quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Cascatas e Lagoas do Soajo

Roteiro: dicas para visitar as mais belas cascatas e lagoas do Soajo

Anda à procura das melhores cascatas e lagoas do Soajo? Veio parar no blogue certo! A Serra do Soajo é um destino cheio de boas surpresas! Montanhas, vales, rios e magníficas paisagens verdejantes, onde reina o silêncio e a tranquilidade. Se mora no Norte de Portugal e procura um recanto mágico e próximo para uma escapadinha rural, não procure mais. Acabou de encontrar aquilo que procura! O Soajo é lindo, cativante e cheio de tesouros naturais para descobrir. Grande parte das atrações são integradas no único Parque Nacional português (Peneda-Gerês), considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Veja neste guia turístico as mais belas cascatas e piscinas naturais que valem, definitivamente, uma viagem.

Como chegar à Lagoa dos Druidas, como ir, trilho e percurso pedestre para o Poço dos Druidas, em Tibo

Onde ficam as cascatas e lagoas do Soajo?

As cascatas e lagoas do Soajo ficam escondidas em plena Serra do Soajo (Concelho de Arcos de Valdevez – Alto Minho), inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês (Norte de Portugal).

A Serra do Soajo é um daqueles lugares que fazem você se sentir entrando em outra dimensão. 

Oferece diversas opções de lazer para amigos e casais aventureiros que buscam fugir das viagens óbvias e aproveitar o melhor de um ambiente natural e rústico.

Durante a visita ao Soajo você vai relaxar em agradáveis parques de merendas, hospedar-se em alojamentos de Turismo Rural, conhecer belas atrações históricas e culturais, experimentar os pratos regionais, desfrutar das cascatas e mergulhar nas piscinas naturais de águas puras e cristalinas, além de realizar percursos pedestres para todos os níveis de dificuldade. Experiência única e imperdível!

Dicas: visitar as cascatas e lagoas da Serra do Soajo

Há cascatas fantásticas na Serra do Soajo que tem mesmo de conhecer. Para aventureiros ou para quem quer fugir à confusão das praias, as cascatas e lagoas do Soajo são locais de passagem obrigatória, no concelho de Arcos de Valdevez.

Se gosta de sítios isolados e calmos, atividades ao ar livre e caminhadas pela natureza, certamente vai adorar as lagoas paradisíacas do Soajo.

As cascatas que selecionamos (algumas delas desconhecidas e secretas) são excelentes para uma escapadinha rural de fim de semana ou umas mini-férias de verão.

1 – Poço Negro – Soajo

cascatas e lagoas do Soajo

De grande beleza natural, o Poço Negro encanta a quem o visita. Não à toa, é considerado uma das cascatas mais bonitas do Soajo.

Apresenta uma deliciosa lagoa natural de água cristalina, excelente para banho e mergulhos relaxantes a dois, com amigos ou em família.

Lembrando que pode visitar o local durante todo o ano. Mas a melhor época para aproveitar a cascata é nos meses de verão (Junho, Julho, Agosto, Setembro), altura em que água do rio fica mais convidativa, claro está!

Onde fica? O Poço Negro situa-se num vale profundo do rio Adrão, próximo à estrada (M530) e a menos de 1 km da vila de Soajo (concelho de Arcos de Valdevez).

Como ir: Há placas indicando o caminho para o Poço Negro e o acesso para chegar à base da cascata é muito fácil. A partir da beira da estrada (M530) basta descer por uma escadaria segura até ao nível do rio Adrão.

Confira a localização exata no Google Maps. No local não há serviço de bar-restaurante. Vá prevenido com lanche, água e, claro, uma sacola para recolher o seu lixo!

Coordenadas GPS da Cascata do Poço Negro do Soajo

Latitude: 41°52’42.4″N

Longitude: 8°15’25.6″W

+ Confira também: o que fazer em Castro Laboreiro

2 – Lagoa da Ladeira – Soajo

A Lagoa da Ladeira fica a 1 km de distância da Eira dos Espigueiros da vila do Soajo. É um ótimo lugar para casais aventureiros, que procuram recantos paradisíacos para relaxar a dois em meio à natureza. 

Localizada junto à antiga Ponte da Ladeira, a piscina natural é formada pelas águas translúcidas do rio Adrão. O cenário é de contos de fada, e rende momentos inesquecíveis e fotos lindas! Simplesmente imperdível!

Como chegar à Lagoa da Ladeira

Para lá chegar, há que descer por um trilho cercado de arbustos e vegetação típica minhota. O percurso pedestre de aproximadamente 4km de extensão (ida e volta), começa junto à placa toponímica “Caminho da Ladeira”. Local mágico!

Lagoa dos Druidas – Soajo

cascatas e lagoas do Soajo

As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas – um dos locais mais bonitos, místicos e secretos da Serra do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Lagoa dos Druidas é linda e super indicada para casais aventureiros. Várias quedas d’água formam os dois principais poços na área de visitação.

É em meio às rochas que está sua principal atração: piscinas naturais de águas puras e translúcidas, onde pode desfrutar e relaxar sem preocupações.

A título de curiosidade: o local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença. Veja a seguir como chegar à Lagoa dos Druidas!

Como chegar 

A maneira mais fácil de chegar à Lagoa dos Druidas é percorrendo o trilho que começa na aldeia de Tibo, localizada a menos de 4km da Gaviera (pertinho do famoso Santuário de Nossa Senhora da Peneda).

O percurso pedestre tem uma distância de cerca de 5km (ida e volta), com grau de dificuldade relativamente fácil. Verifique o post completo de como chegar à Lagoa dos Druidas.

Coordenadas GPS da Lagoa dos Druidas

Latitude: 41°55’56.4″N

Longitude: 8°13’48.7″W

Poço do Bento – Soajo

cascatas e lagoas do Soajo

Quem visita o Soajo não pode deixar de conhecer o Poço do Bento, uma bela piscina natural de águas cristalinas que faz qualquer um se encantar! Perfeito para quem gosta de lugares paradisíacos!

Onde fica? Esta cascata fica escondida num vale do rio Adrão, somente a 2km do centro do Soajo e a 1km da Eira dos Espigueiros, um dos atrativos mais famosos e visitados da região. 

Como ir ao Poço do Bento

Para lá chegar terá de percorrer um trilho leve (20 minutos a pé), que começa junto à ponte que liga a vila do Soajo a Cunhas.

O acesso ao Poço do Bento é fácil, ou seja, não é obrigatória a presença de guia, mas caso queira, este pode ser contratado à parte através das agências de turismo de Arcos de Valdevez. Confira a localização e coordenadas no Google Maps.

Coordenadas GPS do Poço do Bento

Latitude: 41°52’58.4″N

Longitude: 8°15’01.5″W

+ Veja também: o que fazer em Ponte da Barca

Poço das Canejas – Soajo

Os viajantes encontram no Poço das Canejas uma das paisagens mais belas que a natureza local oferece.

O lugar é magnífico, composto por uma encantadora piscina natural de águas cristalinas e várias jacuzzis maravilhosas para relaxar.

O melhor horário para visitar e curtir o Poço das Canejas é entre as 12h e as 15h quando os raios de sol iluminam bem a água, criando um espetáculo visual incrível.

Como ir ao Poço da Canejas

O caminho para chegar ao Poço das Canejas é o mesmo que conduz ao Poço do Bento. Aliás, o Poço do Bento é vizinho ao Poço das Canejas. Recomenda-se cautela na descida para os banhos. 

Coordenadas GPS do Poço das Canejas

Latitude: 41°52’58.4″N

Longitude: 8°15’01.5″W

Cascata do Soajo – Soajo

Quem adora explorar cantinhos surpreendentes precisa visitar a Cascata do Soajo. O cenário é fascinante! Apresenta pequenas queda d’água paradisíacas que – com sua cor verde esmeralda – permite um delicioso banho de águas naturais!

A Cascata do Soajo é alimentada pelo rio Adrão e o local forma várias lagoas, tornando a paisagem digna de ser aproveitada nos meses quentes de verão.

A água, embora fria, é pura, cristalina e perfeita para lavar a alma. Não conta com serviço de bar-restaurante.

Como ir à Cascata do Soajo

Esta cascata fica na parte superior dos poços do Bento e das Canejas, a 2 km do centro de Soajo. Não há placas indicando o percurso, mas o trilho está bem marcado e é relativamente fácil dar com a Cascata do Soajo. Preste atenção ao caminho! O trilho é de aproximadamente 4 km (ida e volta).

Coordenadas GPS das Cascatas do Soajo

Latitude: 41°53’01.6″N

Longitude: 8°15’02.2″W

Lagoas da Travanca

A pouco mais de 10 km da vila do Soajo encontram-se as Lagoas da Travanca, uma das mais belas piscinas naturais localizadas às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

Alimentadas pelas águas límpidas do rio Ázere, estas lagoas são uma ótima escolha para amigos ou casais aventureiros. As fotos ficam perfeitas!

A estrada que leva os visitantes às Lagoas da Travanca fica a seguir à Porta do Mezio. E o acesso às piscinas naturais começa precisamente onde termina a estrada de alcatrão. 

A partir daí só tem de percorrer 100 metros a pé por um passadiço em madeira para chegar às Lagoas da Travanca. Há placas indicando o caminho. Recomenda-se atenção redobrada na descida para os banhos. 

Dica: a 200 metros das Lagoas está localizado o Parque de Campismo da Travanca. Fica em Cabana Maior, numa área de bosque perto do parque de merendas do Mezio.

O Parque de Campismo disponibiliza máquinas de bebidas, salão de convívio, chuveiros com água quente, área com grelhadores para churrascos. Período de funcionamento: de 1 de Julho até 30 de Setembro. 

Poço da Pipa 

Uma das atrações imperdíveis às portas da Serra do Soajo é a visita ao Poço da Pipa. Formada pelas águas do rio Ázere, a piscina natural apresenta águas cristalinas de cor verde esmeralda, e é a pedida certa para um mergulho refrescante nas tardes de maior calor. 

Nos meses de verão, o local costuma atrair famílias com crianças, por conta do acesso fácil. Espere encontrar uma lagoa paradisíaca, idilicamente rodeada pela vegetação típica minhota.

Como ir ao Poço da Pipa

Chegar até ao Poço da Pipa é canja: o trilho é super tranquilo e sem nenhuma dificuldade, bem pertinho da Ponte sobre o rio Ázere, situada na pequena freguesia de Grade e Carralcova. Tem um bar de apoio e estacionamento gratuito nas imediação. 

Atenção aos Trilhos das Cascatas do Soajo e aos mergulhos

Atenção: não saia dos trilhos marcados e siga sempre as fitas de sinalização. Se possível faça os trilhos acompanhados e comece a caminhada de manhã ou ao início da tarde, no máximo. Não se esqueça de levar o celular/telemóvel para ter ajuda do GPS e um mapa offline para o caso de entrar numa zona sem rede.

E já diz o ditado: “O seguro morreu de velho”. Por isso, muito cuidado com as pedras molhadas. O risco de levar um escorregão nestes lugares é grande. Fique atento! É imprescindível levar calçado adequado para trekking.

Além disso, lembre-se: como a água do rio está em constante movimento, a correnteza desloca as pedras menores e pode ainda haver troncos e galhos de árvores não detectáveis à primeira vista.

Por isso, é importante verificar sempre a profundidade antes de mergulhar nas piscinas naturais. Tirando isso, é só curtir a paisagem e as boas energias em meio à natureza!

Dica: A sandália havaiana, por exemplo, não dá firmeza nenhuma aos pés. Então, prefira levar uma sandália papete para entrar na água e não machucar a sola dos pés nas pedras. 

Melhor época para visitar as Cascatas e Lagoas do Soajo: quando ir 

Se planeja visitar as Cascatas e Lagoas do Soajo, é necessário programar-se para a data correta. Assim sendo, recomendamos a visita durante os meses de primavera – verão.

A paisagem nesse período é super verdejante e, com as temperaturas mais altas, as lagoas naturais convidam a mergulhos refrescantes. Não se esqueça de levar o biquini. Se puder vá durante a semana para aproveitar as cascatas com mais tranquilidade. 

Além disso, e como já referido no tópico acima, as cascatas ficam ainda mais bonitas entre as 12h e as 16h, quando os raios de sol iluminam bem os poços, criando um espetáculo visual incrível. As fotografias ficam espetaculares!

Onde ficar a dormir perto das Cascatas Soajo – Serra do Soajo

Fomos à procura dos alojamentos para se hospedar próximo às cascatas e lagoas do Soajo e, neste guia, fizemos uma seleção das melhores hospedagens. 

Prepare-se para descansar num dos melhores alojamentos da região e usufruir da beleza natural da Serra do Soajo, um dos destinos mais bonitos de Portugal.

Dica: A oferta hoteleira da região é pequena e a maioria dos alojamentos ficam na vila do Soajo. A seguir listamos os alojamentos que oferecem boa relação preço-qualidade. Clique nos links do Booking para conferir os preços e reservar!

Saiba o que visitar em Soajo. Aqui, um roteiro turístico do que ver e fazer na Aldeia do Soajo - povoado de montanha, no concelho de Arcos de Valdevez

Alojamentos confortáveis e bem localizados

Turismo Rural Casa Do Adro: Alojamento de Turismo Rural com excelente localização no Centro Histórico da vila do Soajo. Dispõe de acomodações aconchegantes, salão partilhado, jardim, terraço, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Casa da Gandarela:  Alojamento de Turismo Rural localizado a 400 metros do Centro Histórico da vila. Apresenta acomodações confortáveis com varanda privativa, sala de estar com lareira, cozinha totalmente equipada, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente preço x qualidade!

Casas do Cavaleiro Eira: Alojamento de Turismo Rural localizado no Centro Histórico do Soajo. Disponibiliza acomodações rústicas e aconchegantes com vista para a montanha, cozinha totalmente equipada, sala com lareira, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Casa de Pereiró: Alojamento de Turismo Rural situado a menos de 800 metros do Centro Histórico do Soajo. Dispõe de acomodações rústicas e aconchegantes com vista para a montanha, sala com lareira, jardim, terraço, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente custo x benefício!

Casa Rautau: Casa de férias com excelente localização no Centro Histórico do Soajo. Apresenta acomodações confortáveis e climatizada, cozinha totalmente equipada, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Boa aposta!

O que levar na mochila quando visitar as Cascatas do Soajo?

Não há cafés/restaurantes nem qualquer tipo de serviço de apoio às cascatas e lagoas do Soajo. Então, se resolver passar algumas horas nas cascatas é bom ir prevenido com água e um pequeno farnel, além de traje de banho, toalha, calçado confortável e seguro para caminhar no trilho e entrar na água, chapéu, óculos de sol, protetor solar e uma máquina fotográfica e smartphone. O cenário das cascatas e lagoas do Soajo é magnífico e rende fotos lindas e vídeos incríveis! A não perder!

Nota importante

Quando visitar a Serra do Soajo lembrem-se que a região é uma área selvagem, e como tal é necessário ter a máxima cautela. Se possível, deixe a Serra ainda melhor do que a encontrou. A Natureza agradece!

Além disso, tenha a consciência de que está numa Zona de Protecção da Natureza. Tente sempre:

Respeitar o modo de vida e tradições locais.

Evitar o barulho ou atitudes que perturbem a tranquilidade e paz local.

Manter a distância dos animais e não os tentar alimentar.

Não apanhar plantas nem recolher amostras geológicas.

Trazer sempre consigo um saco para recolher o lixo que produz.

E você, já conhece a Serra do Soajo?  Não? Então se ficou com vontade de conhecer programe uma visita e encaminhe este post para alguém que vai amar esse paraíso também!

+ Dicas de locais a visitar

Agora que já sabe como ir à Cascata da Portela do Homem, aproveite e descubra outros belos locais a visitar no Gerês. 

+ Cascatas do Gerês

+ Cascata Tahiti

+ Visitar a Ermida

+ O que visitar em Arcos de Valdevez

+ Cascatas em Pitões das Júnias

+ Cascata da Rajada

+ Melhores Cascatas do Gerês

+ Cascata Portela do Homem

+ Praias Fluviais do Gerês

+ Cascata das lagoas da Mata da Albergaria

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as cascatas e lagoas mais bonitas do Soajo? Salve nos favoritos!

O post Cascatas e Lagoas do Soajo apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

O que fazer em Monsaraz

Roteiro turístico: o que fazer em Monsaraz

Visitar Monsaraz está na moda. E não é à toa. A vila medieval foi vencedora do concurso “as 7 maravilhas de Portugal”, e vem atraindo cada vez mais visitantes em busca de atrações históricas, paisagens paradisíacas, boa comida e vinhos, que estão entre os mais afamados do mundo. Localizada no concelho de Reguengos de Monsaraz (distrito de Évora), a vila-museu de Monsaraz ergue-se numa colina e tem o grandioso Lago de Alqueva como horizonte. Monsaraz é uma vila de sonho ou de contos de fada, e merece uma visita a pé pelo seu Centro Histórico. Para que possa organizar a sequência dos seus passeios, veja a seguir o que fazer em Monsaraz e arredores, onde ficar a dormir, dentre outras dicas essenciais para um roteiro de 1, 2, ou 3 dias na região. 

o que fazer em Monsaraz pontos turísticos em Monsaraz, o que visitar em Monsaraz, Alentejoonde ficar em Monsaraz Melhores hotéis de Monsaraz Alentejo

Onde fica Monsaraz e como chegar 

o que fazer em Monsaraz pontos turísticos em Monsaraz, o que visitar em Monsaraz, Alentejo

A vila histórica de Monsaraz fica na sub-região do Alentejo Central (Sul de Portugal) e faz parte do concelho de Reguengos de Monsaraz. A distância da cidade de Évora a Monsaraz é de aproximadamente 56 km.

Se partir de carro de Lisboa pelas auto-estradas A2 e A6 e posteriormente pela N18, precisa de pouco mais de uma hora e trinta minutos de viagem para chegar a Monsaraz.

De ônibus/auto-carro a partir de Lisboa, o trajeto dura quatro horas e trinta minutos e o valor do ticket custa 25,00€. Já o preço de uma corrida de táxi ou Uber desde a capital até Monsaraz, varia entre 120,00€  e 150,00€.

Se desembarcar nos aeroportos de Lisboa ou do Porto, o melhor custo benefício para chegar a Monsaraz é de carro alugado. As coordenadas do GPS estão disponíveis no Google Maps.

Melhor época para visitar Monsaraz: quando ir

o que fazer em Monsaraz pontos turísticos em Monsaraz, o que visitar em Monsaraz, Alentejo

O clima em Monsaraz é mediterrânico, caracterizado por invernos amenos e chuvosos e verões muito quentes e secos, com temperaturas que rondam os 40ºC.

Pode visitar o destino em qualquer época do ano, mas se puder programe a visita na primavera ou no outono, em ambas as estações as temperaturas são convidativas para realizar atividades ao ar livre.

Em setembro e outubro há ainda muitas horas de sol e você pode aproveitar bem as ilhas paradisíacas e praias fluviais dos arredores de Monsaraz. Vale a pena!

Onde ficar a dormir em Monsaraz

Dormir 2 ou 3 noites em Monsaraz é ideal para quem busca viajar com calma e explorar outros pontos de interesse turístico dos arredores.

Se está a planear fazer um ou mais pernoites na região, siga as nossas dicas e sugestões dos melhores alojamentos que unem conforto, boa localização e atendimento impecável. Você vai gostar!

Nota: A oferta de hospedagem em Monsaraz não é muito grande, mas existem alojamentos charmosos, rústicos e cheios de história. No entanto, importa salientar que nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados, a taxa de ocupação costuma ser alta. Assim sendo, não se esqueça de garantir o seu quarto com antecedência através do site do Booking.

São Lourenço do Barrocal (Fotos /divulgação)

São Lourenço do Barrocal: Hotel de charme 5 estrelas, localizado no sopé da vila medieval de Monsaraz, próximo à Barragem de Alqueva. Inserido no seio de vinhas, azinheiras e oliveiras centenárias da paisagem alentejana, a Herdade do São Lourenço do Barrocal apresenta acomodações de luxo com ambiente despojado, 2 piscinas, restaurante, lounge bar, spa com centro de fitness, adega, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Vila Planície: Hotel 4 estrelas a apenas 2 km do centro da vila. Dispõe de acomodações confortáveis e climatizadas, 2 piscinas ao ar livre com vista para a paisagem rural alentejana, bar, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Bom custo x benefício!

Monte Alerta: Alojamento de Turismo Rural, situado a pouco mais de 1 km do centro da vila. Disponibiliza acomodações confortáveis, piscina exterior, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente preço-qualidade!

Horta Da Coutada: Alojamento de Turismo Rural, localizado a 1,3 km do centro da vila. Dispõe de acomodações aconchegantes, piscina exterior, jardim, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Montimerso Skyscape Country House: Hotel de charme com vista espetacular para o grande Lago de Alqueva. Apresenta acomodações aconchegantes, uma piscina exterior, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço continental incluso no valor da diária. Excelente preço-qualidade!

Visitar Monsaraz: dicas e roteiro com o que ver e fazer

Famosa pela sua atmosfera romântica, Monsaraz é uma vila-museu encantadora, charmosa e com muito para ver e fazer. Reserve metade da sua manhã ou metade da sua tarde para passear calmamente pelas ruelas empedradas em xisto desta bela vila amuralhada. 

1 – Portas da cidadela de Monsaraz

o que fazer em Monsaraz pontos turísticos em Monsaraz, o que visitar em Monsaraz, Alentejo

A cidadela de Monsaraz possui quatro belas portas de entrada: a Porta da Vila, a Porta de Évora, a Porta da Alcoba e a Porta da Cisterna. A mais importante é a Porta da Vila, principal porta de entrada para descobrir a vila-museu.

2 – Castelo de Monsaraz

o que fazer em Monsaraz pontos turísticos em Monsaraz, o que visitar em Monsaraz, Alentejo

Visitar Monsaraz -Alentejo

O Castelo Medieval de Monsaraz, mandado construir por D. Dinis no século XIV, ocupou, durante muito tempo, uma importante posição de defesa do território português. 

Atualmente, está classificado como Monumento Nacional e faz parte da cadeia de fortificações que faziam fronteira com Espanha.

A entrada para visitar o Castelo é gratuita, e o visual que se descortina do horizonte a partir da Torre de Menagem e das muralhas é absolutamente apaixonante: vê-se o grande Lago de Alqueva, o rio Guadiana, um mar de vinhedos e oliveiras centenárias, a Rua Direita e a Igreja Nossa Senhora da Lagoa, cercada pelo casario branco imaculado. Simplesmente imperdível no horário do pôr-do-sol!

3 – Praça Dom Nuno Álvares Pereira

Trata-se do principal largo histórico de Monsaraz. A Praça D. Nuno Álvares Pereira está localizada a menos de 50 metros do castelo e concentra algumas das melhores atrações da vila.

Uma vez por ali, pode ficar a conhecer a Igreja Matriz de N. S. da Lagoa, a Cisterna de Monsaraz, o Pelourinho de Monsaraz, o Museu do Fresco, a Igreja da Misericórdia, a Casa Monsaraz, e numa das ruas paralelas fica a famosa Adega Ervideira, local onde pode degustar, conhecer e comprar vinhos alentejanos de excelente qualidade.

4 – Igreja Nossa Senhora da Lagoa

A Igreja Nossa Senhora da Lagoa é um dos mais importantes monumentos históricos de Monsaraz, localizada em plena Praça Dom Nuno Álvares Pereira.

A construção data do século XVI e apresenta arquitetura renascentista. O interior da igreja acolhe o túmulo de Gomes Martins Silvestre, nobre cavaleiro templário, primeiro alcaide e povoador de Monsaraz. Entrada gratuita!

5 – Casa Monsaraz 

o que fazer em Monsaraz pontos turísticos em Monsaraz, o que visitar em Monsaraz, Alentejo

Casa Monsaraz – Alentejo

Como já referido no tópico acima, a Casa Monsaraz está localizada na Praça Dom Nuno, mesmo ao lado da Igreja Nossa Senhora da Lapa.

É uma bela construção dos fins do século XVII e, atualmente, funciona como um espaço cultural e conta com exposições permanentes e peças únicas. Entrada gratuita!

6 – Museu do Fresco e Casa da Inquisição

No belo Edifício dos Antigos Paços do Concelho, classificado como Monumento Nacional, pode ficar a conhecer o Museu do Fresco. O espaço abriga uma obra única em Portugal: o fresco pintado numa parede que representa “O Bom e o Mau Juíz“. 

A entrada para o Museu custa apenas 1€ e dá direito a visitar também a Casa da Inquisição, que retrata a história da presença judaica centenária, no território de Reguengos de Monsaraz.

Endereço: Largo Dom Nuno Álvares Pereira, 9, 7200-175 – Monsaraz

Horário de funcionamento: diariamente da 10h00-12h30/14h00-18h00

7 – Miradouro Ermida de São Bento

Visitar Monsaraz – Alentejo – Portugal

Localizado a pouco mais de 500 metros do centro da vila, o Mirante Ermida de São Bento entrega uma magnífica vista da cidadela de Monsaraz e das planícies alentejanas. 

Além disso, o local também acolhe as ruínas da Ermida de São Bento, datada do século XVII. O visual rende fotos espetaculares! Imperdível no horário do pôr do sol! 

Locais a visitar perto de Monsaraz (Arredores)

Os atrativos turísticos que listamos a seguir encontram-se fora das muralhas de Monsaraz, a poucos minutos de distância do centro da vila, o que os torna perfeitos para uma escapadinha. Aproveite!

8 – Monumento de Homenagem ao Cante Alentejano

Trata-se de uma bela escultura de homenagem ao cante alentajano, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).

Está localizado junto à estrada M514, a poucos metros do centrinho de Monsaraz. Além da escultura, no local há um miradouro com uma vista espetacular para o grande Lago de Alqueva e para o Castelo de Monsaraz. Vale a pena conhecer!

9 – Cromeleque do Xerez

Visitar Monsaraz (Foto/divulgação)

Se gosta de arqueologia vale a pena incluir uma visita ao Cromeleque do Xerez, um monumento pré-historico muito bem conservado, que data do período entre 4000 a.C. e meados de 3000 a.C.

O conjunto megalítico composto por 55 menires, destaca-se na paisagem e está localizado num espaço mesmo ao lado do Convento da Orada e do Hotel Horta da Coutada, pertinho da vila medieval de Monsaraz (1,3km).

10 – Praia Fluvial de Monsaraz – Albufeira de Alqueva 

o que fazer em Monsaraz pontos turísticos em Monsaraz, o que visitar em Monsaraz, Alentejo

Albufeira de Alqueva – Reguengos de Monsaraz

A Praia Fluvial de Monsaraz é uma das mais famosas praias da Albufeira do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. 

É Galardoada com Bandeira Azul e dispõe de áreas de relvado, parque de merendas com sombras e um parque infantil, vigilância na época balnear, zona de bar, balneários, WC, equipamentos de apoio, incluindo acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Para além dos mergulhos nas águas quentinhas da Albufeira de Alqueva, que no verão atingem facilmente 27-28ºC, vale a pena praticar esportes aquáticos como paddle, canoagem, bóia, wakeboard e explorar os percursos pedestres dos arredores.

Em suma: destino excelente para casais, amigos e famílias com crianças e bebés. Há estacionamento gratuito nas imediações. Acesso fácil! 

11 – Passeio de barco à Ilha Dourada (Grande Lago de Alqueva)

Os passeios de barco cada vez mais fazem parte da programação de viajantes que visitam a região de Reguengos de Monsaraz.

Um dos roteiros imperdíveis é a visita à Ilha Dourada, situada em pleno coração do grande Lago de Alqueva.

Durante o passeio de barco vai poder apreciar as paisagens de uma perspetiva única. Prepare a máquina fotográfica e o smartphone!

Com sorte poderá também observar a fauna nas margens das ilhas. Se puder realize o passeio no horário do pôr-do-sol.

As embarcações partem do cais da Praia Fluvial de Monsaraz. Os passeios mais curtos duram cerca de 1h30, com uma hora de navegação (ida e volta) e 30 minutos de parada para mergulhos livres na Ilha Dourada.

12 – Voo de Balão Exclusivo Monsaraz

Visitar Monsaraz (Foto/divulgação)

Para quem gosta de aventura recomendo totalmente voar de balão de ar quente pelos céus de Reguengos de Monsaraz, com uma vista apaixonante sobre ao grande Lago de Alqueva, Monsaraz Mourão e a Aldeia da Luz. Experiência única e memorável!

O passeio é fantástico e tem duração aproximada de 1 hora. Inclui: voo de balão, brinde de celebração com espumante, certificado de voo, taxas e seguros e transporte (ida e volta).

Dica: Escolha fazer o passeio com a Windpassenger, agência especializada em passeios de balão, que oferece conforto, estrutura, segurança e staff simpático e atencioso. Se puder, realize o passeio nos meses de verão e no horário das 05h30 para ver o nascer do sol. Cenário mágico!

Local de partida: Monsaraz 

Contato para reservas: (+351) 927 585 536 

Horário do voos nos meses de verão: entre as 05h30 e as  07h00

Horário do voos nos meses de inverno: entre as 06:30 e as 09:00 entre as 15:00 e as 16:00

+ Reservar Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

13 – Herdade do Esporão

Herdade do Esporão – uma das vinícolas mais afamadas do mundo

Uma vez na vasta região de Reguengos de Monsaraz, não deixe de conhecer a Herdade do Esporão, localizada a pouco mais de 15 km da vila medieval de Monsaraz.

Com mais de 700ha de vinhas e olivais, a Herdade do Esporão, no coração do Alentejo, produz alguns dos melhores vinhos e azeites do mundo.

Faça uma visita guiada pela Adega, com direito a prova de três vinhos e sinta os aromas e expressões de cada casta. A entrada custa cerca de 15,00€ e o tour tem duração de 1h30.

Para além disso, a Herdade do Esporão conta com serviço de restaurante-bar aberto ao público de terça a domingo. Contato para reservas: (+351) 266 509 280. Fica a dica!

14 – Olaria de São Pedro do Corval

O artesanato alentejano é dos mais bonitos e diversificados do país. Se gosta de artesanato regional vai certamente adorar uma visita a São Pedro do Corval, pequena freguesia do concelho de Reguengos de Monsaraz, onde existe o maior número de olarias de Portugal.

Atualmente, são mais de 20 olarias em funcionamento, que oferecem uma vasta colecção de peças produzidas em barro. 

Importa ainda referir que a herança da cerâmica na região remonta aos tempos pré-históricos, em virtude dos depósitos de argilas únicas existentes no território. Vale a pena passar por lá e comprar uma lembrancinha da viagem a Monsaraz.

Gastronomia regional

No Alentejo come-se e bebe-se bem. Durante a sua visita a Monsaraz, não deixe de provar os aromas e sabores dos pratos mais afamados e apreciados em toda a região, acompanhados pelos excelentes vinhos alentejanos.

Para além dos pratos ricos à base de carnes de porco e de cordeiro, a doçaria é bastante diversificada, especialmente a de origem conventual, destacando-se a Sericaia, o Toucinho do Céu e o Pão de Rala. Descubra a seguir os dois melhores restaurantes para comer bem em Monsaraz!

Nota: Ambas as casas respeitam as regras de segurança, álcool gel na porta de entrada e nas casas de banho, distanciamento e desinfeção nas mesas e cadeiras. 

+ Reservar Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

15 – Sem-Fim Restaurante

O Sem-Fim é um dos melhores restaurantes para comer bem em Monsaraz. Neste restaurante predomina a culinária típica alentejana (respetiva à região). É também um excelente local para degustar vinhos, em especial os alentejanos, claro está!

Para além disso, oferece serviço personalizado, ambiente aprazível e apresenta uma bela decoração com peças antigas, num espaço amplo com uma vista panorâmica bonita e desafogada. Está localizado no coração do Centro Histórico. Bom preço x qualidade!

Algumas especialidades da casa: Bacalhau Sem Fim c/ salada da horta, Polvo salteado com batatinhas novas, Açorda de alho com bacalhau e ovo escalfado, Costeletas de borreguinho c/ batatinhas de rebolão, Leitão à Sem-Fim, Sericaia com ameixas de Elvas.

Endereço: Rua das Flores, 6A, Telheiro, 7200-181 Monsaraz, Alentejo, Portugal

Contato para reservas: +351 96 265 37 11

16 – Taverna Os Templários

Trata-se de um dos mais afamados restaurantes de Monsaraz. O Taverna Os Templários fica em pleno Centro Histórico e serve delícias tipicamente alentejanas. A sopa de Cação frito c/ migas de ovas é um clássico.

Oferece um ótimo serviço, qualidade nos produtos, ambiente acolhedor, carta de vinhos diversificada e uma esplanada com vista paradisíaca sobre o grande Lago de Alqueva. A não perder!

Algumas especialidades da casa: Gaspacho à alentejana com guarnição, Chambão à chefe, Secretos grelhados, Perdiz com castanhas, Presunto com cogumelos e pinhões salteados, Polvo à Templários, Toucinho do céu.

Endereço: Rua Direita, 22, Monsaraz 7200-175 – Alentejo, Portugal

Contato para reservas: +351 266 557 166

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já sabe o que visitar em Monsaraz, aproveite e descubra outros belos locais para conhecer no Alentejo. Clique nos links para conferir as dicas dos melhores passeios!

+  Vilas mais bonitas do Alentejo

+ Castelo de Vide

+ Vitar Marvão 

+ Melhores praias do Alentejo 

+ Praias da Zambujeira do Mar

+ Melhores praias de Porto Covo

+ O que fazer em Évora

+ O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas sobre vistar Monsaraz – Alentejo? Compartilhe com seus amigos!

O post O que fazer em Monsaraz apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Praias de Aljezur

11 Melhores praias de Aljezur

Quais as melhores praias Aljezur? Entre praias com boa infraestrutura turística e paraísos preservados, há muito o que explorar na costa ocidental do Algarve. Aljezur é sinónimo de praia! Areais a perder de vista circundados por arribas dramáticas e imponentes. Um mar de águas azuis e cristalinas convidam-nos a viver momentos de tranquilidade e prazer numa paisagem paradisíaca! São as suas magníficas praias que fazem do concelho de Aljezur um destino de eleição nos meses de primavera-verão. Afinal de contas, Aljezur está entre os principais destinos para férias na Costa Vicentina. No entanto, é importante referir que a região não se limita simplesmente às suas belas praias: Aljezur também se caracteriza por monumentos históricos, museus, aldeias pitorescas e gastronomia de elevada qualidade. A vila foi fundada no século X pelos mouros e guarda vestígios do passado pré-histórico.

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Onde fica e como ir para Aljezur

A vila de Aljezur situa-se na zona ocidental da província do Algarve (Sul de Portugal). Fica a 30 km de distância da cidade de Lagos.

A melhor forma de viajar para Aljezur é de carro. Se estiver em Lisboa, siga pela autoestrada A2.

O percurso demora aproximadamente duas horas e cinquenta minutos. Se optar por chegar ao Algarve de avião, terá de percorrer uma distância de 108 km entre o Aeroporto de Faro e Aljezur.

Infelizmente, a oferta de transportes públicos é ainda bastante carente na região e a melhor opção para se deslocar é de carro próprio ou alugado.

Quando visitar Aljezur: melhor época

Antes de decidir quando ir visitar as praias do concelho de Aljezur, é bom ficar atento à previsão do tempo e qual a melhor época para viajar para lá.

Entretanto, saiba que o clima de Aljezur é temperado mediterrânico e a região pode ser visitada em qualquer altura do ano.

Mas a melhor época para desfrutar das praias de Aljezur é durante o verão europeu. De junho a setembro, consegue tirar partido do bom tempo em Aljezur. Se puder programe as suas férias para esses meses.

As temperaturas no verão oscilam entre os 15 e os 30ºC e no inverno entre os 8 e os 18ºC. Nos meses de verão, a água do mar atinge temperaturas entre os 20 e os 23ºC, o que a torna mais convidativa para uns mergulhos no mar!

Onde ficar a dormir em Aljezur

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Quinta Alma – Ecological Retreat Farm – Fotos/divulgação

Se está a planear visitar Aljezur, mas ainda não sabe onde ficar a dormir ou que alojamento escolher, nós ajudamos.

A região oferece acomodações com todas as comodidades essenciais para uma escapadinha confortável ou umas férias prolongadas.

E, claro, em termos de hospedagem em Aljezur, quanto mais perto da praia melhor, não acha? Eis a nossa seleção dos melhores alojamentos e casas de férias perto das mais belas praias de Aljezur.

Hotéis confortáveis e bem localizados

Herdade Monte Do Sol: Alojamento de Turismo Rural a apenas 5 minutos de carro da Praia da Arrifana, uma das mais belas praias de Aljezur. Apresenta  villas  confortáveis e climatizadas com terraço privativo, piscina ao ar livre, jardim, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Herdade Quinta Natura: Alojamento de Turismo Rural inserido em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Dispõe de acomodações aconchegantes com um belo terraço privativo, piscina exterior, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente preço x qualidade. 

Biscuttela Vicentina: Casa de férias totalmente equipada e com ótima localização na Praia da Arrifana. Apresenta acomodações confortáveis, piscina exterior com deck de madeira, comodidades para churrascos, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Quinta Alma – Ecological Retreat Farm: Trata-se de um glamping, ou campismo de luxo. O Quinta Alma – Ecological Retreat Farm oferece o melhor de dois mundos: a comunhão com a Natureza no seu estado mais puro e toda a sofisticação e comodidade de um hotel 5 estrelas.

Casa Sol: Casa de férias com excelente localização em Aljezur. Dispõe de acomodações amplas e confortáveis, piscina ao ar livre, terraço para banhos de sol, jardim, comodidades para churrascos, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. 

Hillside 2 Aljezur old town: Casa de férias aconchegante, a apenas 700 metros do Castelo de Aljezur e a 10 minutos de carro da Praia de Aljezur. Apresenta uma cozinha totalmente equipada, 2 quartos, um pátio com vista para a montanha, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Melhores praias de Aljezur

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar 

Afastado do burburinho de um Algarve mais a Sul, o concelho de Aljezur apresenta-se como um Algarve diferente, sendo as praias uma das suas maiores riquezas naturais. 

Com uma zona costeira de mais de 40 quilómetros de extensão, a região acolhe belas enseadas cercadas pelo perfil serrilhado de altas falésias xistosas. 

Aljezur é um destino de praia por excelência e acolhe um dos litorais mais preservados da Europa.

O nosso objetivo nos próximos tópicos é dar-lhe a conhecer as melhores e mais afamadas praias desta magnífica região, bem como os pontos fortes de cada uma delas.

Seguem-se então as dicas cruciais para você aproveitar ao máximo as mais belas praias de Aljezur, localizadas em pleno coração da Costa Vicentina. Divirta-se!

Praia de Odeceixe

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a Praia de Odeceixe é palco de encontro da Ribeira de Seixe com o mar.

Situa-se no extremo Norte do concelho de Aljezur e faz divisa natural com o Alentejo. Esta praia é dotada de uma grande beleza natural, e tem a particularidade de ser o único local do mundo onde se avista cegonhas que nidificam nos penhascos marítimos.

Como se isso não bastasse, a Praia de Odeceixe é ainda Galardoada com Bandeira Azul, dispõe de nadadores salvadores durante a época balnear e oferece boas infraestruturas de apoio aos visitantes: Alojamentos com vista para o mar, cafés, restaurantes, WC, duchas e estacionamento nas imediações.

Praia excelente para surfistas, casais, amigos, famílias com crianças e pessoas com problemas de mobilidade reduzida. Imperdível!

Praia das Adegas

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Vizinha à Praia de Odeceixe, a Praia das Adegas é uma praia oficial de naturismo e uma das melhores enseadas secretas do concelho de Aljezur.

Esta praia é de pequenas dimensões e encontra-se abrigada por arribas que a protegem dos ventos. Para além disso, acolhe uma enorme caverna, cujo o cenário proporciona fotos espetaculares em conjunto com as piscinas naturais junto às falésias. 

O primeiro acesso à praia é feito por um trilho escavado nas rochas e posteriormente por uma escadaria de madeira, que fica próxima ao Miradouro da Praia das Adegas.

Nas imediações da praia há bons restaurantes de comida regional, cafés, duchas e um parque de estacionamento gratuito!

Dica: O acesso à caverna só é possível quando a maré está baixa, então fique atento à Tábua das Marés e programe uma visita à Praia das Adegas nesse período. 

Praia do Vale dos Homens

A Praia do Vale dos Homens está localizada no litoral Norte de Aljezur, perto da pequena povoação de Rogil (aproximadamente 3 km). 

Praticamente deserta o ano todo, a atmosfera tranquila desta praia é perfeita para cumprir dias de isolamento a dois ou com a família.

Seu mar azul e cristalino contrasta com os penhascos negros na costa, formando um belo cenário paradisíaco.

A Praia do Vale dos Homens é vigiada durante a época balnear, tem estacionamento nas proximidades, mas não tem apoio de bares/restaurantes.

Posto isto, se lá quiser passar o dia, o melhor mesmo será ir prevenido com lanche e bebidas, além de uma sacola para recolher o seu lixo.

Há passadiços de madeira para aceder ao areal, que proporcionam, ao mesmo tempo, uma bela panorâmica do mar e das falésias. A não perder!

Praia da Carriagem

Praias de Aljezur: mapa, como ir às praias mais bonitas e onde ficar

Se dá preferência a lugares mais calmos e reservados, vai certamente adorar a Praia da Carriagem, considerada uma das melhores praias desertas de Aljezur. 

Espere encontrar uma praia romântica e intimista. A descida para o areal faz-se por meio de uma enorme escadaria de madeira que percorre as falésias até ao coração da praia em forma de meia lua.

É importante salientar: a Carriagem caracteriza-se, principalmente, pelas piscinas naturais e belas formações geológicas que se revelam na maré baixa.

Assim sendo, escusado será dizer que a melhor altura para visitar o local é no período da maré seca. Fique de olho na Tábua das Marés!

Vale referir também que o local faz parte do circuito Praia da Amoreira, integrado no fantástico projeto turístico Rota Vicentina, um percurso pedestre com 6 km de extensão que arranca em Pego das Éguas, passa pelas praias da Amoreira e da Carriagem, e finaliza no Parque de Campismo do Serrão.

A caminhada está inserida no incrível Trilho dos Pescadores, circuito que percorre as arribas da Costa Vicentina, de Porto Covo a Odeceixe (com itinerários complementares mais a sul, como o que cruza a Carriagem). Fica a dica para quem gosta de praticar longas caminhadas e atividades ao ar livre. 

A partir de Rogil, o acesso à Carriagem faz-se por uma estrada de terra batida, mas acessível a qualquer veículo (3 km). Nas imediações da praia há um pequeno parque de estacionamento onde pode deixar o carro.  

Praia da Amoreira

Circundada por falésias, vegetação nativa e dunas douradas a perder de vista, a Praia da Amoreira destaca-se pelo lindo encontro da Ribeira de Aljezur com mar.

O cenário é fascinante no horário da maré baixa, pondo a descoberto formações rochosas e deliciosas lagunas no areal, que são uma excelente pedida para casais e famílias com crianças e bebés!

Outro motivo que atrai os visitantes à Praia da Amoreira são suas ondas perfeitas para o surf. O local também dispõe de apoios e serviços: bares/restaurantes com vista para o mar, nadadores-salvadores, WC, duchas, etc.

Além disso, é uma praia Galardoada com Bandeira Azul e possui boas acessibilidades, contando com passadiços e rampa que ligam o estacionamento ao areal.

Localizada a 8,5 km do centro de Aljezur, a Praia da Amoreira fica perto do Vale D. Sancho e da Praia de Monte Clérigo e o acesso faz-se de carro pela estrada N120. O GPS ensina o caminho. 

Praia de Monte Clérigo

Vizinha à Praia da Amoreira, a Praia de Monte Clérigo distingue-se por suas maravilhosas dunas e falésias, as quais dividem sua extensa faixa de areia em duas partes. 

Quando a maré baixa é possível avistar estrelas do mar e relaxar nas piscinas rasinhas cercadas de rochas que lembram um curioso anfiteatro natural. 

No local também existe um vilarejo piscatório formado por típicas casas de veraneio e um Parque Florestal com áreas de Pic-Nic. 

É uma praia excelente para casais, amigos, famílias e surfistas, por conta das boas condições para a prática de surf.

Além disso, há acesso facilitado ao areal, vigilância na alta temporada, escola de surf, estacionamento nas proximidades e bares/restaurantes pé na areia.

Para chegar à Praia de Monte Clérigo a partir do centro de Aljezur, siga pela estrada EM1003-1 por aproximadamente 8,5 km. Acesso fácil!

Praia da Fateixa

Absolutamente fascinante, esta é uma das praias secretas de Aljezur que não pode perder. Localizada a poucos metros da Praia de Monte Clérigo, a Praia da Fateixa é um pequeno paraíso escondido. 

Espere encontrar uma praia de pequenas dimensões, emoldurada por falésias negras e douradas que contrastam com a areia branquinha e mar transparente com lindos tons de azul. 

Deserta o ano todo, a Fateixa é uma praia selvagem e um dos segredinhos mais bem guardados entre os frequentadores da Costa Vicentina.

Importa ainda salientar que o acesso ao areal é de média dificuldade e a descida faz-se pela arriba escarpada. Leve botas de trekking e fique atento ao caminho! 

No local não há vigilância nem bar/restaurante nem qualquer equipamento de suporte aos turistas.

Dica: Vale a pena visitar a praia no horário da maré baixa e desfrutar das piscinas naturais repletas de peixinhos. Praia indicada para casais aventureiros.

Praia da Arrifana

Charme e atmosfera hippie caracterizam a Praia da Arrifana, uma das mais belas e emblemáticas praias da Costa Vicentina.

Localizada numa baía cercada por imponentes arribas, esta praia é procurada durante todo o ano por praticantes de surf e bodyboard.

O local acolhe um pequeno vilarejo debruçado sobre o mar, constituído por casas de veraneio, alojamentos, bares, restaurantes e lojas de souvenir.

Outro destaque da praia são as ruínas da antiga Fortaleza. Estamos a falar-lhe do antigo Ribāt da Arrifana, que compõe o mais significativo conjunto religioso islâmico no Ocidente da Península Ibérica. 

A partir das muralhas da Fortaleza da Arrifana poderá desfrutar do mais belo pôr-do-sol da região de Aljezur.

Dica: Ao lado do Ribãt da Arrifana há um restaurante/bar descontraído que oferece uma panorâmica espetacular sobre o mar e várias propostas de peixe e marisco. 

Praia do Vale Figueiras

Trata-se de uma das praias mais isoladas de Aljezur, inserida num vale e ladeada por falésias imponentes.

A Praia do Vale Figueiras fica escondida na zona das Alfambras, um povoamento disperso a meio do caminho entre a vila de Aljezur e a aldeia da Carrapateira. 

Para chegar à praia basta seguir as coordenadas do GPS disponíveis no Google Maps. O acesso faz-se por um caminho de terra batida (3 km), mas acessível a qualquer veículo.  

A praia apresenta uma longa faixa de areia, ideal para caminhadas e atividades ao ar livre. Além disso, o mar reúne boas condições para a prática de surf e bodyboard. Não tem apoios!

Dica: A paradisíaca Praia do Penedo fica mesmo ao lado da Praia do Vale Figueiras e pode lá chegar caminhando pela areia, durante o horário da maré baixa.

Praia da Bordeira

A Praia da Bordeira é um capricho da natureza, moldado por falésias coloridas e extensos campos dunares polvilhados  pela vegetação preservada. 

Mesmo nos meses de verão será difícil encontrar a Praia da Bordeira repleta de visitantes. O mais comum é ver por lá os amantes de esportes aquáticos em busca de boas ondas, diversão e relaxamento.

Nesta praia desagua a Ribeira da Bordeira, que forma várias lagunas de águas transparentes e cálidas, perfeitas para crianças e adultos. 

A Praia da Bordeira é um local tranquilo para passar o dia todo. No entanto, como é uma praia deserta, não há nenhum bar/restaurante por lá. Assim sendo, deve ir prevenido como o necessário para passar o dia.

Está localizada no litoral Sul do concelho de Aljezur, próxima às aldeias da Bordeira e Carrapateira. O acesso faz-se pela estrada N268. 

O local é vigiado durante a época balnear, tem estacionamento nas imediações e passadiços em madeira para aceder ao areal. Simplesmente imperdível!

Praia do Amado

É fácil se apaixonar pela Costa Vicentina e mais ainda pela Praia do Amado, considerada uma das mais belas praias do litoral português.

Emoldurada por falésias cor-de-rosa, esta bela praia estende-se ao longo de três vales e oferece um mar perfeito para a prática de surf.

Não à toa, a Praia do Amado é frequentada por surfistas de várias partes do mundo. Inclusive, o local tem sido palco de diferentes provas e campeonatos de surf. 

Além disso, há um bar que serve petiscos e bebidas, duchas, escola de surf, vigilância durante a época balnear, estacionamento gratuito e passadiços em madeira para aceder ao areal. 

A Praia do Amado está localizada no extremo Sul do litoral de Aljezur, a 5 km da Praia da Bordeira e o acesso a partir da Carrapateira faz-se pela estrada N268 (2,3 km). A não perder!

Quantos dias ficar em Aljezur?

Se o objetivo da sua viagem a Aljezur é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar as melhores praias da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

E você, já conhece as praias de Aljezur? Não? Então se ficou com vontade de conhecer programe uma visita e encaminhe este post para alguém que vai amar este paraíso também!

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já conhece as melhores praias de Aljezur, aproveite e descubra outros locais lindos para visitar no Algarve.

+ Praias de Albufeira

+ Praias de Portimão

+ Visitar Tavira

+ Praias de Vila do Bispo

+ Visitar Sagres

+ Praias em Lagos

+ O que fazer em Faro

+ Visitar o Carvoeiro

+ O que fazer em Ferragudo

+ Passeio de barco pelas grutas de Lagoa 

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do guia das melhores praias de Aljezur? Salve o roteiro nos favoritos!

O post Praias de Aljezur apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.