sexta-feira, 10 de maio de 2019

O que fazer em Ferragudo

Roteiro turístico: o que fazer em Ferragudo

Ferragudo está localizada no concelho de Lagoa (Algarve), entre a cidade de Portimão e a vila do Carvoeiro, na região Sul de Portugal. O destino tem-se tornado cada vez mais frequente nos roteiros dos turistas nos últimos anos. Não à toa, a vila encanta principalmente pelo seu centrinho à margem do rio Arade, pela deliciosa gastronomia e pelas praias paradisíacas rodeadas por falésias dramáticas. Além disso, o sol brilha durante 300 dias por ano em Ferragudo. Entretanto, se você deseja aproveitar as praias ao máximo, visite o destino durante os meses de primavera-verão. Aqui, listamos os pontos turísticos imperdíveis  para você curtir o melhor da região. Veja a seguir o que fazer em Ferragudo.

Passeio a pé pela vila de Ferragudo

Foto divulgação: Vila Castelo – Registro da encantadora vila piscatória de Ferragudo, debruçada sobre o rio Arade

Ferragudo ergue-se no topo de uma colina, na margem oposta à cidade de Portimão. Com pouco mais de 1500 habitantes, a vila piscatória mistura cenários pitorescos com uma atmosfera bucólica.

Vagar sem pressa pelas ruelas caiadas de branco, contemplando a vista sobre o rio Arade e o mar, é a melhor forma de destrinchar os cantos e recantos do pequeno povoado. Além disso, visite a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (uma das construções mais antigas) situada defronte do Forte de São João.

+ Veja também: roteiro turístico de Lagoa

Fim de semana no Caneiros Luxury House & Suites

Divulgação: Caneiros Luxury House & Suites

Se você planeja uma escapadinha romântica com a sua cara metade, passe um fim de semana no Caneiros Luxury House & Suites. Além de todo o conforto, a unidade oferece uma vista magnífica sobre o Vale dos Caneiros e o mar.

Dispõe de suites aconchegantes, piscina exterior, um fantástico SPA, Wi-Fi e parque de estacionamento gratuito! O café da manhã servido no estilo continental está avaliado como muito bom.

A vila de Ferragudo encontra-se a 10 minutos a pé, enquanto a Praia de Caneiros fica somente a 400 metros da propriedade.

Outro diferencial do hotel é o atendimento exclusivo e personalizado aos seus hóspedes. Vai perder? Garanta o seu quarto com antecedência e ganha até 50% de desconto no valor da diária. Reservar aqui.

Aproveitar as melhores praias

Praia do Pintadinho, uma das melhores praias de Ferragudo

As praias são o ponto alto de Ferragudo. Emolduradas por majestosas falésias, as enseadas formam um cenário único e romântico, tudo o que os turistas buscam no Algarve.

A faixa litorânea abriga nove praias, das quais se destacam: Praia da Angrinha, Praia Grande, Pintadinho (uma das nossas preferidas), Praia dos Caneiros, Aforada e Torrados.

Além de curtir as praias, programe um passeio de barco com saída da Marina de Portimão e conheça as grutas deslumbrantes da região. Acesse o post completo e confira as dicas sobre o passeio de barco pelas grutas de Lagoa.

Conhecer o Forte de São João do Arade

Forte de São João do Arade, um dos mais belos cartões postais de Ferragudo e da Costa Algarvia

Um dos cartões postais mais bonitos de Ferragudo e da Costa Algarvia: Forte de São João do Arade. Está localizado entre a Praia da Angrinha e Praia Grande – local maravilhoso, onde o rio Arade encontra o mar. O Castelo do Arade, como é conhecido, remonta ao século XVII.

Desde inícios do século XX, a construção militar passou a ser propriedade privada e na atualidade encontra-se em excelente estado de conservação. Não é possível visitar o interior do edifício. Entretanto, o exterior rende belíssimas imagens. O local está entre os pontos de interesse a não perder!

+ Veja também: o que visitar no Carvoeiro

Almoçar no Restaurante Borda Do Cais

Além da vista encantadora sobre o rio Arade, no Restaurante Borda Do Cais você pode degustar alguns dos melhores pratos da culinária Algarvia. Os deliciosos peixes e mariscos dominam o cardápio.

A longa e bem recheada carta de vinhos, juntamente com as especialidades da casa, tornam este restaurante um dos melhores de Ferragudo. Tudo isso, em um ambiente tradicional piscatório e familiar.

Se gosta de frutos do mar experimente a Cataplana de Tamboril com Gambas ou o afamado Arroz de Lingueirão. De sobremesa peça uma Tarte de Alfarroba com gelado ou uma Merengada de Limão. Garantimos, você vai adorar! O Restaurante Borda Do Cais está localizado na Rua Infante Santo, junto ao rio Arade.

+ Saiba também: o que fazer em Portimão e o que fazer em Albufeira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Ferragudo? Salve o post nos favoritos!

Share

Este artigo pertence à Partiu Pelo Mundo ! O artigo original pode ser encontrado aqui: O que fazer em Ferragudo

Partiu Pelo Mundo © 2019 - Todos os direitos reservados

O post O que fazer em Ferragudo apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.

sábado, 4 de maio de 2019

O que visitar em Miranda do Douro

Roteiro turístico: o que visitar em Miranda do Douro

Miranda do Douro situa-se no distrito de Bragança – região nordeste de Portugal. A cidade é banhada pelos rios Fresno e Douro, em plena fronteira com a Espanha. O destino é uma graça e pode ser aproveitado numa viagem combinada entre Bragança e Zamora (Espanha), por exemplo. Quantos dias ficar? Você vai precisar pelo menos dois dias para descobrir o essencial da cidade e da região. Não existe época ruim para conhecer Miranda do Douro. No entanto, se você não gosta do clima frio, evite os meses de outono-inverno. Aqui, um roteiro turístico com as melhores atrações, para você aproveitar ainda mais os encantos de uma das cidades mais bonitas de Trás-os-Montes. Verifique a seguir o que visitar em Miranda do Douro, onde dormir e comer bem, dentre outras informações indispensáveis.

Melhores alojamentos

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores alojamentos de Miranda do Douro. A oferta hoteleira da região não é grande. Portanto, garanta o seu quarto com antecedência.

Casa de Campo Puial de l Douro – um dos melhores hotéis de charme da região de Miranda do Douro

Detalhes do interior da Casa de Campo Puial de l Douro

Uma pequena amostra do nosso café da manhã na Casa de Campo Puial de l Douro

Durante a nossa estada por ali, ficamos hospedados na Casa de Campo Puial de l Douro. O hotel de charme situa-se na pequena localidade de Aldeia Nova, somente a 5 minutos de carro do centro de Miranda do Douro. Adoramos a experiência e recomendamos vivamente a todos os viajantes!

No entanto, se a sua ideia é curtir a todo tempo a atmosfera do centro antigo da cidade e ficar perto dos principais pontos turísticos, não pense duas vezes e opte pelos hotéis Flor Do Douro, Parador Santa Catarina, Cabeço do Forte ou Pensão Vista Bela.

Atenção: os hotéis em Miranda do Douro têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.

Sé Catedral de Miranda do Douro

Menino Jesus da Cartolinha – ícone da religiosidade popular

Uma das atrações das quais Miranda do Douro mais se orgulha é a imponente Sé Catedral, conhecida por acolher um ícone da religiosidade popular – o Menino Jesus da Cartolinha. A construção de arquitetura maneirista teve seu início em 1552, tendo sido concluída na última década do século XVI.

A Concatedral é o ex-libris da cidade, considerada um dos monumentos mais bonitos da região de Trás-os Montes. Encontra-se no Largo da Sé, funcionando de Segunda à Sexta das 9h30 – 17h e aos Sábados das 10h – 17h. Entrada gratuita! Continue lendo as dicas sobre o que visitar em Miranda do Douro.

Passeio de barco pelo rio Douro

O passeio mais famoso de Miranda do Douro é a excursão de barco pelo rio Douro. O itinerário é feito por entre as Arribas do Douro, num cenário magnífico e encantador, em plena reserva natural do Douro Internacional.

O tour dura cerca de 1h30. Durante o percurso as explicações são uma constante, sobre a fauna, flora e geologia das falésias. Além disso, no final do passeio é possível degustar os vinhos generosos (Porto) e assistir a uma exibição de aves de rapina.

As embarcações funcionam durante todo o ano, com saídas desde o cais da Estação Biológica Internacional, localizada a 1 km do centro da cidade de Miranda do Douro. Acesse o site oficial e confira as informações sobre horários, preços e compra do ingresso online .

+ Veja também: onde dormir em Miranda do Douro

Castelo de Miranda do Douro

Um dos pontos turísticos de parada obrigatória é o Castelo de Miranda do Douro. Trata-se de uma Fortaleza tipicamente gótica, erguida no século XVII.

Em 1297, o local foi palco do tratado de Alcanices, pelo Rei D. Dinis. O edifício de arquitetura militar representa a importância que teve na defesa do Douro Internacional. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde o ano 1955. Saiba mais (aqui).

Miradouro de São João das Arribas

Miradouro de São João das Arribas

Seguindo com as dicas sobre o que visitar em Miranda do Douro, não deixe de conhecer o famoso Miradouro de São João das Arribas. O local está entre os pontos de interesse mais bonitos do Planalto Mirandês, oferecendo uma vista privilegiada sobre o rio Douro e a paisagem montanhosa ao redor. Situa-se junto ao Castro de Aldeia Nova – povoado fortificado da Idade do Ferro.

Outros miradouros nas proximidades: Fraga do Puio (localizado na aldeia de Picote), Fraga Amarela (Castro da Cigaduenha) e o Miradouro Penha das Torres (Paradela) – ponto mais oriental de Portugal. Está gostando do post sobre o que visitar em Miranda do Douro? Salve o artigo nos favoritos!

Museu da Terra de Miranda

O Museu da Terra de Miranda é dedicado à história da cidade e da região. Fundado em 1982, abriga uma extensa coleção de peças arqueológicas, trajes mirandeses, alfaias agrícolas, teares, rocas, máscaras, etc. O edifício do século 17 onde está instalado o museu, encontra-se na Praça Dom João III (Centro Histórico).

Horário de funcionamento: terça-feira das 14h às 18h. Quarta-feira a domingo das 09h às 13h e das 14h às 18h. Encerra ao público às segundas-feiras e nos feriados de 1º de Janeiro, domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro.

Entrada: o ingresso custa aproximadamente 2,00 € por pessoa. Entrada gratuita aos Domingos e feriados pela manhã.

+ Confira também: o que fazer em Trás-os-Montes

Outros pontos de interesse

– Rua Mouzinho de Albuquerque

– Casa da Cultura Mirandesa (Antiga Alfândega)

– Ruínas do Paço Episcopal

– Igreja do Antigo Convento dos Frades Trinos (Biblioteca Municipal)

Festas e Romarias

Para saber sobre as festividades e comemorações de Miranda do Douro, verifique o calendário de eventos religiosos e culturais da cidade. Veja mais aqui.

+ Saiba também: o que fazer em Bragança

Onde comer bem

Posta à Mirandesa

A gastronomia transmontana destaca-se pela diversidade e a qualidade de seus produtos. E, claro, nenhuma viagem é completa sem se deliciar com a culinária local, não é mesmo? As comidas típicas mais apreciadas em Miranda do Douro são: Posta à Mirandesa, Cordeiro na brasa, Bacalhau assado, Alheira com Grelos, Bola Doce… Tudo bem regado com o vinho da região. Para comer bem, vá ao Restaurante São-Pedro, localizado na Rua Mouzinho de Albuquerque (Centro Histórico).

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que visitar em Miranda do Douro? Compartilhe com seus amigos!

Share

Este artigo pertence à Partiu Pelo Mundo ! O artigo original pode ser encontrado aqui: O que visitar em Miranda do Douro

Partiu Pelo Mundo © 2019 - Todos os direitos reservados

O post O que visitar em Miranda do Douro apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.