra a seguir o que ver e fazer em Ouro Preto – Minas Gerais. 

1 – Praça Tiradentes

Praça Tiradentes, Ouro Preto, Minas Gerais – Brasil

Rodeada por belos edifícios históricos, é impossível ficar indiferente à envolvência da Praça Tiradentes, considerada um dos locais mais bonitos de Ouro de Preto.

A Praça Tiradentes está localizada no coração do Centro Histórico, e é passagem obrigatória para quem visita a cidade. 

Aqui encontram-se algumas das atrações mais importantes de Ouro Preto, como Museu da Inconfidência, o Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOP e a emblemática Estátua de Tiradentes (em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”). 

2 – Museu da Inconfidência 

Praça Tiradentes, Ouro Preto – Brasil

Instalado no edifício setecentista da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, o Museu da Inconfidência foi criado na década de 30, em Homenagem à Inconfidência Mineira (1789).

Este Núcleo Museológico possui um vasto acervo que conta a história de Ouro Preto e do período que marcou o processo de independência do Brasil.

Para além disto, o espaço acolhe algumas das principais obras de artistas como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (renomado escultor e arquiteto do século XVIII). Entrada: R$ 8,00.

Localização e horário de funcionamento do Museu da Inconfidência

Endereço: Praça Tiradentes, nº 139 (Centro Histórico), Ouro Preto – MG

Horário para visitantes: De terça a domingo, das 12h às 18h

3 – Igreja São Francisco de Assis

Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto, Minas Gerais – Brasil

Ouro Preto é sem dúvida uma cidade repleta de história e com uma beleza surpreendente em igrejas e monumentos.

Prova disso é a magnífica Igreja São Francisco de Assis, declarada em 2009 uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Construída em estilo Barroco, com elementos decorativos Rococó, esta igreja é uma das mais importantes obras primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e do Mestre Ataíde.

Dentre os elementos que mais se destacam são o medalhão da fachada, o lavabo da sacristia em pedra-sabão, o altar-mor e o fascinante forro da nave, que cria a ilusão de que o teto se projeta para o infinito, imitando o céu.

O templo, edificado no século XVIII pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Para além de poder visitar a Igreja São Francisco de Assis, nesta área da cidade terá também a oportunidade de conhecer a belíssima Feira de Artesanato em Pedra-Sabão.

Horário, preço e localização da Igreja São Francisco

Endereço: Largo de Coimbra (Centro Histórico), Ouro Preto, Minas Gerais

Horário para visitantes: De terça a domingo, 8h30 às 11h50 e 13h30 às 17h

Entrada: O preço da entrada para visitar a Igreja São Francisco de Assis é de R$ 6,00. O mesmo ingresso vale para o Museu do Aleijadinho que fica na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

4 – Feira de Artesanato em Pedra-Sabão

Ouro Preto pontos turísticos o que fazer dicas viagem cidades históricas Minas Gerais

Localizada em frente à Igreja São Francisco de Assis, no Largo de Coimbra, a Feira de Artesanato em Pedra-Sabão é passagem obrigatória para quem visita Ouro Preto.

O local reúne mais de 50 expositores, e você pode encontrar belas peças de pedra-sabão, além de colares, brincos, pedras semi-preciosas, objetos de decoração e lembrancinhas de viagem.

Para mais, também é possível observar os artesãos esculpindo ao vivo a famosa pedra-sabão. Entrada gratuita a todos!

Localização e horário da Feira de Pedra-Sabão

Endereço: Largo de Coimbra (Centro Histórico), Ouro Preto – MG

Horário: A feira acontece diariamente, das 8h às 18h. 

5 – Igreja de Nossa Senhora do Carmo 

Monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um importante exemplar da tradição rococó no Brasil.

Sua construção iniciada em 1756, apresenta uma fachada com elementos em pedra-sabão, realçando o brasão da Ordem do Carmo e querubins, obra tradicionalmente atribuída a Antônio Francisco Lisboa.

Além de bonita, esta a igreja encontra-se muito bem conservada. No seu interior, poderá contemplar um altar em talha barroca, as obras do Mestre Ataíde e belos painéis de azulejos portugueses – segundo consta, a única igreja mineira com estes elementos.

Para concluir, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo fica mesmo ao lado da antiga Casa do Noviciado do Carmo, atualmente sede do Museu do Oratório. Vale a visita para quem tem interesse.

Horário e localização da Igreja Nossa Senhora do Carmo

Endereço: Rua Brigadeiro Mesqueira, Centro Histórico

Visitação: terça a sexta, das 9h às 11h e 13h às 16h 45 ; sábado e domingo das 13h30 às16h45. Entrada: R$ 6,00 – estudantes pagam meia.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto  – Cancelamento Gratuito!

6 – Museu do Oratório

Inaugurado em 1998, o Museu Oratório localiza-se junto à Igreja Nossa Senhora do Carmo, não muito distante da Praça Tiradentes (ponto central da cidade).

O museu guarda uma bela coleção de cerca de 162 oratórios e 300 imagens que datam desde o século XVII até ao século XX. Espaço bem organizado e conta com ótimas e explicativas descrições do acervo.

É uma visita ideal para quem tem interesse em arte sacra, mas não deixa de ser uma atividade interessante para todos os que gostam de história, arte e cultura.

O valor da visita é bastante acessível para o público em geral, cerca de R$5,00. Professores e estudantes não pagam entrada.

Localização e horário de funcionamento do Museu do Oratório

Endereço: Adro da Igreja do Carmo, 28 – Ouro Preto, MG

Horário para visitantes: Aberto todos os dias da semana, das 09h30 às 17h30, exceto às terças-feiras.

7 – Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar

A Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar é um templo católico construído em 1730. De acordo com registros, esta igreja veio a substituir uma antiga capela dedicada a Nossa Senhora do Pilar.

Além de ser uma das maravilhas da arquitetura barroca e rococó, é considerada uma das igrejas mais ricas do Brasil.

O grande destaque está na beleza dos pormenores do seu interior folheado a ouro, que emprestam grandiosidade à igreja.

Há ainda um museu de arte sacra integrado na cripta da Basílica. O acervo conta com cerca de 400 peças produzidas entre os séculos XVII e XIX. Imagens santas, resplendores, documentos e vestuário da época estão lá.

Entrada: R$ 8. O mesmo ingresso vale para o Museu de Arte Sacra. 

Localização e horário Basílica Matriz de N. S. do Pilar

Endereço: Praça Monsenhor Castilho Barbosa, 17 – Pilar, Ouro Preto – MG, 35400-000, Brasil

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 09h às 10h45 e das 12h às 16h45. Encerra às segundas-feiras. 

8 – Museu Casa dos Contos

O edifício onde está inserido o Museu Casa dos Contos foi erguido entre 1782 e 1787, com o objetivo de ser a moradia do cobrador de impostos da Capitania de Minas Gerais, João Rodrigues de Macedo.

Entre os anos de 1820 e 1821, o prédio passou por uma remodelação significativa na qual compõe a obra atualmente.

Ao longo dos anos, o espaço teve diversas finalidades: Casa de Fundição, Casa de Detenção, dentre outros orgãos públicos.

Para além disto, foi sede da Administração Pública da Capitania de Minas Gerais, que acabou originando seu nome “Casa dos Contos”.

Atualmente estão reunidas no museu diversas peças dos séculos XVII e XIX, como móveis e objetos de decoração, numismática da Casa da Moeda do Brasil e exemplares de documentos e livros antigos.

Para mais, há um bonito acervo de obras de arte contemporânea doadas por artistas que realizaram exposições no museu.

Hoje, a instituição abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, além de promover mostras culturais e diversas outras exibições artísticas.

Localização e horário do Museu Casa dos Contos

Endereço: Rua São José, nº 12 – Centro Histórico, Ouro Preto – MG

Horário para visitantes: Está aberto para visitação de terça à sábado, das 10h às 16h e domingo, das 10h às 14h.

9 – Igreja Matriz de Santa Efigênia

O que fazer em Ouro Preto

Atribui-se a sua construção ao escravo alforriado Chico Rei e sua tribo, que utilizaram o ouro retirado da Mina da Encardideira, uma das maiores e produtivas minas da região de Ouro Preto.

O início da construção da Igreja Matriz de Santa Efigênia deu-se por volta de 1733 e a conclusão em 1785.

Seu interior contempla quatro belos altares dedicados a Santa Rita, Santo Antônio Noto, São Benedito e Nossa Senhora do Carmo. Valor da entrada: R$: 5,00. 

Localização e horário da Igreja Santa Efigênia

Endereço: Rua Santa Efigênia, 396 – Bairro Alto da Cruz, Ouro Preto – MG

Horário para visitantes: De terça a domingo, das 08h30 às16h30. Encerra às segundas-feiras. 

10 – Rua Conde de Bobadela ou Rua Direita

Casario colonial da Rua Conde de Bobadela – Ouro Preto – MG

A Rua Conde de Bobadela, conhecida popularmente por Rua Direita, é uma das ruas mais bonitas e movimentadas de Ouro Preto.

Esta histórica rua faz a ligação entre a Praça Tiradentes, o Largo de Coimbra e outras partes interessantes da cidade.

É cercada por belos sobrados centenários, que acolhem lojas de artesanato típico feito por artesãos locais, bares, cafés e restaurantes especializados em comida mineira. 

Pelo percurso é possível observar a construção colonial, característica da cidade. 

11 – Igreja Nossa Senhora do Rosário 

O que fazer em Ouro Preto

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída pela Irmandade do Rosário dos Pretos a partir de 1765, em substituição da antiga capela de 1709.

Como a maioria das igrejas deste período, carrega consigo as características da arquitetura barroca mineira.

No interior da igreja destacam-se os seis altares laterais, dois púlpitos com base de granito e uma bonita varanda de treliça de ferro forjado. 

Em 1985 foi tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico e cultural. 

Localização e horário da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Endereço: Largo do Rosário, s/n – Bairro Rosário, Ouro Preto – Minas Gerais

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 13h às 16h45. Encerra às segundas-feiras. 

12 – Mirante do Morro São Sebastião

O que fazer em Ouro Preto

O Mirante do Morro São Sebastião oferece uma panorâmica absolutamente maravilhosa e de cortar a respiração.

Desta elevação podemos ver a cidade de Ouro Preto, as montanhas da Serra do Espinhaço, bem como o imponente Pico do Itacolomi ao longe.

Pode chegar ao mirante a pé a partir da Praça Tiradentes (Centro de Ouro Preto) ou de carro. Peça ajuda ao GPS do Google Maps. Subida íngreme. Imperdível no horário do pôr do sol!

13 – Igreja de São Francisco de Paula

O que fazer em Ouro Preto

Localizada no Morro da Piedade, a Igreja de São Francisco de Paula (também chamada de Igreja São Chico de Cima) destaca-se na paisagem montanhosa.

Em redor do templo encontramos muitas árvores e vegetação nativa que emprestam ao local uma aura de paz e tranquilidade. 

A  construção desta igreja foi iniciada no ano de 1804, sendo concluída em 1898. Possui um exterior singelo mas o seu interior é muito bonito com ornamentos dourados que justificam uma visita.

De salientar o altar-mor com um estilo barroco-rococó e a imagem do padroeiro São Francisco de Paula, atribuída ao Mestre Aleijadinho.

Horário e localização da Igreja de São Francisco de Paula

Endereço: Rua Padre José Marcos Pena, Bairro São Cristovão Antigo Morro da Piedade. Rodovia dos Inconfidentes km 98, Ouro Preto – Minas Gerais

Horário para visitantes: Não há horários fixos para visitação. Logo para ter a certeza de que pode ver o interior da Igreja de São Francisco de Paula, a dica é ir no horário da missa celebrada nos domingos de manhã (10h).

14 – Mina do Chico Rei

Ouro Preto, antiga Vila Rica, foi a cidade mais importante do Ciclo do Ouro, no século XVIII. Várias minas que funcionavam no período da mineração, hoje estão abertas para o turismo.

Entre as mais visitadas está a Mina do Chico Rei (antiga Mina da Encardideira), uma das maiores minas de ouro do estado, que pertenceu a um ex-escravo negro alforriado, o Chico Rei, nascido no Reino do Congo. 

A Mina do Chico Rei, com aproximadamente 1.600 metros de extensão, foi desativada no século XIX e a visita guiada percorre alguns dos principais túneis.

No local, há também uma loja de artesanato mineiro, uma pequena cascata e um lago de peixes. Vale a visita para quem tem interesse. 

Nota

Passeio não recomendável a pessoas com problemas de mobilidade reduzida, pois durante o percurso é necessário algum esforço físico, por conta da irregularidade do piso.

Horário e localização da Mina do Chico Rei 

Endereço: Rua Dom Silvério, 108 – Antonio Dias, Ouro Preto – Minas Gerais

Horário de funcionamento: A Mina do Chico Rei encontra-se aberta diariamente, das 08h00–17:00 

15 – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias

O que fazer em Ouro Preto

O início da sua construção deu-se por volta de 1727 e a conclusão da obra foi em 1746, onde existia a capela de Nossa Senhora da Conceição, edificada em 1669 pelo bandeirante Antônio Dias.

O projeto e a execução da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias ficou a cargo de Manoel Francisco Lisboa, pai do mestre Aleijadinho. Inclusive, ambos estão sepultados em seu interior.

É uma das mais importantes igrejas de Minas, tombada pelo IPHAN em 1939. Para além disso, este templo ainda abriga o Museu Aleijadinho, criado em 1968. O núcleo museológico reúne peças de arte sacra e antigos documentos gráficos do artista.

16 – Bené da Flauta Restaurante e Café

O que fazer em Ouro Preto

Já vamos começar com um restaurante considerado entre os melhores de Ouro Preto – o Bené da Flauta!

Localizado em pleno Centro Histórico da cidade, este restaurante surpreende com comidas saborosas e ambiente requintado.

Além disto, o Bené da Flauta encontra-se inserido num belíssimo casarão do século XVIII, onde residiu o famoso Mestre Ataíde.

O restaurante oferece um menu diversificado com pratos da cozinha mineira contemporânea e uma grande variedade de vinhos nacionais e internacionais.

Atendimento impecável. Convém reservar mesa. Contato para reservas: + 55 31 3551-1036

Horário e endereço do Bené da Flauta Restaurante e Café

Rua São Francisco de Assis, 32 (Centro Histórico) Ouro Preto – Minas Gerais

Horário: Aberto diariamente, das 12h às 22h

17 – Escadabaixo Bar Cozinha

O que fazer em Ouro Preto

O Escadabaixo Bar Cozinha serve pratos baseados na culinária brasileira e italiana, com opções de refeições vegetarianas.

O restaurante encontra-se instalado num sobrado de traça colonial e dispõe de duas salas distintas e confortáveis, com bela decoração e ambiente aconchegante.

Além da boa comida, os drinks exclusivos e as cervejas artesanais como a famosa Ouropretana merecem destaque.

Para mais, às quintas, sextas e sábados, a partir das 20h, há som do Piano Jazz ao vivo. Boa relação preço-qualidade!

Endereço e horário de funcionamento do Escadabaixo Bar Cozinha

Rua Direita, 122 – Ouro Preto, MG, 35400-000, Brasil

Horário: Aberto todos os dias da semana (12:00 – 00:00), exceto às quarta-feiras. 

18 – Casa do Ouvidor

Comida Mineira  Pratos tipicos  Frango com Quiabo  Queijo do Serro  Feijão Tropeiro  Galinha ao molho pardo com Angu

Referência em petiscos e pratos à la carte da tradicional cozinha mineira, a Casa do Ouvidor existe desde 1972, e atualmente funciona num casarão centenário em plena rua Direita.

É um dos locais mais afamados de Ouro Preto e um dos mais conhecidos pela sua tradição e qualidade, sendo considerado já um clássico da cidade.

Com toda essa fama, a dica é reservar mesa com antecedência ou chegar cedo, já que o restaurante costuma ficar cheio em pouco tempo, principalmente no fim de semana.

Aqui come-se Tutu à mineira, Feijão tropeiro, Frango com quiabo, Caldo-verde, Galinha caipira ao molho pardo com angu, dentre outras iguarias regionais.

A Casa do Ouvidor também conta uma carta de vinhos diversificada e jantares românticos à luz de velas. A não perder!

Endereço, contato e horário de funcionamento da Casa do Ouvidor

Rua Conde de Bobadela / Rua Direita, 42 – Ouro Preto, MG

Horário de funcionamento: Aberto diariamente, das 11h30 às 22h

Contato para reservas: +55 (31) 35512141

19 – Ópera Café

O que fazer em Ouro Preto

Trata-se de uma das cafeterias mais famosas de Ouro Preto. O Ópera Café encontra-se inserido num casarão do século XIX, a poucos metros de distância do Teatro Municipal – Casa da Ópera, no centro de Ouro Preto.

Possui uma sala caprichosamente decorada e um ambiente aconchegante, ideal para fazer uma pausa e tomar um café a dois, com amigos ou em família.

Não deixe de provar o pão de queijo quentinho, as quitandas mineiras, dentre outros iguarias que estão no cardápio da casa.

No local, há ainda venda de cafés especiais em grãos de diferentes regiões de Minas.

20 – Parque Natural Municipal das Andorinhas

O que fazer em Ouro Preto

Criado em 1968, o Parque Natural Municipal das Andorinhas compreende uma área total de cerca de 557 hectares, a apenas 5 km de distância do centro de Ouro Preto.

O parque proporciona o contato direto com a natureza e possibilita à prática de caminhadas e outras atividades ao ar livre.

Além de contemplar diferentes ecossistemas, você ainda tem como opções de lazer belas cachoeiras e piscinas naturais, trilhas e três mirantes onde é possível ter uma visão privilegiada da Mata Atlântica e Cerrado com sua fauna e flora preservadas.

Endereço do Parque Natural Municipal das Andorinhas: Rua das Andorinhas, s/n, Morro São João Ouro Preto – MG

Horário de funcionamento do parque: Aberto diariamente, das 8h às 18h

Veja a seguir as atrações a visitar 

Venha daí connosco descobrir o melhor do Parque Natural Municipal das Andorinhas: Mirantes, cachoeiras, piscinas naturais, trilhas. 

Mirante Pedra do Jacaré

Um dos principais símbolos da região, a Pedra do Jacaré é uma impressionante formação rochosa que compõe o Parque Natural das Andorinhas. 

O mirante é um dos mais acessível do parque, sendo possível visitá-lo através de uma curta caminhada de 10 minutos.

Mirante Véu das Noivas

Situa-se no topo da Cachoeira Véu das Noivas. Para visitá-lo é necessário uma caminhada de cerca de 40 minutos. A trilha é bastante exigente. Passeio não aconselhado para pessoas com alguma dificuldade de locomoção.

Mirante Vermelhão

Localiza-se no ponto mais alto do parque, a cerca de 1400m de altitude. A partir deste local é possível avistar quase todo o parque.

Esta área já foi palco de extração de Bauxita. Hoje é utilizado como campo de estudo para recuperação de áreas degradadas.

A trilha que conduz ao Mirante Vermelhão é considerada de elevado grau de dificuldade. Percurso de aproximadamente 1 hora a pé.

Piscinas Naturais

Também é possível dar uns mergulhos refrescantes nas diversas piscinas naturais espalhadas pelo parque. Uma ótima pedida para levar as crianças, passar o dia em família, e amenizar o estresse do dia a dia.

Cachoeira dos Pelados

A Cachoeira dos Pelados tem uma queda de água de cerca de 5 metros de altura e possui um delicioso poço para ir a banhos, sobretudo nos dias de maior calor. 

Cachoeira Véu das Noivas

As duas quedas-d’água da Cachoeira Véu das Noivas descem pelos paredões rochosos a mais de 50 metros de altura e caem num belo lago de águas límpidas e cristalinas.

No local, há ainda uma trilha bastante fechada e íngreme, que vai do top até à base da cachoeira. Percurso pedestre recomendado para visitantes experientes neste tipo de atividade.

Cachoeira das Andorinhas

A mais acessível e visitada cachoeira do parque, que leva seu nome, fica escondida numa bela formação rochosa que parece uma gruta/caverna.

Estamos a falar da Cachoeira das Andorinhas, com cerca de 10 metros de altura. Seu nome deriva das Andorinhas de Coleira, que procuram refúgio no local durante a primavera e o verão.

Ouro Preto: Onde ficar a dormir na cidade

Ouro Preto pontos turísticos dicas viagem cidades históricas Minas Gerais

Se precisa de reservar hotel em Ouro Preto, encontrará neste roteiro dicas de algumas opções de hospedagem com excelente custo benefício.

A seguir sugerimos algumas das melhores pousadas para dormir na cidade, com acesso fácil às atrações históricas, restaurantes, cafés e lojas de comércio local.

Lembrando que numa viagem sem carro a Ouro Preto, a melhor escolha é hospedar-se na área central da cidade, perto da Praça Tiradentes.

Nota Importante

Os melhores hotéis de Ouro Preto costumam ficar cheios ao fim de semana e principalmente durante os tradicionais eventos da Semana Santa e o Corpus Cristh, 12 de Outubro e Carnaval.

Assim sendo, caso você pretenda visitar Ouro Preto nessas datas, não se esqueça de reservar seu quarto com antecedência para garantir os pernoites na cidade.

Hotel Solar do Rosário

Roteiro Ouro Preto e Tiradentes - Roteiros e dicas de viagem Ouro Preto e Tiradentes - Roteiro turistico Ouro Preto e Tiradentes - Melhores Passeios

Divulgação: Hotel Solar do Rosário

Charme. Não tem melhor palavra para resumir um dos hotéis mais bonitos da cidade histórica de Ouro Preto. Instalado num belo casario colonial, o Solar do Rosário é um hotel de cinco estrelas situado a poucos metros da Praça Tiradentes.

Nesta bela unidade, o luxo e conforto são garantidos. Nos quartos, há enxoval Trussardi e amenities L’Occitane.

O hotel conta ainda com uma banheira de hidromassagem, duas agradáveis piscinas com vista panorâmica da cidade e das montanhas da Serra do Espinhaço, além de um restaurante à la carte onde pode degustar pratos da gastronomia mineira contemporânea. Boa aposta para casais!

Pousada Chão de Minas

O que fazer em Ouro Preto

Divulgação: Pousada Chão de Minas

A Pousada Chão de Minas é uma hospedagem de quatro estrelas, ideal para uma escapadinha de fim de semana a dois ou em família.

Está instalada numa chácara de 40.000 m² e possui uma bela arquitetura inspirada nas antigas sedes de fazendas dos séculos XVIII e XIX, oferecendo todas as condições para uma estadia perfeita.

Tem decoração rústica chic, quartos amplos e climatizados, restaurante à la carte, estacionamento privativo gratuito e piscina exterior com vista para a montanha.

A unidade está localizada na região de Cachoeira do Campo, a menos de 20 km do centro de Ouro Preto – MG.

Hotel Recanto da Serra

O que fazer em Ouro Preto

Divulgação: Hotel Recanto da Serra

Numa das mais belas colinas de Ouro Preto, a apenas 2 km do Centro Histórico da cidade, o Hotel Recanto da Serra é um ótimo destino para escapar do burburinho e relaxar entre a beleza natural e a riqueza histórica e cultural da região.

A propriedade disponibiliza quartos climatizados com ar condicionado split, cama king-size, TV, banheiro privativo com amenities de qualidade e secador de cabelo.

Uma vez no Hotel Recanto da Serra, não deixe de usufruir da área de lazer com confortáveis redários, salão de jogos, piscinas ao ar livre, trilhas e banheira privativa com vista para a montanha.

Além disto, o hotel dispõe de um restaurante com cardápio diversificado, música ao vivo e serve café da manhã em estilo continental ou buffet. Boa aposta para casais e famílias com crianças.

Vila Relicário

O que fazer em Ouro Preto

Divulgação: Vila Relicário

A Vila Relicário é hotel de charme com um toque rústico-chic e decoração barroca. Situa-se em pleno Morro São João, uma bela colina cercada pela natureza, a apenas 10 minutos de carro do Centro Histórico de Ouro Preto.

As acomodações deste hotel estão divididas em duas categorias distintas: Apartamentos Ouro (com camas de casal e de solteiro, em quartos duplos ou triplos) e Chalés Exclusivos (opção perfeita para casais ou famílias de até 4 pessoas).

Além do hotel e restaurante, a Vila Relicário possui ainda uma ótima estrutura para realizar eventos ou casamentos.

Para completar, os hóspedes poderão relaxar nas espreguiçadeiras junto à piscina exterior com uma encantadora vista para as montanhas mineiras. Há estacionamento privado gratuito no local.

Hotel Pousada do Arcanjo

Ouro Preto pontos turísticos o que fazer dicas viagem cidades históricas Minas Gerais

Divulgação: Hotel Pousada do Arcanjo

Às portas do Centro Histórico de Ouro Preto, o Hotel Pousada do Arcanjo oferece acomodações confortáveis e espaçosas com decoração colonial e arquitetura moderna.

Todos os quartos estão cuidadosamente equipados com cama king-size e apresentam deslumbrantes vistas para a montanha.

Alguns aposentos ainda dispõem de uma sala de estar e uma varanda privativa. Além disto, um delicioso buffet de café da manhã é servido diariamente no Hotel Pousada do Arcanjo, com boas opções de frutas tropicais, pão de queijo quentinho, bolo de milho e outras iguarias mineiras.

Para completar, há um restaurante bistrô inspirado na Belle Époque e chá da tarde cortesia com diversos biscoitos e bolos caseiros. Excelente escolha para casais e famílias!

Pousada do Mondego

O que fazer em Ouro Preto

Divulgação: Pousada do Mondego

Localizada no Largo de Coimbra, a Pousada do Mondego é uma hospedagem cheia de charme e de histórias.

A menos de 50 metros da pousada fica a Igreja de São Francisco, a Feira de Artesanato em Pedra-Sabão e, ladeira acima, situa-se a Rua Direita, repleta de boas opções de restaurantes típicos, bares e lojas de comércio local. A Praça Tiradentes e Museu da Inconfidência encontram-se a apenas 100 metros da propriedade.

Em suma: A Pousada do Mondego possui excelente localização para quem quer pernoitar no Centro Histórico da cidade e aproveitar com facilidade os principais pontos de interesse de Ouro Preto.

Esta pousada tem belas vistas para as montanhas ao redor, é caprichosamente decorada, e oferece aquele buffet de café da manhã mineiro que você tanto deseja encontrar. Estacionamento e Wi-Fi gratuitos. Boa aposta para casais!

+ Dicas de lugares a visitar

Agora que você já descobriu o que fazer em Ouro Preto, aproveite e descubra outros belos locais para visitar em Minas Gerais. 

+ O que fazer em Mariana 

+ O que fazer em Tiradentes

+ Onde ficar em Tiradentes

+ Cachoeiras em Diamantina

+ Cidades históricas mais bonitas de Minas Gerais

+ O que fazer em Diamantina

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Ouro Preto – Minas Gerais? Compartilhe com seus amigos!

O post O que fazer em Ouro Preto apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

terça-feira, 20 de setembro de 2022

O que fazer em Diamantina – MG

Minas Gerais: O que fazer em Diamantina e arredores

Terra de Vesperatas e Serenatas, Diamantina foi uma das primeiras cidades brasileiras tombadas como monumento histórico pelo Iphan. Se está à procura de dicas sobre o que fazer em Diamantina em 1, 2 ou 3 dias, vai certamente adorar este roteiro de viagem, onde listamos as melhores atrações que visitamos durante a nossa estadia na cidade e região. Role a página e prepare-se para descobrir belas construções históricas, museus, além de magníficas cachoeiras e piscinas naturais em meio à vegetação típica do cerrado mineiro.

Cachoeiras em Diamantina

Curiosidades sobre Diamantina – MG

o que fazer em Diamantina Minas Gerais dicas viagem passeios

Casarões de arquitetura fascinante, lembram claramente as mais belas vilas de Portugal

A construção do município começou em 1702, na época conhecido como Arraial do Tijuco. Mais tarde, a cidade passou a chamar-se Diamantina, por causa do grande volume de diamantes, que foram extraídos na região durante o período colonial brasileiro – maior lavra do mundo ocidental no século XVIII.

Importa referir que Diamantina preserva até hoje suas tradições, sabores, vegetação nativa e um belíssimo Centro Histórico Colonial, Patrimônio português no Mundo.

Em 1999, a cidade foi Tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. 

Atualmente, é uma das cidades históricas mais visitadas de Minas Gerais, recebendo cerca de 3 milhões de turistas por ano.

Para quem não sabe, Diamantina faz parte da maior rota turística do Brasil – a Estrada Real. Além disso, esta cidade é uma excelente base para explorar as cachoeiras e trilhas do Parque Estadual do Biribiri (PEBI) e também fazer passeios bate-volta até às cidades de Serro, Milho Verde e Conselheiro Mata.

A Estrada Real

O percurso da Estrada Real foi aberto oficialmente pela Coroa Portuguesa, na época do Brasil Colônia.

O caminho percorre mais de 190 cidades, pequenos vilarejos, serras, rios, pontes e montanhas. São mais de 1.600 quilômetros de estrada, até chegar ao porto do Rio de Janeiro.

No século XVIII, todo o percurso era feito a pé, a cavalo, em liteiras ou charretes. O rei de Portugal mandou construir a Estrada Real, com a finalidade de controlar a entrada e a saída das mercadorias.  Ou seja, controlar o escoamento do ouro e diamantes que eram extraídos das terras de Minas Gerais.

A Estrada Real exerceu um importantíssimo papel no desenvolvimento cultural, político e socioeconômico do Brasil.

Onde fica Diamantina

o que fazer em Diamantina Minas Gerais cidade histórica cachoeiras dicas viagem pontos turísticos

Conhecida como a cidade natal de Juscelino Kubitschek (Presidente do Brasil entre 1956 e 1961), Diamantina está localizada na Serra do Espinhaço, em pleno Vale do Jequitinhonha, no Nordeste do Estado de Minas Gerais, a cerca de 290 km da capital Belo Horizonte. 

A cidade possui um dos mais belos e importantes acervos arquitetônicos do período Colonial Barroco e do período Imperial brasileiro.

Melhor época para visitar Diamantina

Cachoeiras em Diamantina

Veja a seguir qual a melhor época para visitar Diamantina – MG:

Outono e inverno em Diamantina

Diamantina pode ser visitada ao longo de todo o ano, contudo para quem quer aproveitar os melhores eventos da cidade e os parques ao ar livre, acreditamos que a melhor época é no outono, ou no inverno, entre os meses de abril e setembro, quando o clima na região é mais seco e há pouca ocorrência de chuva.

Durante a temporada seca ocorre o mais tradicional evento de Diamantina, a Vesperata, atraindo milhares de turistas à cidade, entre os meses de abril e outubro. Vale a pena!

Primavera e verão em Diamantina

A estação das chuvas, ou estação chuvosa, ocorre nos meses da primavera – verão, no entanto, as temperaturas na região são mais altas – ótima pedida para banhos de cachoeira! 

Como se locomover em Diamantina

o que fazer em Diamantina Minas Gerais viagem dicas passeios pontos turísticos

Para visitar os principais atrativos do centro da cidade, como praças, museus e igrejas, por exemplo, não é necessário carro ou outro tipo de transporte. As atrações do Centro Histórico de Diamantina podem ser feitas a pé. Contudo, evite calçado de salto, já que as pedras e os paralelepípedos das ruas, podem atrapalhar sua caminhada – um tênis confortável é sempre a melhor opção. Fica a dica!

O que fazer em Diamantina – Minas Gerais: Melhores pontos turísticos a visitar

Cachoeiras em Diamantina

Diamantina, a Norte de Belo Horizonte, convida os visitantes a dias de passeio e descanso. A cidade é encantadora, e as atrações culturais estão concentradas no Centro Histórico.

Para completar, a região possui uma natureza deslumbrante, repleta de belas cachoeiras e trilhas mágicas, que destacam a beleza natural de Minas Gerais e do Brasil. Venha daí conosco descobrir os locais imperdíveis para visitar em Diamantina – MG. Você vai gostar!

1 – Museu do Diamante

o que fazer em Diamantina Minas Gerais cachoeiras cidade históricao que fazer em Diamantina Minas Gerais Pontos turísticos cidades históricas

o que fazer em Diamantina Minas Gerais pontos turísticos cachoeiras cidade histórica

O Museu do Diamante, instalado num belo edifício do século XVIII, está entre os principais Núcleos Museológicos da cidade de Diamantina.

É um espaço dedicado à memória do período áureo do ciclo do ouro e das pedras preciosas na região de Diamantina.

O museu existe desde 1954 e conta com um belo acervo de arte sacra, objetos de época e mobiliário, fotografias históricas do povo de Diamantina, além de uma liteira do século XIX que pertenceu a Dom João Antônio dos Santos, primeiro bispo da cidade.

Vale a pena a visita para quem tem interesse. Entrada gratuita a todos!

Localização e horário de  funcionamento do museu

Endereço: Rua Direita, 14 (Centro Histórico)

Horário para visitantes: Das 12h às 17h30, de terça-feira a sábado; domingos, das 9h às12h. 

+ Saiba também: o que fazer em Mariana

2 – Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja Nossa Senhora do Carmo – Diamantina – MG

A Igreja Nossa Senhora do Carmo é uma das obras primas da arquitetura mineira. A construção data da segunda metade do século XVIII e foi financiada pelo contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira, companheiro de Chica da Silva; a igreja fica a apenas 50 metros de sua casa.

Um dos destaques desta igreja é o belíssimo órgão de tubo, protagonista de vários concertos e ciclos musicais.

Atenção especial à torre sineira invertida que terá sido assim construída a pedido de Chica da Silva. Vale a pena conhecer quando visitar Diamantina.

Localização e horário de funcionamento

Endereço: Rua do Carmo (Centro Histórico), Diamantina – MG

Horário para visitantes: de terça a sexta, das 14h às 17h; e ao sábado, das 9h às 12h e das 14h ás 17h.

3 – Casa da Glória

o que fazer em Diamantina Minas Gerais dicas viagem pontos turísticos

O Instituto Casa da Glória é um dos cartões de visita de Diamantina. Trata-se de uma construção dos séculos XVIII e XIX formada por dois belos edifícios em estilo colonial, ambos interligados por um curioso passadiço de madeira.

Para além do famoso passadiço, o interior da casa dispõe de algumas salas decoradas com mobiliário da época, obras de arte sacra, peças ligadas ao estudo da geociência, fotos antigas, dentre outros objetos decorativos.

Atualmente, a Casa da Glória acolhe o Instituto de Geociências da UFMG. Durante a visita, não deixe de assistir ao vídeo que conta a história da casa.

Localização e horário de funcionamento

Endereço: Rua da Glória, 298 (Centro Histórico), Diamantina – MG

Horário para visitantes: de terça a domingo, das 8h às12h e das 14h às18h

Preço de entrada: R$ 2,00

+ Verifique também: onde ficar em Ouro Preto

4 – Casa de Chica da Silva

o que fazer em Diamantina Minas Gerais pontos turísticos cachoeira Casa Chica da Silva

o que fazer em Diamantina Minas Gerais Casa Chica da Silva pontos turísticos cidade histórica

Pátio da Chica – Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade é a Casa de Chica da Silva, erguida pelo contratador português João Fernandes de Oliveira, uma das pessoas mais ricas à época no Arraial do Tijuco, atual Diamantina.

Está localizada na Praça Lobo de Mesquita, mesmo em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo.

No local viveu João Fernandes de Oliveira, em companhia da hoje lendária Chica da Silva, provavelmente entre os anos de 1763 e 1771.

O casarão de estilo colonial data de meados do século XVIII e apresenta cômodos amplos, jardim e quintal com árvores frutíferas, além de belas sacadas em madeira e janelas de treliça.

A visita ao local requer agendamento prévio e geralmente é acompanhada por um guia que explica detalhadamente a história de Chica da Silva e de João Fernandes de Oliveira, o contratador de diamantes (responsável pela exploração da pedra preciosa na região de Diamantina).

O edifício já passou por vários restauros e atualmente funciona como sede do IPHAN.

Localização da Casa de Chica da Silva e horário de visitas

Endereço: Praça Lobo de Mesquita, nº 266 (Centro Histórico), Diamantina – MG

Horário para visitantes: de terça a sábado, das 12h às 17h30 e domingo, das 9h às 12h.  A visita requer agendamento prévio, como já referido no tópico acima. Entrada gratuita.

Contatos para agendar a visita à Casa de Chica da Silva: + 55 (38) 3531-1382 / + 55 38 3531-2491

5 – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

o que fazer em Diamantina Minas Gerais cidade histórica pontos turísticos igrejas coloniais

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é um templo católico erguido no século XVIII.

Está localizada no Largo do Rosário, mesmo em frente ao Chafariz do Rosário e à lendária Gameleira do Milagre.

É parte do Centro Histórico de Diamantina, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Localização e horário de funcionamento

Endereço: Largo do Rosário (Centro Histórico), Diamantina – MG

Horário para visitantes: Não há horários fixos para visitação. Logo para ter a certeza de que pode ver o interior da igreja, a dica é ir no horário da missa.

6 – Casa Juscelino Kubitschek

o que fazer em Diamantina Minas Gerais pontos turísticos

É a casa onde o ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek morou com sua família durante a infância e adolescência em Diamantina.

Atualmente acolhe um pequeno museu, que se tornou atrativo turístico na cidade. Construída no século XVIII, a casa encontra-se bem conservada e reúne itens pessoais da família de JK: há móveis, roupas, recortes de jornal e uma réplica do último consultório onde ele atendeu como médico.

No local, vai também encontrar uma loja com diversos produtos típicos da região, onde pode fazer uma degustação quando terminar a visita.

A Casa Juscelino Kubitschek situa-se numa das principais artérias da cidade histórica, e a entrada para visitar o museu custa cerca de R$ 10,00.

Localização da Casa de Juscelino Kubitschek e horário de funcionamento

Endereço: Rua São Francisco, 241, Centro Histórico, Diamantina – MG

Horário para visitantes: De terça a sábado, das 8h às 17h e domingo, das 8h às 13h

+ Veja também: roteiro de Ouro Preto e Tiradentes

7 – Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé

Um dos cartões-postais da cidade, a imponente Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé merece uma visita durante a sua estada em Diamantina.

As obras da Catedral começaram em 1932, no local onde ficava a Igreja Colonial de Santo Antônio do Tijuco (século XVIII), que foi praticamente demolida, conservando apenas dois retábulos em talha barroca e algumas peças avulsas.

A Catedral Metropolitana situa-se em pleno coração do Centro Histórico, a escassos metros do Museu do Diamante e da Rua da Quitanda. Entrada gratuita!

Localização da Catedral Metropolitana de Diamantina e horário de funcionamento

Endereço: Rua Direita, 50 (Centro Histórico) Diamantina, MG, 39100-000, Brasil

Horário para visitantes: A igreja encontra-se aberta para visitação durante todo o dia. 

8 – Rua da Quitanda

o que fazer em Diamantina Minas Gerias cachoeiras cidades históricas pontos turísticos

Diversos casarões coloniais e esplanadas ao ar livre dão um charme especial a uma das ruas mais bonitas de Diamantina, a Rua da Quitanda.

Repleta de bares, restaurantes e lojas de artesanato local, a Rua da Quitanda é certamente o ponto mais badalado da cidade, principalmente à noite e durante os concertos da Vesperata.

Além disso, é um dos melhores lugares em Diamantina para tirar fotos com os sobrados coloniais como pano de fundo.

A poucos metros da Rua da Quitanda também se encontra a Catedral Metropolitana e o Mercado Municipal.

9 – Mercado Velho ou Mercado Municipal

o que fazer em Diamantina Minas Gerais pontos turísticos cidade histórica

Mercado Velho / Antigo Mercado dos Tropeiros – Diamantina, Minas Gerais

Em meados do século XIX, o local servia de ponto de encontro dos tropeiros para venda e troca de mercadorias vindas de outras regiões do Estado de Minas Gerais.

Hoje, o Mercado Municipal (antigo Mercado dos Tropeiros) é um importante atrativo turístico e histórico de Diamantina.

O mercado recebe todos os sábados pela manhã a tradicional feira da cidade.

Sexta à noite geralmente oferece música ao vivo, muita animação e há comidas (e bebidas) típicas da região. A não perder!

Localização do Mercado Municipal

Endereço: Praça Barão do Guaicuí, 171 (Centro Histórico), Diamantina – Minas Gerais

10 – Igreja de São Francisco de Assis

Diamantina é sinônimo de belas construções coloniais. Nesta encantadora cidade mineira, há uma pluralidade de igrejas que se destacam por sua beleza arquitetônica, importância histórica e relevância artística.

Construída em 1762, a Igreja de São Francisco de Assis está entre os mais belos monumentos religiosos da cidade.

No interior da igreja, sobressai o altar-mor revestido a talha dourada e as pinturas de José Soares de Araújo e Silvestre de Almeida Lopes, dois grandes nomes da arte sacra mineira.

Importa ainda mencionar que Chica da Silva, uma das mulheres negras mais famosas da história do Brasil (falecida em 1796), foi sepultada na Igreja de São Francisco de Assis. 

Localização e horário de funcionamento

Endereço: Rua São Francisco, Centro Histórico, Diamantina – Minas Gerais

Horário para visitantes: De segunda a sábado, das 08h às 12h; e das 14h às 17h

11 – O Garimpeiro Restaurante

O Garimpo é um dos melhores restaurantes para comer bem em Diamantina.

Inserido dentro da famosa Pousada do Garimpo, oferece pratos da cozinha típica mineira, bem preparados e em fartas porções.

Há linguiça flambada na cachaça, bolinho de arroz com queijo, tutu à mineira, feijão tropeiro, galinha caipira ao molho pardo com angu, dentre outras iguarias regionais.

O ambiente é acolhedor, a comida reconfortante e os preços são honestos. Recomendamos a todos de olhos fechados!

Endereço e horário de funcionamento do Restaurante O Garimpo

Av. da Saudade, 265 – B – Centro, Diamantina – MG, 39100-000, Brasil

Horário: De terça-feira à sexta, das 18h às 22h; Sábado, das 15h às 22h. Encerrado aos domingos e segundas-feiras. 

12 – Relicário Gastronomia

Próximo ao Mercado Velho de Diamantina, o Relicário Gastronomia serve pratos da cozinha brasileira moderna, com ingredientes frescos e da estação.

No cardápio, bolinhos crocantes de feijoada com couve, bacon e alho, tilápia grelhada ao molho de alcaparras, risoto de linguiça, steaks de filé mignon, quiabos amanteigados, petit gateau de chocolate com morangos e outras delícias de dar água na boca.

Além da comida bem elaborada, destacamos o serviço personalizado e ótimo atendimento que deixa o cliente sentir-se em casa. 

Endereço e contato do Relicário Gastronomia

Rua Joaquim gomes da Costa, 59 (Centro Histórico), Diamantina, MG

Contato para reservas: + 55 38 3531-4294

13 – Vesperata em Diamantina

o que fazer em Diamantina Vesperata cidade histórica dicas viagem pontos turísticos

o que fazer em Diamantina Minas Gerais pontos turísticos vesperata

Reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais, a famosa Vesperata é uma espécie de concerto ao ar livre, onde nas sacadas dos antigos casarões tocam os músicos que são regidos por maestros que ficam no meio do largo, ao lado dos demais espectadores.

O repertório é bastante eclético, passando pela música popular brasileira até clássicos da música internacional. São cerca de duas horas de boa música e muita diversão para locais e turistas de todas as idades.

*Dicas

Vale lembrar que a Vesperata é bastante disputada, então convém chegar cedo para garantir um lugar confortável.

O evento ocorre anualmente na Rua da Quitanda (Centro Histórico de Diamantina), e os concertos noturnos acontecem ao ar livre duas vezes por mês e ao fim de semana, de abril a outubro.

Fique atento à programação da Vesperata em Diamantina, no site oficial.

Lugares para conhecer perto (arredores) de Diamantina

A seguir listamos lugares que estão perto do centro de Diamantina, e podem ser facilmente visitados de carro, em um dia, num passeio bate e volta. 

Confira abaixo os locais a visitar e planeje seu roteiro sem medo de ser feliz!

14 – Garimpo Real de Diamantina

Garimpo Diamantina MG pontos turísticos o que fazer passeios dicas turismo viagem

O Garimpo Real tem mais de 300 anos e faz parte de história de Diamantina e do Brasil. É um passeio absolutamente imperdível para quem gosta de natureza ou dos minerais.

Durante a visita guiada, você vai conhecer o trabalho e o dia a dia de um garimpeiro, em plenas montanhas da Serra do Espinhaço.

O passeio dura aproximadamente 3 horas e o guia Belmiro (mestre do garimpo) explica, passo a passo, as técnicas de extração artesanal de ouro, diamantes, dentre outros tipos de minérios.

No local, há também trilhas ecológicas em meio à mata nativa, mostrando a preservação da fauna selvagem e dos seus habitats.

Sem dúvida, uma experiência inédita que vale a pena ser vivida por todos!

Localização do Garimpo Real e contato 

O Garimpo Real fica numa área privilegiada, a apenas 9 km do centro de Diamantina. Contato do guia: + 55 (38) 3531-1557. Requer agendamento prévio. 

15 – Vila do Biribiri

Localizada no Parque Estadual do Biribiri, a Vila do Biribiri é um pequeno povoado rural do século XIX.

Apresenta um singular conjunto arquitetônico e paisagístico, cercado pela magnífica Serra do Espinhaço.

No final do século XIX, a Vila do Biribiri foi uma grande fábrica da indústria têxtil na região. Hoje, é um agradável ponto turístico para casais, amigos e famílias com crianças.

Além da natureza e do casario conservado, no local, há uma aconchegante cafeteria e dois restaurantes onde se pode degustar comida típica mineira feita no fogão a lenha, e servida debaixo da sombra das árvores, com o cenário da vila como pano de fundo. 

Vale ainda referir que no mesmo parque, perto da Vila do Biribiri, ficam as famosas cachoeiras da Sentinela e dos Cristais. Assim sendo, a dica é tomar um banho relaxante em ambas as cachoeiras e a seguir aproveitar para almoçar ou lanchar na Vila do Biribiri – um belo programa para fazer durante um dia inteiro na região de Diamantina. 

16 – Cachoeira dos Cristais

Cachoeiras em Diamantina

A Cachoeira dos Cristais é uma das pérolas do Parque Estadual do Biribiri, na porção central da Serra do Espinhaço, território que foi reconhecido pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

Espere encontrar um conjunto de belas lagoas formadas por rochas, ligadas entre si por pequenas quedas-d’água que alegram os visitantes.

A cachoeira não tem apoios, logo convém levar água e alguma comida para passar o dia com mais conforto. Leve também calçado adequado para trekking, chapéu, protetor solar e repelente.

Como ir à Cachoeira dos Cristais

Partindo de Diamantina são apenas 15 km até ao Parque Estadual do Biribiri, local onde se encontra a Cachoeira dos Cristais.

A queda-d’água não é acessível de carro, mas a trilha para lá chegar é de fácil acesso (500 metros). O caminho não tem nada que enganar, basta seguir as placas dentro do parque. Peça ajuda ao GPS do Google Maps.

17 – Cachoeira da Sentinela

Cachoeiras em Diamantina

A  Cachoeira da Sentinela é um local belíssimo para um bom dia passado a dois, com amigos ou em família.

Está localizada no Parque Estadual do Biribiri, a uma curta distância da Cachoeira dos Cristais e da Vila do Biribiri.

O lugar possui vários ambientes com piscinas naturais e suas águas cristalinas são relativamente mornas, quando comparadas com outras cachoeiras. Não tem apoios!

Com chegar à Cachoeira da Sentinela

A Cachoeira da Sentinela fica a apenas 7 quilômetros da portaria do Parque Estadual do Biribiri.

Chega-se ao local facilmente de carro. Conta com placas indicando o caminho e há estacionamento gratuito nas imediações. Trilha classificada como fácil (20 metros). 

18 – Cachoeira das Fadas

Cachoeiras em Diamantina

A Cachoeira das Fadas tem uma paisagem envolvente deslumbrante – cenário perfeito para relaxar a dois e para uma boa sessão de fotos!

Suas águas cristalinas despencam a mais de 25 metros de altura, numa serena lagoa cercada de densa vegetação intocada.

Além dos banhos de cachoeira, o local é propício a atividades de aventura como rapel e tirolesa. É esta a recompensa para quem atravessa a trilha íngreme até chegar à Cachoeira das Fadas, um dos lugares mais bonitos do distrito de Diamantina.

Local não recomendável para crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Não tem apoios!

Como ir à Cachoeira das Fadas

Saindo do centro de Diamantina dirija até Conselheiro Mata (50 km). Chegando na cidade estacione o carro perto da trilha que dá acesso à cachoeira, mesmo em frente à Escola de Conselheiro Mata ou passando pelo Nasfadas Eco Chalés.

Distância do percurso: 1,5 km de extensão. Duração do trajeto a pé: 20 minutos. Dificuldade técnica da trilha: Moderada/Difícil.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Roteiro de 1 dia em Diamantina: O que fazer

Se fará um bate-volta e tem apenas um roteiro de 1 dia em Diamantina, terá que escolher com cautela o que conhecer por lá.

A nossa sugestão é reservar, pelo menos, a parte da manhã para conhecer as principais atrações da cidade: Museu do Diamante, Casa de Chica da Silva, Rua da Quitanda, Casa Juscelino Kubitschek, Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé e a Casa da Glória.

No período da tarde, aproveite para explorar os melhores locais do Parque Estadual do Biribiri, como a Cachoeira dos Cristais, a Cachoeira da Sentinela e a Vila do Biribiri.

Diamantina – Onde ficar a dormir

Se precisa de reservar hotel em Diamantina, encontrará neste roteiro algumas opções de hospedagem com excelente custo benefício.

A seguir sugerimos as melhores hospedagens para dormir na cidade, com acesso fácil às atrações históricas, restaurantes, cafés e lojas de comércio local.

*Nota Importante

Os hotéis em Diamantina costumam ficar completamente cheios durante o tradicional evento da Vesperata, que ocorre ao fim de semana, entre abril e outubro, como já dito num dos tópicos acima.

Então, caso você pretenda visitar Diamantina durante o evento, não se esqueça de reservar seu quarto com antecedência para garantir o pernoite na cidade.

Pouso da Chica

Cachoeiras em Diamantina

Diamantina – Minas Gerais: Pouso da Chica / Divulgação

Em pleno Centro Histórico, trata-se de um alojamento ideal para quem procura conforto e tranquilidade, a dois passos dos principais atrativos de Diamantina.

O Pouso da Chica está inserido num casarão centenário totalmente restaurado. Disponibiliza chalés confortáveis, com cama king size, banheiro privativo e Wi-Fi gratuito.

Há ainda café da manhã, em estilo de buffet, com opções de pão de queijo mineiro, tapioca, bolo de chocolate e frutas tropicais.

O Pouso da Chica tem uma taxa de ocupação alta, por isso convém reservar com antecedência. Boa aposta para casais!

Pousada do Garimpo

Onde ficar em Diamantina - Onde se hospedar em Diamantina - Melhores hotéis em Diamantina - Hotéis e Pousadas em Diamantina - Hospedagens em Diamantina

Diamantina – Minas Gerais: Pousada do Garimpo / Divulgação

Localizada a 800 metros do centro da cidade, a Pousada do Garimpo faz parte da lista dos melhores hotéis para se hospedar em Diamantina.

Tem decoração regional, vista panorâmica da cidade e da montanha, restaurante típico, WiFi gratuito;- e para curtir ao ar livre, uma agradável piscina está disponível a todos os hóspedes.

A Pousada do Garimpo tem uma taxa de ocupação alta, por isso convém reservar com antecedência. Excelente escolha para casais e famílias com crianças! 

Hotel Estilo de Minas

Diamantina – Minas Gerais: Hotel Estilo de Minas / Divulgação

É a mais nova hospedagem de Diamantina. O Hotel Estilo de Minas dispõe de uma decoração básica, sendo uma boa opção para os hóspedes que não exigem grandes luxos.

A propriedade está localizada na 2,5 km (5 minutos de carro) do Centro Histórico da cidade.

Nos dias de maior calor, o terraço e a piscina proporciona bons momentos ao ar livre.

Para completar, há Wi-Fi gratuito, estacionamento privado e buffet de café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta para casais e famílias! 

Pousada Vila do Imperador

Diamantina – Minas Gerais: Pousada Vila do Imperador / Divulgação

O ambiente aconchegante e familiar faz os hóspedes se sentirem em casa. A Pousada Vila do Imperador é uma simpática hospedagem no centro de Diamantina, com uma ótima relação qualidade-preço.

Os quartos da propriedade são simples, mas bastante acolhedores.

Os hóspedes desta pousada destacam principalmente o café da manhã de qualidade, a localização e a simpatia do staff.

A Pousada Vila do Imperador tem uma taxa de ocupação alta, por isso convém reservar com antecedência. Excelente escolha para casais!

+ Dicas de lugares para conhecer em Minas Gerais

Agora que você já sabe o que fazer em Diamantina, aproveite e descubra outros belos lugares para conhecer em Minas Gerais. 

+ O que fazer em Tiradentes

+ Cidades históricas mais bonitas de Minas Gerais

+ O que fazer em Ouro Preto

+ Onde ficar em Tiradentes 

+ O que fazer em São João del Rei

+ Cachoeiras em Diamantina

+ Roteiro Ouro Preto e Tiradentes 

Ficamos super felizes em ajudar do planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

 *Gostou do post sobre o que fazer em Diamantina – Minas Gerais? Compartilhe com seus amigos!

O post O que fazer em Diamantina – MG apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.