segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Locais para visitar na Serra do Alvão

Roteiro turístico: locais para visitar na Serra do Alvão

A Serra do Alvão é uma das mais belas cordilheiras de Portugal Continental, com 1283 metros de altitude. Está localizada entre os concelhos de Mondim de Basto e Vila Real, em Trás-os-Montes. O destino é excelente para qualquer pessoa interessada em explorar a natureza. A região encontra-se pontilhada com aldeias encantadoras, coberta de paisagens naturais deslumbrantes. Além disso, o Parque Natural do Alvão acolhe uma das maiores quedas d’água da Europa – as famosas Fisgas de Ermelo. Esta parte de Portugal está repleta de cultura única e vistas inigualáveis. Aqui, reunimos dicas de pontos de interesse para uma escapadinha, o que ver e fazer, trilhos pedestres e onde ficar a dormir. Veja a seguir os locais para visitar na Serra do Alvão.

Locais para visitar na Serra do Alvão

Alto da Cabeça Grande

locais para visitar na Serra do Alvão

Local imponente e misterioso, com uma magia especial

O Alto da Cabeça Grande é um dos miradouros mais espetaculares do Parque Natural do Alvão. Oferece uma panorâmica única para as Fisgas de Ermelo (uma das maiores quedas d’água da Europa) e para os imponentes rochedos com escarpas verticais.

O local faz parte de um dos percursos pedestres mais emblemáticos de Portugal, conhecido como Trilho das Fisgas de Ermelo. A caminhada com mais de 15 km de extensão inicia na pequena localidade de Ermelo, concelho de Mondim de Basto.

No entanto, há outras alternativas mais fáceis de chegar. A partir do Parque de Estacionamento das Piócas de Cima (ver no Google Maps), próximo à Aldeia de Varzigueto (1,2km) há um caminho de cerca de 4 km (ida/volta) que leva os visitantes até ao miradouro. Além disso, dá para chegar de 4×4, moto ou bicicleta. Fica a dica!

Piócas de Cima

locais para visitar na Serra do Alvão

São piscinas naturais escavadas na rocha pelas águas do rio, conhecidas na região pelo nome de Piócas. O local fica a pouco mais de 600 metros do Parque de Estacionamento das Piócas de Cima (ver no Google Maps), próximo à Aldeia de Varzigueto.

Além da beleza ímpar do lugar, a partir daqui você também pode acessar o trilho que leva ao Miradouro Alto da Cabeça Grande. O percurso é super fácil, demorando pouco mais de 5 minutos.

+ Saiba também: o que visitar em Arcos de Valdevez 

Capela do Fojo

Foi construída no século XVIII, em pleno Parque Natural do Alvão. Seu interior acolhe a imagem de São José. A Capela do Fojo situa-se na freguesia de Vilar de Ferreiros, junto à estrada que liga as Piócas de Cima às Piócas de Baixo. O entorno é arborizado e abriga um agradável Parque de Merendas. Acesso fácil.

Piócas de Baixo

locais para visitar na Serra do Alvão

A área envolvente e as quedas de água límpidas, tornam as Piócas de Baixo um dos lugares mais bonitos da Serra do Alvão. Este recanto paradisíaco fica a 4 km da Aldeia de Ermelo. A entrada para estas piscinas naturais encontra-se nas proximidades do Parque Estacionamento das Piócas de Baixo (ver no Google Maps).

Um trilho de 3 km ida/volta leva os visitantes até lá. Também é possível chegar de 4×4, moto ou bicicleta. O melhor horário para curtir por ali é entre as 11h e as 16h. Não tem serviço de bares ou restaurantes.

+ Veja também: onde ficar no Douro

Monte Farinha

Fim de tarde no Santuário de Nossa Senhora da Graça – Monte Farinha

Durante a sua estada na Serra do Alvão inclua uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Graça, localizado no Monte Farinha. Além do templo católico, este local também se encontra repleto de vestígios arqueológicos, lendas e tradições. Possui altitude de cerca de mil metros, ostentando um panorama vastíssimo e deslumbrante das montanhas ao redor. Imperdível no horário do pôr do sol.

+ Confira também: cascatas e lagoas na região de Montalegre

Gastronomia regional

A cozinha transmontana é rica e deliciosa. Os pratos tradicionais são elaborados com ingredientes de qualidade, que destacam-se pelos seus sabores naturais únicos. A região reserva muitos prazeres gastronômicos. Para comer bem vá aos Restaurantes Adega Regional 7 Condes ou à Casa da Caínha, ambos situados na Rua Velha, em pelo Centro Histórico de Mondim de Basto.

Onde ficar a dormir

Vai visitar a Serra do Alvão e não sabe onde pernoitar? Então, siga as nossas sugestões para uma estada memorável. Lembrando que os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência. Nota: todas as hospedagens que selecionamos são bem avaliadas e oferecem acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima. Confira os links abaixo e saiba mais!

Divulgação: Casa de Canedo

Divulgação: Casa de Canedo

Casa do Rio – Alojamento de Turismo Rural

Mondim Água Hotel – Hotel 4 estrelas, situado nas margens do rio Tâmega

Casa de Canedo – Casa de Campo charmosa, com vista para as montanhas

Quinta da Baldieira – Casa de férias com piscina e vista maravilhosa para as montanhas

Casa da Oliveira – Alojamento confortável com piscina e área para banhos de sol

Celorico Palace Hotel & Spa – Hotel 4 estrelas com piscina interior e exterior

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os locais para visitar na Serra do Alvão? Compartilhe com seus amigos!

Share

Este artigo pertence à Partiu Pelo Mundo ! O artigo original pode ser encontrado aqui: Locais para visitar na Serra do Alvão

Partiu Pelo Mundo © 2019 - Todos os direitos reservados

O post Locais para visitar na Serra do Alvão apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Locais para visitar na Aldeia de Fafião

Roteiro turístico: locais para visitar em Fafião – Montalegre

Fafião é um povoado de montanha inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma área protegida com mais de 70.000 hectares, classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. O destino é procurado pelos seus rios e lagoas de águas cristalinas, paisagem exuberante e pela tranquilidade que o rodeia. Por isso, se ama natureza e atividades ao ar livre, certamente vai adorar Fafião, um dos maiores tesouros do Gerês transmontano. Obviamente, a época certa para aproveitar bem é na primavera-verão, entre maio e setembro. No resto do ano, chuvas e nevoeiros podem estragar o seu passeio. Há muitos segredos para descobrir na região de Fafião. Neste artigo, reunimos dicas de cinco pontos de interesse para uma escapadinha, o que ver e fazer, trilhos pedestres e onde ficar a dormir. Veja a seguir os locais para visitar em Fafião – Montalegre.

Locais para visitar em Fafião

1 – Poço Verde

 locais para visitar em Fafião

 locais para visitar em Fafião

Um dos nossos cantinhos preferidos em Fafião é o Poço Verde. Fica escondido num vale profundo do rio Toco, formando uma lagoa de água cristalina fascinante, com tons esverdeados que encantam os olhos. Com o sol a pino refletindo na água, o verde fica ainda mais intenso.

A única forma de chegar é a pé. Um trilho de 2,5 km (esforço físico relativamente fácil) leva os visitantes até lá. O local encontra-se protegido pela mãe natureza, sendo o refúgio perfeito para relaxar a dois. Acesse o artigo completo e saiba como chegar ao Poço Verde de Fafião.

2 – Fojo do Lobo

Na aldeia de Fafião, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o Fojo do Lobo – uma armadilha ancestral para caçar os Lobos que comiam o gado na região. Com cerca de 64 metros de comprimento e 2,17 metros de altura média, é um dos maiores fojos deste tipo na península ibérica.

A estrutura é constituída por um par de muros altos em pedra, que descem pela encosta rodeada de vegetação. No final das paredes fica o poço com cerca de 3 metros de profundidade, onde o predador dos rebanhos acabava por cair, pois a boca estava escondida com pequenos galhos, folhas e ramos.

+ Saiba também: o que fazer em Ponte da Barca

3 – Miradouro para o Rio Cávado

Para quem quer ver outra perspectiva, recomendamos uma parada no Miradouro para o Rio Cávado. Fica próximo ao povoado, na estrada que liga Fafião à Barragem de Salamonde. Este Miradouro oferece uma vista privilegiada para o Rio Cávado e para as montanhas verdejantes. Está gostando das dicas? Guarde o post nos favoritos!

4 – Lagoas da Ponte Pigarreira

 locais para visitar em Fafião

As Lagoas da Ponte Pigarreira mais conhecidas como Poços de Fafião, estão localizadas a 1,5 km da Aldeia, na estrada que liga Fafião à famosa Cascata Tahiti (Vilar da Veiga). Nós chegamos até aqui de carro e depois estacionamos nas imediações da Ponte Pigarreira – aconselhamos fazer o mesmo. A seguir ao Poço Verde, as Lagoas da Ponte Pigarreira estão entre as melhores piscinas naturais de Fafião. Acesso fácil.

5 – Miradouro de Fafião

 locais para visitar em Fafião

O Miradouro de Fafião abrange um panorama vastíssimo e deslumbrante sobre as montanhas ao redor. O trilho (leve) que conduz ao local, inicia junto ao Parque de Merendas de Fafião, relativamente próximo ao centrinho da Aldeia. A não perder!

+ Veja também: cascatas e lagoas na região de Montalegre

Onde ficar a dormir

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura do melhor hotel para dormir próximo a Fafião.

O alojamento ideal para se hospedar nessa região é o Hotel Rural Misarela, situado a pouco mais de 9 km da Aldeia. Entre no site do Booking e confira todos os detalhes da propriedade. Ver AQUI.

Vale frisar que, o Hotel Rural Misarela é a base perfeita para explorar outros recantos idílicos do Gerês, tais como: Ponte Misarela, Cascata Cela Cavalos, 7 Lagoas e Cascata de Pincães.

+ Veja também: hotéis bons e baratos no Gerês

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os locais para visitar em Fafião? Compartilhe com seus amigos!

Share

Este artigo pertence à Partiu Pelo Mundo ! O artigo original pode ser encontrado aqui: Locais para visitar na Aldeia de Fafião

Partiu Pelo Mundo © 2019 - Todos os direitos reservados

O post Locais para visitar na Aldeia de Fafião apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O que fazer em Vila do Conde

Roteiro turístico: o que fazer em Vila do Conde

Situada na Foz do rio Ave, Vila do Conde é uma das mais importantes estâncias balneares do Norte de Portugal. No entanto, o destino oferece bem mais que sol e praia. Para facilitar a sua viagem, montamos um roteiro prático com as atrações imperdíveis, culinária típica, melhores hotéis e restaurantes. Lembrando, a cidade enche-se de gente nos meses de verão, mas bem merece ser visitada o ano inteiro. É possível combinar Vila do Conde com Póvoa de Varzim (cidade vizinha) na mesma viagem? Sim! Tendo 2 ou 3 dias, você consegue zanzar pelos principais pontos de interesse das duas cidades. Verifique a seguir o que fazer em Vila do Conde, onde ficar a dormir e comer bem.

o que fazer em Vila do Conde

Igreja Matriz de Vila do Conde

o que fazer em Vila do Conde

Um dos ex-libris da cidade: a Igreja Matriz de Vila do Conde. Este templo foi edificado no século XVI. No exterior chama a atenção o belo arco de entrada manuelino, pelas suas dimensões e riqueza decorativa. O interior da igreja é majestoso, tendo uma sacristia onde se encontra instalado o Museu de Arte Sacra de Vila do Conde. Situa-se na Rua 25 de Abril, em pleno Centro Histórico da cidade. Entrada gratuita!

+ Veja também: o que fazer na Póvoa de Varzim

Museu das Rendas de Bilros

Durante a sua estada em Vila do Conde, visite o Museu das Rendas de Bilros. Instalado na Casa do Vinhal (típico solar urbano do século XVIII), o Museu com exposição permanente, inclui peças das mais diversas origens e, além disso, acolhe a maior renda de bilros do mundo, certificada pelo “Guinness World Records”.

O espaço também funciona como escola, onde se aprende a fazer uma das mais ricas tradições artesanais da região – as rendas de bilros. O edifício encontra-se na Rua de São Bento, 70. Horário: de terça-feira à domingo, das 10h às 18h. Entrada: 2 euros. Grátis aos domingos e feriados!

+ Saiba também: onde ficar no Douro

Melhores praias de Vila do Conde

O que fazer em Vila do Conde

A tradicional praia de pescadores, em Vila Chã – considerada uma das melhores praias do Norte de Portugal

A costa do concelho é salpicada de praias e vilarejos antigos, construídos com base na indústria pesqueira. Mesmo com fortes nortadas e as águas do mar frias, o litoral atrai centenas de turistas nos meses de verão. Habitualmente, a época balnear inicia a 15 Junho e termina a 15 de Setembro.

Uma vez por ali, aproveite e faça um tour pelas melhores praias de Vila do Conde. A costa da região irá proporcionar-lhe uma experiência de viagem emocionante e relaxante. Anote aí alguns dos locais imperdíveis: Mindelo, Praia de Labruge, Praia Senhora da Guia, Azurara, Praia do Turismo, Vila Chã e Praia de Moreiró – Castro de São Paio (as duas últimas da lista estão entre as nossas preferidas de Vila do Conde).

Nau Quinhentista

Trata-se de uma réplica das caravelas de 1500, e seu interior está bem decorado. Durante a visita, explore as salas que oferecem um vislumbre da vida marítima do século XVI. O ingresso para visitar a Nau Quinhentista custa cerca de 1,00€ e pode ser adquirido no museu que fica na lateral da mesma (edifício amarelo). Entrada gratuita aos domingos! Endereço: Rua Cais da Alfândega.

+ Veja também: melhores pontos turísticos do Porto

Outros pontos turísticos em Vila do Conde

– Miradouro e Convento de Santa Clara  – Av. Figueiredo Faria, 18

– Capela de Nossa Senhora da Guia – localiza-se entre o rio Ave e a Praia Senhora da Guia

– Aqueduto de Santa Clara – estende-se entre Terroso (Póvoa de Varzim), e o Convento de Santa Clara.

– Forte de São João Baptista – Av. Brasil, Vila do Conde

Culinária típica – Melhores restaurantes

Ao visitar a Vila do Conde saboreie os pratos tradicionais como a famosa “petinga à moda das Caxinas” e toda a variedade de peixes e mariscos, além do delicioso cabrito assado no forno a lenha. A região baseia-se na alta qualidade e variedade dos produtos locais utilizados na preparação dos pratos. Os produtos rurais, agrícolas e marítimos são únicos em suas características e qualidade. Confira a seguir os melhores restaurantes para comer bem na cidade.

VILLAZUR

Endereço: Rua Junqueira, 325

Salitre

Endereço: Avenida dos Banhos, 10

Adega da Villa

Endereço: Rua Comendador Antonio Fernandes Costa, 57

Onde ficar a dormir em Vila do Conde

Vai visitar Vila do Conde e não sabe onde pernoitar? Então, siga as nossas sugestões para uma estada memorável. Lembrando que os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência. Nota: todas as hospedagens que selecionamos são bem avaliadas e oferecem acesso fácil às atrações turísticas mencionadas acima. Confira os links abaixo e saiba mais!

Divulgação: Villa C Boutique Hotel – Design Hotels, um dos melhores alojamentos de Vila do Conde

Villa C Boutique Hotel – Design Hotels – 900 metros do centro

Casa do Rio Charm Suites – 400 metros do centro

Autor Guesthouse – 100 metros do centro

Lapa Vintage – 500 metros do centro

Casa Mindela GuestHouse – 6 km do centro

Hotel Brazao – 100 metros do cento

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Vila do Conde? Compartilhe com seus amigos!

Share

Este artigo pertence à Partiu Pelo Mundo ! O artigo original pode ser encontrado aqui: O que fazer em Vila do Conde

Partiu Pelo Mundo © 2019 - Todos os direitos reservados

O post O que fazer em Vila do Conde apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

sábado, 21 de setembro de 2019

Como chegar ao Poço Verde de Fafião

Dicas: como chegar ao Poço Verde de Fafião, no Gerês

Poço Verde de Fafião, um lugar único e tranquilo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (Norte de Portugal). Fica escondido num vale profundo do rio Toco, formando um lago de água cristalina fascinante, com tons esverdeados que encantam os olhos. Com o sol a pino refletindo na água, o verde fica ainda mais intenso. Por isso, a melhor época para visitar e curtir esta lagoa é durante a primavera-verão, em dias ensolarados. No resto do ano, chuvas e nevoeiros podem estragar o seu passeio. O local encontra-se protegido pela mãe natureza, sendo o refúgio perfeito para relaxar a dois. Aqui, informações práticas de como chegar ao Poço Verde de Fafião.

como chegar ao Poço Verde de Fafião

Poço Verde de Fafião, um tesouro escondido no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Como chegar ao Poço Verde de Fafião

O Poço Verde está entre os nossos esconderijos preferidos no Gerês. O lugar fica a pouco mais de 30 minutos de caminhada de Fafião – uma aldeia pitoresca do concelho de Montalegre. Não existe qualquer indicação para o Poço Verde, mas fique tranquilo: vai descobri-lo com facilidade ao longo do percurso.

como chegar ao Poço Verde de Fafião

como chegar ao Poço Verde de Fafião

Banho delicioso para energizar o corpo e a alma

A única forma de chegar é a pé. O trilho que conduz ao local, inicia no estradão de terra batida junto ao campo de futebol de Fafião. No total são aproximadamente 5 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil. Ao longo do percurso você vai se apaixonar pelas paisagens mágicas do Gerês transmontano. Entrada gratuita!

+ Veja também: como ir para o Poço Azul 

O que levar

Santuário Natural de excelência

O Poço Verde de Fafião não conta com serviço de bares ou restaurantes. Se pretende passar umas horas por ali, lembre-se de levar lanche e bebidas. E, claro, o saquinho para recolher o seu lixo! Outros itens: chapéu, protetor solar, traje de banho, toalha e calçado para trekking. Está gostando das dicas? Salve o post nos favoritos!

Onde ficar a dormir

Divulgação: Hotel Rural da Misarela, um dos melhores alojamentos próximos ao Poço Verde de Fafião

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura do melhor hotel para dormir próximo ao Poço Verde.

O alojamento ideal para se hospedar nessa região é o Hotel Rural Misarela, situado a pouco mais de 9 km da Aldeia de Fafião. Entre no site do Booking e confira todos os detalhes da propriedade. Ver AQUI.

Vale frisar que, o Hotel Rural Misarela é a base perfeita para explorar outros recantos idílicos do Gerês, tais como: Ponte Misarela, Cascata Cela Cavalos, 7 Lagoas e Cascata de Pincães.

+ Veja também: hotéis bons e baratos no Gerês

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post de como chegar ao Poço Verde de Fafião? Compartilhe com seus amigos!

Share

Este artigo pertence à Partiu Pelo Mundo ! O artigo original pode ser encontrado aqui: Como chegar ao Poço Verde de Fafião

Partiu Pelo Mundo © 2019 - Todos os direitos reservados

O post Como chegar ao Poço Verde de Fafião apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.